A Oportunidade é Monopolizada?



Nenhum homem fica pobre porque a oportunidade foi tirada dele; porque outras pessoas monopolizaram a riqueza e a cercaram com uma cerca. Você pode ser impedido de se envolver em certas linhas de negócio, mas existem outros caminhos abertos para você.

Provavelmente seria difícil para você obter controle sobre os grandes sistemas ferroviários; esse campo está praticamente monopolizado. Mas o negócio de ferrovias elétricas ainda está em seus estágios iniciais e oferece amplo espaço para o empreendimento; e em poucos anos, o tráfego e o transporte pelo ar se tornarão uma grande indústria, empregando centenas de milhares e talvez milhões de pessoas. Por que não direcionar sua atenção para o desenvolvimento do transporte aéreo, em vez de competir com J. J. Hill e outros por uma chance no mundo das ferrovias a vapor?

É verdade que se você é um trabalhador empregado pela indústria siderúrgica, você tem poucas chances de se tornar proprietário da fábrica em que trabalha; mas também é verdade que se você começar a agir de uma Certa Maneira, poderá deixar o emprego na indústria siderúrgica; você pode comprar uma fazenda de dez a quarenta acres e se envolver no negócio de produção de alimentos. Há uma grande oportunidade neste momento para homens que vivem em pequenas áreas de terra e as cultivam de forma intensiva; esses homens certamente ficarão ricos. Você pode dizer que é impossível para você conseguir a terra, mas vou provar que não é impossível, e que você pode definitivamente conseguir uma fazenda se você começar a trabalhar de uma Certa Maneira.

Em diferentes períodos, a maré da oportunidade segue em diferentes direções, de acordo com as necessidades do Todo e o estágio particular da evolução social que foi alcançado. No momento, na América, a maré está se voltando para a agricultura e as indústrias e profissões associadas. Hoje, a oportunidade está aberta para o fazendeiro em sua área mais do que para o trabalhador de fábrica em sua área. Está aberta para o empresário que abastece o fazendeiro mais do que para aquele que abastece o trabalhador de fábrica; e para o profissional que atende o fazendeiro mais do que aquele que serve a classe trabalhadora.

Há uma abundância de oportunidades para aquele que segue a maré, em vez de tentar nadar contra ela.

Assim, os trabalhadores como indivíduos ou como classe, não são privados de oportunidades. Os trabalhadores não estão sendo “subjugados” por seus patrões; eles não estão sendo “esmagados” pelas companhias. Como classe, eles estão onde estão porque
 eles não fazem as coisas de uma certa maneira. Se os trabalhadores da América decidissem fazê-lo, poderiam seguir o exemplo de seus irmãos na Bélgica e em outros países e estabelecer grandes lojas de departamentos e indústrias cooperativas; eles poderiam eleger homens de sua própria classe para cargos e aprovar leis que favorecessem o desenvolvimento de tais indústrias cooperativas; e em poucos anos eles poderiam tomar posse pacífica do campo industrial.

A classe operaria pode se tornar a classe dominante sempre que começar a fazer as coisas de uma Certa Maneira; a lei da riqueza é a mesma para eles como é para todos os outros. Isso eles devem aprender; e eles permanecerão onde estão enquanto continuarem a fazer como estão fazendo. O trabalhador individual, no entanto, não é impedido pela ignorância ou pela preguiça mental de sua classe; ele pode seguir a maré da oportunidade em direção à riqueza, e este livro lhe dirá como.

Ninguém é mantido na pobreza por escassez de riqueza; há mais do que o suficiente para todos. Um palácio tão grande quanto o Capitólio em Washington poderia ser construído para cada família na Terra a partir do material de construção apenas nos Estados Unidos; e sob cultivo intensivo, este país produziria lã, algodão, linho e seda suficientes para vestir cada pessoa no mundo de forma mais luxuosa do que Salomão estava vestido em toda a sua glória; juntamente com comida suficiente para alimentar todos eles com luxo. O suprimento visível é praticamente inexaurível; e o suprimento invisível é realmente inexaurível.

Tudo o que você vê na Terra é feito de uma substância original, da qual todas as coisas surgem.

Novas formas estão constantemente sendo criadas e as antigas vão se dissolvendo; mas todas são formas assumidas por Uma única Coisa.

Não há limite para o suprimento da Matéria Informe ou Substância Original. O universo é feito dela; mas não foi tudo usado na criação do universo. Os espaços dentro, através e entre as formas do universo visível estão impregnados e preenchidos com a Substância Original; com a Matéria Informe; com a matéria-prima de todas as coisas. Dez mil vezes mais do que foi feito ainda pode ser feito, e mesmo assim não teríamos esgotado o suprimento de matéria-prima universal.

Nenhum homem, portanto, é pobre porque a natureza é pobre ou porque não há o suficiente para todos.

A natureza é um armazém inexaurível de riquezas; o suprimento nunca se esgotará. A Substância Original está viva com energia criativa e está constantemente produzindo mais formas. Quando o suprimento de material de construção se esgota, mais será produzido; quando o solo está esgotado e não produz mais alimentos e materiais para roupas, ele será renovado ou mais solo será criado. Quando todo o ouro e prata tiverem sido retirados da terra, se o homem ainda estiver em um estágio de desenvolvimento social em que ele precisa de ouro e prata, mais será produzido a partir do Informe. A Matéria Informe responde às necessidades do homem; ela não o deixará sem nada de bom.

Isso é verdade para o homem coletivamente; a raça como um todo é sempre abundantemente rica, e se os indivíduos são pobres, é porque eles não seguem a Certa Maneira de fazer as coisas que torna o homem individual rico.

A Substância Informe é inteligente; é uma substância que pensa. Ela está viva e está sempre impulsionada em direção a mais vida.

É a vontade natural e inerente da vida buscar viver mais; é a natureza da inteligência se expandir e da consciência buscar estender seus limites e encontrar uma expressão mais completa. O universo de formas foi criado pela Substância Viva Informe, lançando-se em forma para se expressar mais plenamente.

O universo é uma grande Presença Viva, sempre se movendo em direção a mais vida e funcionamento mais pleno.

A natureza é formada para o avanço da vida; seu motivo impulsionador é o aumento da vida. Por essa razão, tudo o que pode ministrar à vida é providenciado em abundância; não pode haver escassez a menos que Deus se contradiga e anule suas próprias obras.

Você não está mantido na pobreza pela falta de suprimento de riquezas; é um fato que demonstrarei um pouco mais adiante, que até os recursos do Suprimento Informe estão ao alcance do homem ou da mulher que agir e pensar de uma Certa Maneira.

Nota:  Os trechos em azul são normalmente retirados das edições atuais, já que os exemplos são muito antigos para os dias de hoje, os mantive porque entendendo o que o autor quer dizer, você simplesmente encaixa no mercado da atualidade, e com isso  amplia sua própria percepção. Entenda que o cenário de mercado ao qual o autor se refere é de 1910 quando este livro foi lançado.

Postar um comentário

0 Comentários