Para começar a ficar rico de maneira científica, você não tenta aplicar sua força de vontade em algo fora de você. De qualquer forma, você não tem o direito de fazer isso. É errado aplicar sua força de vontade a outras pessoas, para fazer com que elas façam o que você deseja.
É tão flagrantemente errado coagir pessoas por meio do poder mental quanto coagi-las por meio do poder físico. Se forçar as pessoas por meio da força física a fazer coisas por você as reduz à escravidão, forçá-las por meio de meios mentais realiza exatamente a mesma coisa; a única diferença está nos métodos. Se tomar coisas das pessoas por meio da força física é roubo, então tomar coisas por meio da força mental também é roubo; não há diferença de princípio.
Você não tem o direito de usar seu poder de vontade sobre outra pessoa, mesmo "para o bem dela", pois você não sabe o que é bom para ela.
A ciência de ficar rico não exige que você aplique poder ou força a qualquer outra pessoa, de qualquer forma que seja. Não há a menor necessidade de fazer isso; na verdade, qualquer tentativa de usar sua vontade sobre os outros só tende a derrotar seu propósito.
Você não precisa aplicar sua vontade às coisas para obrigá-las a vir até você.
Isso seria simplesmente tentar coagir Deus e seria tolo e inútil, além de irreverente.
Você não precisa compelir Deus a lhe dar coisas boas, assim como não precisa usar seu poder de vontade para fazer o sol nascer.
Você não precisa usar seu poder de vontade para conquistar uma divindade hostil, nem para fazer forças teimosas e rebeldes fazerem o que você quer.
A Substância é amigável a você e está mais ansiosa para lhe dar o que você deseja do que você está para obtê-lo.
Para ficar rico, você só precisa usar seu poder de vontade em si mesmo.
Quando você sabe o que pensar e fazer, então você deve usar sua vontade para compelir-se a pensar e fazer as coisas certas. Essa é a utilização legítima da vontade para obter o que você deseja - usá-la para manter-se no caminho certo. Use sua vontade para manter-se pensando e agindo da Maneira Certa.
Quanto mais firme e contínua for sua fé e propósito, mais rapidamente você ficará rico, porque você fará apenas impressões POSITIVAS na Substância; e você não as neutralizará ou anulará com impressões negativas.
A imagem de seus desejos, mantida com fé e propósito, é absorvida pelo Informe e permeia grandes distâncias - por todo o universo.
À medida que essa impressão se espalha, todas as coisas começam a se mover em direção à sua realização; toda coisa viva, toda coisa inanimada e as coisas ainda não criadas são agitadas para trazer à existência aquilo que você quer. Toda força começa a ser exercida nessa direção; todas as coisas começam a se mover em sua direção. As mentes das pessoas, em todos os lugares, são influenciadas a fazer as coisas necessárias para a realização de seus desejos; e elas trabalham para você, inconscientemente.
Mas você pode interromper tudo isso ao iniciar uma impressão negativa na Substância Informe. A dúvida ou a falta de fé é tão certa de iniciar um movimento contrário quanto a fé e o propósito são de iniciar um movimento em sua direção. É por não entender isso que a maioria das pessoas que tentam usar a "ciência mental" para ficar rica fracassa.
Cada hora e momento que você gasta dando atenção a dúvidas e medos, cada hora que você gasta se preocupando, cada hora em que sua alma é possuída pela falta de fé, cria uma corrente afastada de você em todo o domínio da Substância Inteligente. Todas as promessas são para aqueles que creem, e apenas para eles. Observe como Jesus enfatizou esse ponto de crença; e agora você sabe o motivo.
Já que a crença é de extrema importância, cabe a você proteger seus pensamentos; e, como suas crenças serão moldadas em grande parte pelas coisas que você observa e pensa, é importante que você comande sua atenção.
E é aqui que a vontade entra em uso; pois é por meio de sua vontade que você determina em que coisas sua atenção será fixada.
Se você quer ficar rico, não deve estudar a pobreza.
As coisas não são criadas ao pensar em seus opostos. A saúde nunca é alcançada estudando a doença e pensando na doença; a retidão não é promovida estudando o pecado e pensando no pecado; e ninguém jamais ficou rico estudando a pobreza e pensando na pobreza.
A medicina como ciência da doença aumentou a doença; a religião como ciência do pecado promoveu o pecado, e a economia como estudo da pobreza encherá o mundo de miséria e necessidade.
Não fale sobre a pobreza; não a investigue nem se preocupe com ela. Não importa quais sejam suas causas; você não tem nada a ver com elas.
O que lhe diz respeito é a cura.
Não gaste seu tempo com trabalho de caridade ou movimentos de caridade; toda caridade apenas tende a perpetuar a miséria que visa erradicar.
Não estou dizendo que você deve ser duro de coração ou insensível e se recusar a ouvir o clamor da necessidade; mas você não deve tentar erradicar a pobreza de nenhuma das maneiras convencionais. Deixe a pobreza para trás, assim como tudo o que a ela pertence, e "faça o bem".
Fique rico; essa é a melhor maneira de ajudar os pobres.
E você não pode manter a imagem mental que o tornará rico se encher sua mente com imagens de pobreza. Não leia livros ou jornais que dão relatos circunstanciais sobre a miséria dos moradores de cortiços, sobre os horrores do trabalho infantil, e assim por diante. Não leia nada que encha sua mente com imagens sombrias de carência e sofrimento.
Você não pode ajudar os pobres nem um pouco sabendo dessas coisas; e o conhecimento disseminado sobre elas não tende de forma alguma a eliminar a pobreza.
O que tende a acabar com a pobreza não é aumentar o número de pessoas abastadas que pensam na pobreza, mas aumentar o número de pessoas pobres que se propõem, com fé, a ficar ricas.
Os pobres não precisam de caridade; eles precisam de inspiração. A caridade apenas lhes envia um pão para mantê-los vivos em sua miséria, ou lhes proporciona um entretenimento para fazê-los esquecer por uma ou duas horas; mas a inspiração fará com que eles saiam de sua miséria. Se você quer ajudar os pobres, demonstre a eles que eles podem se tornar ricos; prove isso ficando rico você mesmo.
A única maneira pela qual a pobreza será eliminada deste mundo é fazendo com que um grande número de pessoas pratique os ensinamentos deste livro.
As pessoas devem ser ensinadas a ficar ricas pela criação, não pela competição.
Cada pessoa que fica rica pela competição derruba atrás de si a escada pela qual ela sobe e mantém os outros no chão; mas cada pessoa que fica rica pela criação abre caminho para que milhares a sigam e as inspira a fazê-lo.
Você não está mostrando insensibilidade ou uma disposição insensível quando se recusa a ter pena da pobreza, a ver a pobreza, ler sobre a pobreza ou pensar ou falar sobre ela, ou ouvir aqueles que falam sobre ela.
Use seu poder de vontade para manter sua mente LONGE do assunto da pobreza e fixa com fé e propósito na visão do que você deseja.
- Capítulo IX do livro A Ciência de Ficar Rico
- Autor: Wallace D Wattles
- Publicado em 1910
- Capítulo Seguinte: Favorecendo o Uso da Força de Vontade
- Capítulo Anterior: Pensando de Certa Maneira
0 Comentários
Deixe seu comentário