Arquétipo do Leão; Realeza, Autoconfiança, Liderança e Autoridade



O Leão é um grande felino considerado o ‘’Rei da Selva’’ e ‘’Guardião do Mundo Subterrâneo’’. Está associado ao Sol, representando as virtudes: poder, realeza, autoridade, juventude, ressurreição, segurança, proteção e justiça. Também pode representar a luxúria e o orgulho. 

 A juba amarela vibrante do Leão o tornou um símbolo solar natural, associado também ao ouro, e portanto, é encontrado como símbolo de deuses do sol, como Mitra.

Em algumas lendas, a juba do leão simboliza poder, confiança, ousadia, retidão e autoridade, tanto para os humanos quanto para os leões. 

Esteja preparado quando invocar o Leão como um Arquétipo/Animal de Poder. Ele vai entrar em sua vida com todo o poder e a influência ígnea e energética do Sol do Meio-dia. Não há hesitação aqui. 

O  Leão conhece seu lugar na proverbial cadeia alimentar e no mundo – no ápice. Pessoas regidas por esse arquétipo são muito orgulhosas com habilidades de comunicação dominantes e um talento natural para a liderança.



Os leões formam grupos sociais com uma hierarquia bem definida, sendo a   fêmea responsável pela caça e cuidado com os filhotes e o macho pela proteção do grupo contra o ataque de outros leões.

A Leoa mostra aos seus jovens tudo o que eles precisam saber para se defenderem sem nunca deixá-los vulneráveis. A mulher Leão oferece ensinamentos sobre como cuidar de seu orgulho e fazer com que os membros de sua família cooperem uns com os outros.

Segundo maior felino do mundo, o leão é um assassino eficaz, mas geralmente ele não é confrontador. As leoas também caçam em grupos o que é um símbolo da comunhão de força e segurança. 




No Egito, acreditava-se que o leão presidia as inundações anuais do Nilo porque coincidiam com a entrada do sol na constelação de Leão.  A Esfinge tem o corpo de Leão, que era um símbolo sagrado da Deusa que resguardava os faraós na vida após a morte. O deus do sol Mitras era uma divindade solar associada ao leão e muitas vezes retratada com a cabeça de um leão. Outras divindades do panteão egípcio tinham semelhanças com leões, incluindo o amigo feroz de mulheres e crianças, Sekhmet, e o filho de Bast, Maahes, um deus da guerra.

Os budistas chineses retratam o Leão como uma criatura de grande majestade. Acredita-se que os Leões protejam os humanos de fantasmas e demônios. Como resultado, a arquitetura em toda a China inclui Leões nas entradas, guardando vigilantes. As pessoas no Tibete têm crenças semelhantes, associando proteção ao Leão da Neve. 

Símbolos como o Grifo, parte Águia e parte Leão, figuram no folclore celta. Este símbolo representa a mistura de virtude e vício e também a ferocidade, discernimento, sabedoria e poder da águia e do leão.

Leia também: Arquétipo para Independência, Sedução e Elegância 




Os leões são significativos na mitologia e na tradição indiana. Leão representa um dos disfarces do Senhor Vishnu. Em particular, há uma história de Vishnu vindo à Terra como parte Leão e parte Homem, com a missão de livrar o mundo do mal.

Os textos hindus descrevem Vishnu e Parvati como tendo atributos relacionados ao Leão.

O significado do leão no Japão também está relacionado à proteção. As estátuas de Komu-ina, ou estátuas do leão protetor, ficam do lado de fora dos templos xintoístas.

O leão, na cultura chinesa, também representa proteção e é mostrado como guardião dos templos. Na China, o Leão está associado à força, realeza e poder da dinastia Han.

Leão como guardião do Dharma de um Império foi um conceito introduzido durante a dinastia Han. Assim, Leão foi associado ao vínculo divino entre os governantes e o destino do Império como um todo.
Buda foi dito ter a força e a sabedoria de um leão, portanto, o leão também é um símbolo favorável, usado para descrever a força interna e externa.

Embora atualmente não haja Leões no Sri Lanka, o Leão é um símbolo significativo aqui. O símbolo nacional do Sri Lanka, a Terra dos Leões, é o Leão. Assim, o simbolismo do Leão ainda é predominante e importante para muitas culturas do Extremo Oriente.

Na Astrologia Ocidental, é o quinto signo do zodíaco, seu astro regente é o Sol e seu elemento é o fogoIndivíduos sob a influência de Leão geralmente têm uma mentalidade de Rei da Selva, tornando-os chefes, mentores, guias e instrutores excepcionais. Nos relacionamentos, os leoninos são amorosos e apreciam um companheiro amoroso. Estar no centro das atenções é o lar de uma personalidade leonina.



Atualmente, no Xamanismo, o Leão foi considerado o Animal Totem da Liderança, e sua energia pode ser utilizada para encorajar, aumentar a potência sexual, elevar a autoestima, dar força e vitalidade.  

Se o Leão é o seu Animal Totem, você enfrenta desafios de frente, sem medo. Você é astuto e tem força para superar a concorrência, não importa o quê. Embora seja uma criança um pouco selvagem, se você tem o coração de um Leão, você tem a incrível capacidade de ficar imóvel e silencioso; sua facilidade com a quietude e o silêncio o torna natural na meditação e no trabalho de transe.
Canalizar a Energia do Leão o encoraja a fazer o que é nobre e correto com convicção. 




Características Positiva:

  • Aumento de libido;
  • Autoconfiança;
  • Autoafirmação;
  • Autoestima;
  • Presença;
  • Empoderamento;
  • Potência;
  • Vigor;
  • Força;
  • Resistência;
  • Liderança.

O Lado Sombra do Leão:

  • Orgulho;
  • Vaidade;
  • Egoísmo;
  • Preguiça;
  • Territorialismo;
  • Zona de Conforto;
  • Dependência de uma parceira

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.

Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.


Postar um comentário

0 Comentários