O pensamento é a única força que pode produzir riquezas tangíveis a partir da Substância Informe. A matéria da qual todas as coisas são feitas é uma substância que pensa, e um pensamento de forma nessa substância produz a forma.
A Substância Original se move de acordo com seus pensamentos; toda forma e processo que você vê na natureza é a expressão visível de um pensamento na Substância Original. À medida que a Matéria Informe pensa em uma forma, ela assume essa forma; à medida que pensa em um movimento, realiza esse movimento. É assim que todas as coisas foram criadas. Vivemos em um mundo de pensamentos, que faz parte de um universo de pensamentos.
O pensamento de um universo em movimento se estende por toda a Substância Informe, e a Matéria Pensante se move de acordo com esse pensamento, assumindo a forma de sistemas de planetas e mantendo essa forma. A Matéria Pensante assume a forma de seu pensamento e se move de acordo com o pensamento. Mantendo a ideia de um sistema circulante de sóis e mundos, ela assume a forma desses corpos e os move conforme pensa. Pensando na forma de um carvalho de crescimento lento, ela se move de acordo e produz a árvore, embora possam ser necessários séculos para realizar o trabalho. Na criação, a Matéria Informe parece mover-se de acordo com as linhas de movimento que estabeleceu; o pensamento de um carvalho não causa a formação instantânea de uma árvore adulta, mas inicia o movimento das forças que produzirão a árvore, ao longo das linhas estabelecidas de crescimento.
Cada pensamento de forma, mantido na Substância Pensante, causa a criação da forma, mas sempre, ou pelo menos geralmente, ao longo de linhas de crescimento e ação já estabelecidas.
O pensamento de uma casa de determinada construção, se fosse impresso na Substância Informe, talvez não causasse a formação instantânea da casa; mas causaria a conversão das energias criativas já em ação no comércio e na indústria em canais que resultariam na rápida construção da casa. E se não houvesse canais existentes pelos quais a energia criativa pudesse trabalhar, então a casa seria formada diretamente a partir da substância primordial, sem esperar pelos lentos processos do mundo orgânico e inorgânico.
Nenhum pensamento de forma pode ser impresso na Substância Original sem causar a criação da forma.
O homem é um centro pensante e pode originar pensamentos. Todas as formas que o homem cria com suas mãos devem primeiro existir em seu pensamento; ele não pode moldar uma coisa até que tenha pensado nela.
E até agora, o homem confinou seus esforços exclusivamente ao trabalho de suas mãos; ele aplicou trabalho manual ao mundo das formas, buscando mudar ou modificar as já existentes. Ele nunca pensou em tentar causar a criação de novas formas, impressionando seus pensamentos sobre a Substância Informe.
Quando o homem tem uma forma pensada, ele pega material das formas da natureza e cria uma imagem da forma que está em sua mente. Até agora, ele fez pouco ou nenhum esforço para cooperar com a Inteligência Informe; para trabalhar "com o Pai". Ele não sonhou que pudesse "fazer o que vê o Pai fazendo". O homem remodela e modifica formas existentes pelo trabalho manual; ele não deu atenção à questão de se não pode produzir coisas a partir da Substância Informe comunicando seus pensamentos a ela. Propomos provar que ele pode fazer isso; provar que qualquer homem ou mulher pode fazê-lo e mostrar como. Como nosso primeiro passo, devemos estabelecer três proposições fundamentais.
Primeiro, afirmamos que há uma única matéria informe original, ou substância, da qual todas as coisas são feitas. Todos os aparentemente muitos elementos são apenas diferentes apresentações de um único elemento; todas as muitas formas encontradas na natureza orgânica e inorgânica são apenas diferentes formas feitas da mesma substância. E essa substância é uma substância que pensa; um pensamento mantido nela produz a forma do pensamento. O pensamento, na substância pensante, produz formas. O homem é um centro pensante, capaz de pensamento original; se o homem puder comunicar seu pensamento à substância pensante original, ele pode causar a criação ou formação da coisa em que pensa. Para resumir isso:
Existe uma substância pensante da qual todas as coisas são feitas e que, em seu estado original, permeia, penetra e preenche os espaços do universo.
Um pensamento, nessa substância, produz a coisa que é imaginada pelo pensamento.
O homem pode formar coisas em seu pensamento e, ao impressionar seu pensamento sobre a substância informe, pode fazer com que a coisa em que pensa seja criada.
Pode ser questionado se posso provar essas afirmações; e, sem entrar em detalhes, respondo que posso fazê-lo, tanto por lógica quanto por experiência.
Raciocinando a partir dos fenômenos da forma e do pensamento, chego a uma substância pensante original; e raciocinando a partir dessa substância pensante, chego ao poder do homem de causar a formação da coisa em que ele pensa.
E, por experimentação, descubro que o raciocínio é verdadeiro; e esta é a minha prova mais forte.
Se um homem que lê este livro fica rico fazendo o que ele diz para fazer, isso é uma evidência em apoio ao meu argumento; mas se todo homem que fizer o que o livro diz para fazer ficar rico, isso é uma prova positiva até que alguém passe pelo processo e fracasse. A teoria é verdadeira até que o processo falhe; e este processo não falhará, pois todo homem que fizer exatamente o que este livro diz para fazer ficará rico.
Eu disse que os homens ficam ricos fazendo coisas de uma Certa Maneira; e, para fazer isso, os homens devem ser capazes de pensar de uma certa maneira.
A maneira como um homem faz as coisas é o resultado direto da maneira como ele pensa sobre as coisas.
Para fazer as coisas da maneira que você deseja, você terá que adquirir a habilidade de pensar da maneira que deseja; este é o primeiro passo para ficar rico.
Pensar o que você deseja pensar é pensar a VERDADE, independentemente das aparências.
Todo homem tem o poder natural e inerente de pensar o que deseja pensar, mas requer muito mais esforço para fazê-lo do que para pensar nos pensamentos sugeridos pelas aparências. Pensar de acordo com as aparências é fácil; pensar a verdade, independentemente das aparências, é trabalhoso e requer o gasto de mais energia do que qualquer outro trabalho que o homem seja chamado a fazer.
Não há trabalho do qual a maioria das pessoas se esquive tanto quanto do de pensamento sustentado e consecutivo; é o trabalho mais difícil do mundo. Isso é especialmente verdadeiro quando a verdade é contrária às aparências. Toda aparência no mundo visível tende a produzir uma forma correspondente na mente que a observa; e isso só pode ser impedido ao manter o pensamento da VERDADE.
Olhar para a aparência de uma doença produzirá a forma de doença em sua própria mente e, eventualmente, em seu corpo, a menos que você mantenha o pensamento da verdade, que é que não há doença; é apenas uma aparência, e a realidade é saúde.
Olhar para as aparências de pobreza produzirá formas correspondentes em sua própria mente, a menos que você mantenha a verdade de que não há pobreza; há apenas abundância.
Pensar em saúde quando cercado pelas aparências de doença ou pensar em riquezas quando em meio às aparências de pobreza requer poder; mas aquele que adquire esse poder se torna uma MENTE MESTRA. Ele pode conquistar o destino; ele pode ter o que deseja.
Esse poder só pode ser adquirido ao compreender o fato básico que está por trás de todas as aparências; e esse fato é que há uma Substância Pensante, da qual e por meio da qual todas as coisas são feitas.
Então, devemos compreender a verdade de que todo pensamento mantido nessa substância se torna uma forma e que o homem pode impressionar seus pensamentos nela a ponto de fazê-los assumir forma e se tornar coisas visíveis.
Quando percebemos isso, perdemos todas as dúvidas e medos, pois sabemos que podemos criar o que queremos criar; podemos obter o que queremos ter e podemos nos tornar o que queremos ser. Como primeiro passo para ficar rico, você deve acreditar nas três afirmações fundamentais dadas anteriormente neste capítulo; e para enfatizá-las, eu as repito aqui:—
Existe uma substância pensante da qual todas as coisas são feitas e que, em seu estado original, permeia, penetra e preenche os espaços do universo.
Um pensamento, nessa substância, produz a coisa que é imaginada pelo pensamento.
O homem pode formar coisas em seu pensamento e, ao impressionar seu pensamento sobre a substância informe, pode fazer com que a coisa em que pensa seja criada.
Você deve deixar de lado todos os outros conceitos do universo além deste monista; e você deve meditar sobre isso até que esteja fixado em sua mente e se torne seu pensamento habitual. Leia essas declarações de fé repetidamente; fixe cada palavra em sua memória e medite sobre elas até que você acredite firmemente no que elas dizem. Se uma dúvida surgir, afaste-a como um pecado. Não ouça argumentos contra essa ideia; não vá a igrejas ou palestras onde um conceito contrário das coisas seja ensinado ou pregado. Não leia revistas ou livros que ensinem uma ideia diferente; se você se confundir em sua fé, todos os seus esforços serão em vão.
Não pergunte por que essas coisas são verdadeiras, nem especule sobre como elas podem ser verdadeiras; simplesmente aceite-as como verdade.
A ciência de ficar rico começa com a aceitação absoluta dessa fé.
- Capítulo IV do livro A Ciência de Ficar Rico
- Autor: Wallace D Wattles
- Publicado em 1910
- Capítulo Seguinte: Progredindo na vida
- Capítulo Anterior: A oportunidade é monopolizada?
0 Comentários
Deixe seu comentário