Arquétipo do Unicórnio; Magia, Soberania , Alegria e Pureza (Simbolismo e significado)


Essa
criatura mítica, presente no nosso imaginário desde a infância tem um significado profundo e uma representação mágica. O significado simbólico do unicórnio é magia, mistério, romance, pureza, poder e positividade. 

Como elemento dos contos de fadas, acima de tudo os unicórnios representam a magia. 

Por causa do chifre os unicórnios representam as energias masculinas em toda a sua potência. Os anciões nativos americanos  acreditavam que o unicórnio era a força penetrante do espírito masculino e representava a vitalidade masculina.

O Unicórnio também tem associações com a lua, que é feminina e instintiva. Assim o Unicórnio poderia  representar a união, o casamento sagrado e o equilíbrio entre emoções(energia feminina) e lógica(energia masculina).

Os contos costumam associar unicórnios a donzelas de coração puro. Assim os unicórnios podem representar bondade, pureza ou feminilidade em associação ao masculino para o nosso subconsciente.  

Há um contraste entre a associação de mulheres virgens e o chifre do unicórnio como um símbolo fálico. 

Preste atenção que a associação ao feminino fica mais na superfície, mais no consciente, você imediatamente associa unicórnios às meninas, enquanto o símbolo masculino de fato e a união de ambos  age mais no inconsciente.



A ideia de “acreditar em unicórnios” é sinônimo de acreditar  na magia num sentido de inocência e alegria infantil. Quando somos crianças somos mais abertos ao mágico e usamos mais a nossa imaginação, onde toda a mágica começa. 

As pinturas rupestres pré-históricas dessas criaturas míticas existem há quase 15.000 anos.  Alexandre, o Grande, afirmou ter montado um e a rainha britânica Elizabeth I teria adquirido dois, assim ditos chifres de unicórnio que custam cerca de US $ 20 milhões hoje. Na verdade eram "chifres" de narval.

 No Antigo Testamento, a virgem domou essa criatura e depois a traiu entregando-a aos caçadores humanos. Os primeiros cristãos adotaram o unicórnio como símbolo de castidade e assim foi dado a Santa Justina. Aqui seus significados incluem castidade e pureza. 


Nos tempos medievais, acreditava-se na existência de unicórnios e viajantes costumavam relatar avistamentos dessa criatura mágica. No entanto, na virada do século 20, os cientistas declararam que os unicórnios nunca existiram.


Realeza, Soberania  e Liberdade


Os unicórnios são frequentemente encontrados como símbolos heráldicos. O unicórnio heráldico está associado à coragem e à realeza. o rei James III escolheu um unicórnio como símbolo nacional da Escócia. Da mesma forma, o brasão da Grã-Bretanha apresenta o Unicórnio e o Leão. Aqui o Unicórnio simboliza a soberania harmoniosa.

Como cavalos reais, unicórnios podem representar liberdade. O cavalo é frequentemente usado como um símbolo de liberdade e destino.



Raridade, Algo único


Ao procurar por algo único e excepcional metaforicamente chamamos isso de “unicórnio”. 

O simbolismo do unicórnio está frequentemente ligado à ideia de que é preciso abraçar as coisas que te destaca dos outros. O que te faz diferente te faz único, e pode ser a sua magia na vida, se souber olhar isso através dessa perspectiva.

INTUIÇÃO; Ver o que há no coração do outro


Os Celtas acreditavam que o unicórnio poderia  olhar para alguém e conhecer o seu coração, sabendo se eles eram virtuosos ou não.

Invoque o poder do unicórnio quando estiver tendo problemas para ver as pessoas como elas realmente são. Este animal de poder irá guiá-lo pelo caminho correto

Bençãos 


A palavra unicórnio vem do latim Unus, que significa um e cornus, que significa chifre. O unicórnio traz com seu 'chifre' de fartura ou cornucópia a prosperidade.

Pureza e Discernimento 


Associados a castidade e pureza das virgens, mas também associado a sua habilidade mágica de ver os puros de coração e portanto só aparecer pra eles. 

Aqui reside uma inteligência, a mensagem por trás da lenda que diz que somente aqueles de coração puro podem vê-lo é que assim ele se faz seguro. É sobre escolher para quem você se abre, mostra seu interior, suas ideias e sentimentos. 

Não é sobre desconfiar, é sobre manter a sua magia fluindo, sustentar uma frequência energética, escolhendo quem faz parte realmente disso e quem te puxa pra baixo. ( frequência baixa, emoções, assuntos, etc)



Cura e Potência


Ainda associado a ideia de pureza acreditava-se que os chifres de um unicórnio tinham poder de cura, e também de detectar veneno.

Alguns chifres eram moídos até virarem um pó fino e digeridos como antídoto para envenenamento. Outros eram ingeridos para aumentar a força e resistência sexual.

A realeza bebia em taças  com chifres de unicórnio ou molhavam a ponta dele em algum líquido, pois quando um chifre de unicórnio entrasse em contato com veneno, este causaria bolhas na bebida. 

A teoria é que os chifres eram, na verdade, chifres de rinoceronte que são 100% queratina, e quando em contato com algum veneno alcalino (arsênico, por exemplo), produz bolhas.



Simbolismo celta do unicórnio

O unicórnio mágico e mítico tinha um significado simbólico importante para o povo celta da Europa. Para eles, as coisas associadas aos unicórnios incluem virtudes de pureza, inocência, resistência, gentileza, fertilidade e também estavam ligadas à natureza, sonhos e magia. Eles acreditavam que o unicórnio poderia com um olhar conhecer o coração de uma pessoa e saber  se eles eram virtuosos.

Os celtas acreditavam em magia e que o mundo dos humanos estava conectado ao dos animais, bem como ao de seres mágicos como elfos, fadas, duendes e unicórnios. 

O alfabeto celta compreende imagens e símbolos em vez de alfabetos. Eles ainda tinham signos astrológicos únicos. Eles acreditam que o Unicórnio deve ter um signo do zodíaco: nascidos entre 4 de julho e 8 de agosto. 

O unicórnio é um dos símbolos predominantes da Escócia. Segundo a lenda escocesa, uma virgem sozinha poderia domar o feroz e poderoso unicórnio. Uma vez domesticada, a donzela poderia aproveitar os incríveis poderes de cura do chifre do unicórnio. Dizia-se que os unicórnios eram capazes de detectar e curar uma série de doenças e venenos. Os unicórnios continuam associados à purificação e à cura. 

De acordo com o folclore escocês, o unicórnio combina o corpo e a rapidez de um cavalo, a presa e a ferocidade de um javali e a cauda e o poder de um leão. 



Unicórnio no Cristianismo

 No Antigo Testamento, o unicórnio era um espírito masculino que só podia ser capturado por uma virgem como Maria. Assim que o unicórnio vê uma virgem, deita a cabeça em seu colo e adormece. 

Por volta do século III, o unicórnio foi adotado pelo mundo cristão, não apenas como um animal notável que havia sido descrito por escritores pagãos e endossado pela Bíblia, mas como um símbolo de Cristo. 

A Bíblia King James menciona o Unicórnio; assim: Deus os tirou do Egito, ele tem como se fosse a força de um unicórnio (Nm 23:22). Há poder, majestade e exaltação no Unicórnio do Antigo Testamento. 



Simbolismo Oriental do unicórnio

O “unicórnio” chinês é uma fera chamada  Qilin e está associado à bondade. Diz-se que ele caminha sobre as nuvens para não prejudicar uma única folha de grama sobre a terra. Outras histórias sugerem que o Qilin é capaz de grande ferocidade e violência.

Em muitas lendas, diz-se que o Qilin simboliza a grandeza. Diz-se que esta besta é capaz de prever quando uma pessoa é capaz de coisas excepcionais. 

Da mesma forma, o mito do unicórnio do Japão é chamado de “ Kirin ”. Kirin é na verdade uma adaptação japonesa do mito chinês Qilin . Kirin é considerado um excelente juiz de caráter que, como o Qilin , pode prever um líder sábio. Kirin é considerado gentil e muito raro.

Os chineses consideravam os unicórnios criaturas de bom presságio. Dado o simbolismo fálico, o chifre do unicórnio também era considerado um afrodisíaco ou cura para a impotência. Viajantes ao longo dos tempos frequentemente afirmavam encontrar sociedades utópicas ou perfeitas com unicórnios. Unicórnios simbolizam o amor divino, graça, beleza, gentileza e pureza. 

Somente uma alma verdadeiramente pura pode ver o unicórnio. Na China, era considerado um dos quatro animais superiores de bom presságio, sendo os outros a fênix, a tartaruga e o dragão. 

Acredita-se que a mãe de Confúcio tenha conhecido um antes do nascimento de seu filho. A gentil criatura deitou a cabeça em seu colo e lhe disse que seu filho teria grande sabedoria. No final da vida de Confúcio, ele viu o mesmo unicórnio novamente. 

Genghis Khan viu um unicórnio quando estava prestes a invadir o Hindustão. A criatura abaixou a cabeça 3 vezes. Khan ficou perplexo e tomou isso como um presságio para não atacar a Terra do Buda. 

 

Simbolismo africano do unicórnio

Na África, o unicórnio simboliza a posição de príncipes e imperadores e, entre certas tribos, era adorado como símbolo do sol.  

As tribos africanas acreditavam que a criatura  tinha uma forma híbrida com o corpo de um cavalo, um chifre de rinoceronte, pernas de antílope e cauda de leão. Eles também acreditavam que pegar um unicórnio poderia conceder seu desejo – o que seu coração desejasse. 

O recurso mágico do unicórnio era seu chifre. A base do chifre é branco puro, o meio é dourado e preto e a ponta é carmesim vívido. Muitas tribos acreditam que o unicórnio só pode ser capturado por alguém com o coração mais puro por meio da repetição inocente.  

 O livro Mythological Monsters, de 1886, afirma que na África do Sul existe um cavalo 'extremamente veloz e forte, com um único chifre medindo 2-2 ½ pés projetando-se da testa do cavalo. Flexível; este chifre pode se enrolar quando a criatura dorme. Pode tornar-se duro e rígido sob a excitação da ira do unicórnio. É feroz e invariavelmente ataca um homem quando o discerne'.

Alguns europeus costumavam acreditar que os unicórnios eram animais reais que viviam na África. Acredita-se agora que os primeiros visitantes escreveram sobre criaturas estranhas como a girafa, o rinoceronte e o ocapi, usando termos que lhes eram familiares. 

Palavras-chave de significados do unicórnio

  • Equilíbrio
  • Intuição
  • Cura
  • Saúde
  • Inocência
  • Raridade
  • Magia
  • Misticismo
  • Pureza
  • Feminino e Masculino
  • Casamento Sagrado
  • Soberania, Realeza
  • Transformação

+Arquétipos:

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres. Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.

A linguagem do inconsciente é simbólica por isso os arquétipos  passam reto pelo  crivo da mente racional  e atuam diretamente no campo inconsciente, individual e coletivo, influenciando e regendo comportamentos e instintos sem que percebamos.


Postar um comentário

0 Comentários