Você não pode manter uma visão verdadeira e clara da riqueza se estiver constantemente voltando sua atenção para imagens opostas, sejam elas externas ou imaginárias.
Não fale sobre seus problemas financeiros passados, se os teve; não pense neles de forma alguma. Não fale sobre a pobreza de seus pais ou as dificuldades de sua vida anterior; fazer qualquer uma dessas coisas é se classificar mentalmente com os pobres por enquanto, e certamente vai interromper o movimento das coisas em sua direção.
"Deixe os mortos enterrarem seus mortos", como disse Jesus.
Coloque a pobreza e tudo o que diz respeito à pobreza completamente para trás.
Você aceitou uma determinada teoria do universo como correta e está colocando todas as suas esperanças de felicidade nisso; e o que você pode ganhar dando atenção a teorias conflitantes?
Não leia livros religiosos que dizem que o mundo está prestes a acabar; e não leia os escritos de críticos e filósofos pessimistas que dizem que ele está indo para o inferno.
O mundo não está indo para o inferno; está indo para Deus.
É um maravilhoso processo de tornar-se.
É verdade que pode haver muitas coisas em condições existentes que são desagradáveis; mas qual é o sentido de estudá-las quando estão certamente passando, e quando o estudo delas só tende a interromper sua passagem e mantê-las conosco? Por que dedicar tempo e atenção a coisas que estão sendo removidas pelo crescimento evolucionário, quando você pode acelerar sua remoção apenas promovendo o crescimento evolucionário na medida em que você faz parte dele?
Não importa o quão horríveis possam parecer as condições em certos países, regiões ou lugares, você está desperdiçando seu tempo e destruindo suas próprias chances ao considerá-las.
Você deve se interessar pelo enriquecimento do mundo.
Pense nas riquezas que o mundo está adquirindo, em vez da pobreza da qual está se libertando; e tenha em mente que a única maneira pela qual você pode ajudar o mundo a enriquecer é enriquecendo a si mesmo por meio do método criativo, não do competitivo.
Dedique sua atenção completamente à riqueza; ignore a pobreza.
Sempre que pensar ou falar sobre os pobres, pense e fale sobre eles como aqueles que estão se tornando ricos; como aqueles que devem ser parabenizados em vez de serem compadecidos. Então eles e outros serão contagiados pela inspiração e começarão a procurar o caminho para sair da situação.
Porque digo que você deve dedicar todo o seu tempo, mente e pensamento à riqueza, não significa que você deva ser mesquinho ou egoísta.
Tornar-se realmente rico é o objetivo mais nobre que você pode ter na vida, pois inclui tudo o mais.
No plano competitivo, a luta para enriquecer é uma disputa sem Deus pelo poder sobre os outros homens; mas quando entramos na mente criativa, tudo isso muda.
Tudo o que é possível em termos de grandeza e desenvolvimento espiritual, de serviço e empreendimento nobre, vem por meio de enriquecer; tudo é possível pelo uso das coisas.
Se você não tem saúde física, descobrirá que a conquista dela depende de ficar rico.
Apenas aqueles que estão emancipados das preocupações financeiras e que têm os meios para viver uma existência despreocupada e seguir práticas higiênicas podem ter e manter a saúde.
A grandeza moral e espiritual é possível apenas para aqueles que estão acima da batalha competitiva pela existência; e somente aqueles que estão se tornando ricos no plano do pensamento criativo estão livres das influências degradantes da competição. Se seu coração está voltado para a felicidade doméstica, lembre-se de que o amor floresce melhor onde há refinamento, um alto nível de pensamento e liberdade de influências corruptoras; e essas só podem ser encontradas onde a riqueza é alcançada pelo exercício do pensamento criativo, sem luta ou rivalidade.
Você não pode almejar nada tão grandioso ou nobre, repito, quanto ficar rico; e você deve fixar sua atenção em sua imagem mental de riqueza, excluindo tudo o que possa tender a ofuscar ou obscurecer a visão.
Você deve aprender a enxergar a VERDADE subjacente em todas as coisas; você deve enxergar além de todas as condições aparentemente erradas a Grande Vida Única sempre avançando em direção à expressão mais plena e à felicidade mais completa.
É verdade que não há tal coisa como pobreza; há apenas riqueza.
Algumas pessoas permanecem na pobreza porque desconhecem o fato de que há riqueza para elas; e essas pessoas podem ser ensinadas melhor mostrando a elas o caminho para a abundância em sua própria pessoa e prática.
Outros são pobres porque, embora sintam que há uma saída, são intelectualmente preguiçosos demais para fazer o esforço mental necessário para encontrar esse caminho e percorrê-lo; e para esses, a melhor coisa que você pode fazer é despertar seu desejo mostrando a eles a felicidade que vem de ser corretamente rico.
Ainda outros são pobres porque, embora tenham alguma noção de ciência, se perderam tanto no labirinto de teorias metafísicas e ocultas que não sabem qual caminho seguir. Eles tentam uma mistura de muitos sistemas e falham em todos. Para esses, novamente, a melhor coisa a fazer é mostrar o caminho certo em sua própria pessoa e prática; uma onça de ação é mais valiosa que uma libra de teorização.
A melhor coisa que você pode fazer pelo mundo inteiro é fazer o melhor de si mesmo.
Você pode servir a Deus e ao homem de maneira muito eficaz ficando rico; ou seja, se você ficar rico pelo método criativo e não pelo competitivo.
Outra coisa. Afirmamos que este livro apresenta em detalhes os princípios da ciência de ficar rico; e se isso for verdade, você não precisa ler nenhum outro livro sobre o assunto. Isso pode parecer limitado e egoísta, mas considere: não há método mais científico de cálculo em matemática do que a adição, subtração, multiplicação e divisão; nenhum outro método é possível. Só pode haver uma distância mais curta entre dois pontos.
Existe apenas uma maneira de pensar cientificamente, e é pensar de maneira que leve pelo caminho mais direto e simples ao objetivo. Nenhum homem ainda formulou um "sistema" mais breve ou menos complexo do que o apresentado aqui; ele foi despojado de tudo o que é não essencial. Quando você começa com isso, deixe todos os outros de lado; tire-os completamente da sua mente.
Leia este livro todos os dias; leve-o com você; memorize-o e não pense em outros "sistemas" e teorias. Se fizer isso, começará a ter dúvidas e a ficar incerto e hesitante em seu pensamento; e então você começará a ter fracassos.
Depois de ter obtido sucesso e se tornado rico, você pode estudar outros sistemas o quanto quiser; mas até ter certeza de que obteve o que deseja, não leia nada sobre esse assunto além deste livro, a menos que sejam os autores mencionados na Prefácio.
E leia apenas os comentários mais otimistas sobre as notícias do mundo; aqueles que estão em harmonia com a sua imagem.
Além disso, adie suas investigações sobre o oculto. Não se envolva em Teosofia, Espiritualismo ou estudos semelhantes. É muito provável que os mortos ainda vivam e estejam por perto; mas se estiverem, deixe-os em paz; cuide de seus próprios negócios.
Onde quer que os espíritos dos mortos possam estar, eles têm seu próprio trabalho a fazer e seus próprios problemas a resolver; e não temos o direito de interferir neles. Não podemos ajudá-los, e é muito duvidoso se eles podem nos ajudar ou se temos algum direito de infringir seu tempo se puderem. Deixe os mortos e o além em paz e resolva seu próprio problema; fique rico. Se você começar a se envolver com o oculto, começará a ter correntes mentais cruzadas que certamente levarão seus desejos ao naufrágio. Agora, este e os capítulos anteriores nos trouxeram à seguinte afirmação de fatos básicos:
Existe uma substância pensante da qual todas as coisas são feitas e que, em seu estado original, permeia, penetra e preenche os espaços do universo.
Um pensamento, nessa substância, produz a coisa que é imaginada pelo pensamento.
O homem pode formar coisas em seu pensamento e, ao impressionar seu pensamento na substância informe, pode fazer com que a coisa que pensa seja criada.
Para fazer isso, o homem deve passar da mente competitiva para a mente criativa; ele deve formar uma imagem mental clara das coisas que deseja e manter essa imagem em seus pensamentos com a FINALIDADE fixa de obter o que deseja e a FÉ inabalável de que obtém o que deseja, fechando sua mente a tudo o que possa abalar seu propósito, ofuscar sua visão ou apagar sua fé.
E além de tudo isso, veremos agora que ele deve viver e agir de uma Certa Maneira.
- Capítulo X do livro A Ciência de Ficar Rico
- Autor: Wallace D Wattles
- Publicado em 1910
- Capítulo Seguinte: Agindo de Uma Certa Maneira
- Capítulo Anterior: Como Usar a Força de Vontade
0 Comentários
Deixe seu comentário