Primavera: A estação do Elemento Madeira




À medida que os dias se tornam mais quentes e brilhantes, a natureza desperta de seu sono de inverno e olha para o novo crescimento da primavera. A Madeira, que estava em repouso, armazenando e concentrando sua energia sob um cobertor de inverno, agora irrompe com novos brotos, uma nova vida perfurando a crosta terrestre. A Madeira inchada da primavera inicia o renascimento - uma onda de energia crescente, como o cordeiro jovem cambaleando para mamar, como o dente-de-leão cuja ponta crescente pode romper o concreto se for preciso. A Madeira é a energia da juventude e do crescimento: um novo começo, uma visão de um ciclo totalmente novo. A energia da Madeira da primavera é uma expressão da vida em seu ponto mais forte. 

Se seguimos o caminho da natureza e descansamos no inverno, também emergimos na primavera "ansiosos para ir", com visão clara e senso de propósito. Esta é a estação para plantar sementes para uma colheita futura, para olhar para frente e fazer novos planos, formular novas ideias, tomar decisões e determinar nossa direção para o ano que vem - e agir.

O calor crescente da primavera nos encoraja a ficar mais tempo ao ar livre do que no inverno. O calor não vem apenas do calor físico, mas também da interação de amizades e relacionamentos. Nesta estação, queremos especialmente aproveitar as oportunidades de crescimento por meio das observações e percepções que vêm de outros, bem como de nós mesmos. Pode ser doloroso nos vermos através de olhos diferentes, e talvez mais claros, particularmente aspectos de nós mesmos dos quais não temos consciência. Da mesma forma, pode ser difícil transmitir uma verdade desagradável aos outros. Embora a energia da primavera nos apoie e nos desafie a crescer e mudar, podemos sentir desconforto com esses processos. Podemos moderar nossas dores com o calor da amizade, bem como com o reconhecimento de que todos nós experimentamos dores de crescimento no processo de realização de nosso potencial.


Depois de um descanso de inverno, o poder da primavera surge através da natureza - através de nós

A primavera é associada ao elemento Madeira. Na medicina tradicional chinesa, o elemento Madeira representa o fígado e a vesícula biliar. A função do fígado é chamada de Oficial do Planejamento Estratégico, o grande arquiteto da nossa visão do futuro; este oficial vê as direções que devemos tomar para viver nossas vidas em harmonia com a natureza. Seu companheiro, o Oficial da Vesícula Biliar, dá a habilidade de tomar decisões e julgar sabiamente. Tomar uma decisão não é uma questão de escolher entre alternativas iguais. Por meio desses oficiais, podemos ver novas possibilidades e a sabedoria do passado e, assim, ver o curso claro e apropriado a ser tomado. Sem a visão e o plano, a decisão e a direção de Madeira, nenhum movimento é possível - há apenas frustração.

O elemento Madeira dentro de nós governa nosso senso de visão, a emoção da raiva e o som dos gritos. Quando a visão é sufocada, sentimos raiva: fizemos nosso plano, decidimos agir, miramos e, de repente, nossos planos são frustrados. Dizem-nos: "Não, você não pode!" Tudo o que dizia "Vá" agora está bloqueado. Em momentos como este, comumente sentimos raiva e frustração e queremos gritar - mas então podemos nos nivelar. Se nossa Madeira estiver saudável, podemos nos reajustar e começar de novo.

E as pessoas cuja Madeira é cronicamente desequilibrada, que não conseguem se nivelar? Além dos muitos problemas que podem surgir em relação ao fígado e à vesícula biliar, imagine a raiva e a frustração perpétuas daqueles que se sentem bloqueados em todas as direções, para quem toda interação é um confronto. Essas pessoas são incapazes de experimentar crescimento e renascimento - incapazes de experimentar a primavera interior; elas sentem crescimento e mudança acontecendo ao seu redor, mas estão presas dentro de si mesmas, suas vidas tão caóticas que não conseguem ver uma direção, um plano ou mesmo como começar. Ou imagine como é para a pessoa que não consegue ver a floresta por causa das árvores, que é tão meticulosa que nada nunca começa porque nunca está bem? Não é que alguém escolheria ser assim; mas para uma pessoa em um estado de desequilíbrio da Madeira, parece haver apenas uma escolha - é assim que deve ser.

Para ajudar a desbloquear a energia presa, os acupunturistas escolhem entre centenas de pontos de acupuntura, cada um com sua própria qualidade especial, cada um exclusivamente apropriado para um paciente no momento certo do tratamento. Como pacientes, podemos aprender sobre a energia especial e o “espírito” de um ponto e usar esse insight para ajudar a natureza a fazer seu trabalho de cura. Aqui, por exemplo, estão as descrições de dois pontos nos meridianos de "Madeira":

Vesícula Biliar 24, "Sol e Lua"
Localizada no espaço da sétima costela em linha com o mamilo, e chamada de "Sol e Lua" A Vesícula Biliar Oficial requer visão clara para decidir sobre um curso de ação. Todas as possibilidades devem ser vistas e consideradas. Quando estamos desequilibrados, nos identificamos com apenas uma posição e nos apegamos a ela; ao fazer isso, perdemos nosso julgamento sábio. Vemos as coisas como pretas ou brancas, escuras ou claras. Este ponto de acupuntura cria um equilíbrio que nos permite ver ambos os lados imparcialmente - ver tanto pela "luz do sol" quanto pela "luz da lua". A partir da clareza, podemos agir com certeza e força.

Fígado 1, “Grande Estima”
Localizado próximo ao canto lateral do leito ungueal do dedão do pé. Este é o primeiro ponto no meridiano do Fígado - o início do crescimento da primavera: a energia está presente, o plano formulado, o caminho livre. Qualquer novo empreendimento é acompanhado de incertezas e riscos, mas eles não devem nos impedir de atingir nossa meta. Está em nossa natureza crescer, começar de novo e dar nossos primeiros passos. “Grande Estima” nos concede a confiança para avançar com o poder da primavera - para seguir em frente, dar à luz e crescer.

Bem-vinda, primavera! Vá em frente!

Sugestões para viver em harmonia com a estação da primavera

Comece o dia cedo, com uma caminhada rápida. Sinta a luz do sol te puxar para cima e para fora, como as plantas e os animais. Observe os brotos se transformarem em folhas, muitas vezes dobrando de tamanho em um dia. Procure por ninhos de pássaros - você os encontrará em todos os lugares, até mesmo em cima de aparelhos de ar condicionado. Sinta a vida dentro de você, como aquela ao ar livre, empurrada para fora da escuridão em direção a novas possibilidades. Faça um jardim. Coma verduras.

Comece coisas novas - em casa, no seu trabalho e em você mesmo. Nesta estação em que a natureza se reinventa, nós também podemos ver pessoas e situações com novos olhos. Deixe que novos tecidos cresçam sobre velhas mágoas e tenha esperança renovada.

Seja criativo. Faça coisas, faça coisas. Comece! Pense em como você deseja se preparar para sua colheita de verão. A primavera não dura para sempre. Use sua energia abundante com sabedoria, para que as colheitas que você semeia - novamente, em você mesmo, em seu trabalho e em sua vida - sejam aquelas que você deseja colher.

  • A energia da primavera traz visão.

Direitos autorais 1997 por Neil Gumenick

https://www.5elements.com/docs/elements/metal.html

Postar um comentário

0 Comentários