Arquétipo do Polvo; Inteligência, Adaptabilidade, Versatilidade


O significado e simbolismo do polvo incluem 
adaptabilidade, versatilidade, destreza,  inteligência, consciência e regeneração. Em um nível espiritual, o polvo representa nossa força de vontade e foco. 

Os polvos vivem em todos os oceanos da Terra. Eles têm oito tentáculos e nenhum sistema esquelético o que os torna muito flexíveis

O nome polvo vem da palavra grega oktōpous , que se traduz livremente como “oito pés”. Estudos recentes afirmam que os 8 tentáculos funcionam como 4 pernas e 2 braços tendo funções diferenciadas.

Por causa de seus oito tentáculos o  polvo está intimamente associado ao número oito e ao conceito de infinito, muitos consideram o polvo como tendo associações sagradas.



O simbolismo do polvo é altamente influenciado pelo elemento água. Como uma criatura marinha, esse Espírito Animal toca nossas emoções profundas de maneiras imprevistas.

o significado espiritual do polvo representa a criatividade. Encoraja o homem a se mover em direção aos objetivos de uma maneira não ortodoxa e pede que perca seu excesso de bagagem emocional. 

Os gregos antigos usavam polvos por suas propriedades afrodisíacas.  O Polvo Também Estava Ligado À Deusa Mãe E Acreditava-Se Ser Uma Personificação De Afrodite. No Mito Polinésio, O Polvo Surgiu Das Águas Primordiais E Teve Dois Filhos, Fogo E Água. 

Os amuletos dos xamãs geralmente têm os tentáculos de polvo e símbolos de ventosas que retratam essa criatura marinha como um ser sobrenatural. 


Dominar a Mente

O Polvo  é um ser racional; eles têm boa memória e aptidão lógica. Assim, representa dominar nossas mentes e aprimorar nossas habilidades cognitivas para uso diário e para atingir nossos objetivos.

Amente deve trabalhar para o sucesso, para buscar uma solução e não para se prender ao obstáculo.

Obstáculos são o que você vê quando tira os olhos do objetivo. 


Um arquétipo de versatilidade:

Adaptável, flexível e excelente em camuflagem. 

. Adaptabilidade

Como um camaleão, o polvo pode mudar de cor para combinar com seu ambiente.  Eles podem até mudar sua textura para aperfeiçoar sua camuflagem. Além de imitar cores, eles também podem se tornar brancos ou iridescentes.

Uma tática usada tanto para se esconder dos predadores quanto para caça.

Se uma ameaça chegar muito perto, eles escaparão rapidamente usando seu sifão como propulsor de água. Eles fazem isso sugando a água para um de seus sacos musculares e, em seguida, expelindo-a pelo sifão. Alguns polvos foram registrados nadando a uma velocidade de 40 quilômetros por hora.

Em seu rastro, eles também podem deixar para trás uma nuvem de tinta preta -uma combinação de melanina e muco - para confundir o predador.

.Flexibilidade

Levando as coisas ainda mais longe, o polvo é um contorcionista virtuoso. Sem um sistema esquelético, os polvos também  se espremem facilmente em qualquer canto.

Eles podem se transformar em uma miríade de formas. Isso permite que eles se escondam em locais de difícil acesso ou se disfarcem para se parecer com outra criatura. 

Por causa desses talentos extraordinários, o polvo é um símbolo de versatilidade - adaptabilidade, flexibilidade e camuflagem.



Inteligência

A proporção cérebro-corpo de um polvo é a maior de qualquer invertebrado. Eles têm uma quantidade de neurônios que se equipara ao cérebro de um cachorro.

Polvos exibem comportamentos complexos que demonstram planejamento e premeditação, foram observados resolvendo quebra-cabeças, e encontrando o caminho através de labirintos.

Em um laboratório, biólogos notaram que os peixes estavam  desaparecendo de um dos tanques. Então, eles montaram uma câmera de vídeo para monitorar o aquário.

Um polvo foi registrado escapando de seu tanque, indo para outro tanque de peixes, abrindo-o, comendo alguns peixes , fechando-o novamente e retornando ao tanque original.

Em vários aquários e centros de pesquisa, sabe-se que os polvos reconhecem os humanos, mostrando até preferência por aqueles que os alimentam, embora todos os funcionários usem o mesmo uniforme.

Como um símbolo de inteligência o polvo lembra nos lembra de usar nossa inteligência e  habilidades para fazer as coisas acontecerem.

O polvo não fica sentado sentindo-se incapaz ou desqualificado, mas descobre uma maneira de conseguir o que quer. 

Regeneração

Os polvos também  simbolizam a regeneração ou o crescimento durante a adversidade. Isso porque o polvo pode regenerar  totalmente seus tentáculos se um deles for ferido ou mesmo mordido por um predador em cerca de 3 a 4 meses.. 

Como uma estrela do mar que pode regenerar um braço ou um jacaré que pode regenerar sua cauda, ​​o polvo possui o poder de regeneração.

Nesse caso, um polvo mostra resiliência após um evento traumático. Ele continua com sua vida recuperando lentamente suas forças até que se cure e esteja inteiro de novo. Nesse sentido ele representa a nossa cura emocional, a regeneração do nosso coração, de sentimentos como autoestima, autoamor, autovalor. Quantas vezes situações parecem  roubar uma parte de nós? Mas precisamos continuar a vida e regenerar nosso corpo emocional.

Eles nos lembram que fisicamente, psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente, temos a capacidade de curar a nós mesmos, ainda que não possamos crescer um membro.

Destreza

O polvo também é conhecido por sua destreza ágil. Eles têm bocas complexas com recursos semelhantes a ferramentas que lhes permitem fazer coisas como quebrar conchas que seguram presas. 

Seus tentáculos não são apenas  flexíveis são extremamente fortes, e tem o equivalente a um mini cérebro com mais de 2/3 de seus neurônios. Seus tentáculos  podem abrir mariscos ou resolver problemas enquanto a cabeça do polvo está ocupada fazendo ou olhando para outra coisa.

Engenheiros de robótica estudam os tentáculos do polvo para modelar robôs que podem realizar funções complexas, como cirurgias difíceis. 

Consciência 

As ventosas dos tentáculos do polvo têm até 10 mil neurônios, com os quais coletam uma ampla gama de informações.  Como um animal extremamente sensível, o polvo também é um símbolo de consciência e sensibilidade. As pessoas polvo são do tipo que captam informações que muitas outras pessoas perdem. 


O Simbolismo Cultural Do Polvo

Podemos encontrar polvos ou criaturas derivadas do polvo em diferentes culturas,  folclores e mitologias.  Há muito tempo, os polvos começaram a nadar através de mitos e lendas, como um símbolo das profundezas misteriosas e invisíveis. 

Histórias antigas sobre polvos se espalharam em obras de arte e artefatos em todo o mundo. Os minoicos de Creta pintaram jarros com polvos de olhos esbugalhados há 3.500 anos. Chefes Moche no Peru usavam cocares de ouro cintilante com divindades de 8 patas inspiradas nesta criatura marinha. 

Júlio Verne mencionou a enorme lula -Kraken - em seu famoso romance 20.000 Léguas Submarinas. 

Simbolismo nativo americano do polvo

Os nativos americanos reconheceram a inteligência e astúcia do polvo. Suas histórias consideravam o animal um trapaceiro que era criativo quando se tratava de conseguir o que queria.

Há uma famosa história nativa do Corvo e do Polvo. Na história, o polvo era uma mulher com oito tranças para cada um dos 8 tentáculos. Um dia, ela estava cavando mariscos na praia, na beira da água durante a maré baixa. 

Um homem de lindos cabelos pretos (o Corvo disfarçado de homem) veio e começou a incomodar o polvo. Ele continuou perguntando o que ela estava fazendo e, embora ela não prestasse atenção, ele continuou fazendo a mesma pergunta várias vezes. 

A cada pergunta, ele se aproximava cada vez mais do polvo. Quando ele estava perto o suficiente, o polvo usou suas tranças para capturar Raven e arrastou-o para o oceano. 

Quando a maré começou a subir, o Corvo se afogou enquanto o polvo sobreviveu, pois podia respirar na água. Os aldeões de alguma forma conseguiram salvar Raven e o reviveram com a ajuda do sábio primo de Raven - o Crow. Crow conseguiu salvar Raven. Mas demorou muito para Raven voltar para a praia e ele nunca mais incomodou o polvo.

Polvo No Japão

O polvo no Japão está relacionado ao humor, iguarias, sexo e cura.

A arte japonesa geralmente retrata o polvo de maneira engraçada, mostrando-o com seus tentáculos em nós e um olhar chocado em seu rosto.

Neste país, o polvo também é consumido como iguaria e respeitado como alimento tradicional.

Antigas tribos japonesas – especialmente as do sul – consideravam esse animal um símbolo sexual, com cada tentáculo representando uma donzela do mar. Eles acreditavam que o polvo poderia se transformar em forma humana para seduzir mulheres.

Em algumas áreas rurais, o símbolo do polvo é usado para prevenir a coqueluche. Se alguém tiver coqueluche, sete pernas do polvo são desenhadas em papel e coladas no fogão de barro. 

Polvo No Panamá

Um grupo nativo do Panamá chamado Kunas – comumente escrito como Guna nos países ocidentais – usa a suástica como parte de sua bandeira. Ao contrário da suástica na Europa, o povo Kuna explica que simboliza o polvo que criou o mundo, com cada “tentáculo” apontando para um dos pontos cardeais.

Simbolismo do Polvo No Budismo

Um templo budista em Kyoto, no Japão, foi chamado de Templo do Polvo. Ele compartilha uma lenda do século.

Durante esse tempo, um monge do templo chamado mãe de Zenko estava doente. Um dia, sua mãe desejou comer polvo porque acreditava que isso a faria se sentir melhor. O filho dela, o monge, não podia matar outro animal por causa de suas crenças, mas mesmo assim foi comprar um polvo no mercado.

Ao chegar ao templo, dentro da caixa, o polvo se transformava em pergaminhos e voltava a ser polvo. Em seguida, ele escapou para um lago e se transformou no próprio Buda. A luz que Buda emitiu tocou a mãe do monge e a curou.

 No Hinduísmo

Os hindus não têm uma divindade de polvo, mas muitas de suas divindades são representadas de forma semelhante a um polvo. Você pode vê-los com vários braços semelhantes a polvos ou até mesmo várias cabeças.

Simbolismo do cristianismo do polvo

O simbolismo dos peixes é muito poderoso no cristianismo. Na arte cristã, o peixe simbolizava Jesus Cristo. Assim, quase todas as criaturas marinhas tinham um significado sagrado na Bíblia. Na arte cristã, o polvo simboliza mistério, flexibilidade, fluidez, inteligência, adaptabilidade e imprevisibilidade. 



Polvo Na Mitologia Celta & escandinava

Embora o polvo possa simbolizar atributos positivos  a maioria das representações antigas dessa criatura marinha estava associada a monstros marinhos. 

O símbolo do polvo é particularmente difundido entre os escandinavos e os celtas.

Nas figuras escandinavas, os braços do polvo são geralmente retos, ao contrário de sua representação enrolada em ornamentos micênicos. 

Portanto, o polvo está ligado ao símbolo da suástica em partes da Europa. Antes de a suástica se tornar um símbolo nazista, era considerada um amuleto para conferir boa sorte e vida longa. Mas depois foi associado ao mau.

Em uma lenda, um polvo é descrito como capaz de sugar um cavaleiro de armadura direto em seu bico como uma refeição. Os celtas também culpavam esses animais por inundações, tempestades e outras situações oceânicas perigosas.

O Deus Celta dos Nove Raios também se acreditava ser o polvo. Antropólogos na Grã-Bretanha e na Irlanda também acreditam que a aranha ou o polvo podem funcionar como um símbolo da Deusa Mãe. 

Polvo Na Mitologia Grega

Os polvos na mitologia grega eram retratado como vilões, um mito descreve como o deus Dagda mata um polvo da mesma forma que você mataria um dragãoDepois de lutar, matá-lo e ordenar que recuasse com o mar, o deus sentiu paz em terra.

Algumas histórias da mitologia grega também derivam do polvo. Por exemplo, muitos acreditam que o cabelo da Medusa era originalmente tentáculos em vez de cobras . A Hydra, um monstro marinho grego, também tinha várias cabeças de cobra que se regeneravam como tentáculos de polvo depois de cortadas.

O polvo também estava ligado à Deusa Mãe e acreditava-se ser uma personificação de Afrodite. No mito polinésio, o polvo surgiu das águas primordiais e teve dois filhos, Fogo e Água. 



Animal de Poder Polvo

Um animal de poder pode ajudar a capacitá-lo quando você se concentra em suas características mais dinâmicas. Assim, o animal de poder polvo pode ser um símbolo útil em certas situações. Por exemplo, você pode meditar sobre o animal de poder polvo em situações em que você:

Sente que precisa usar um nível de sutileza e arte para conquistar as pessoas ou fazer certas coisas acontecerem.

Está tentando fazer as coisas acontecerem ou tomar uma decisão, mas sente que pode estar muito emotivo. Convoque a sabedoria do polvo inteligente e racional.

Sente-se esgotado de alguma forma, seja sua energia física, energia mental ou até mesmo suas finanças. Convoque o poder de regeneração do polvo

Chave de Significados Simbólicos do Polvo

  • Versatilidade
  • Adaptação
  • Controle das emoções
  • Flexibilidade
  • Entendimento
  • Inteligência
  • Esperteza
  • Inventividade
  • Habilidades Psíquicas
  • Regeneração
  • sagrado feminino
  • Força de vontade
  • Destreza
Veja a lista completa de ARQUÉTIPOS ANIMAIS

+Arquétipos:

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

A linguagem do inconsciente é simbólica por isso os arquétipos  passam reto pelo  crivo da mente racional  e atuam diretamente no campo inconsciente, individual e coletivo, influenciando e regendo comportamentos e instintos sem que percebamos.

Por isso é interessante aprender a usar esses arquétipos  de forma consciente e tirar o máximo de proveito da sua presença. Afinal eles são usados pela grande mídia para nos influenciar o tempo todo faz muito tempo.  

Quer se aprofundar no mundo dos arquétipos? Clique aqui 






Postar um comentário

1 Comentários

Deixe seu comentário