Os Cinco Elementos e as Cinco Estações na Medicina Chinesa



Os chineses acreditam que há cinco estações - outono, inverno, primavera, verão  e fim do verão.

 Atrás de cada uma das estações, existe uma energia elementar; os Cinco Elementos - Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira realmente criando cada um deles. A teoria descreve a relação entre os diferentes elementos da natureza e a força vital, ou "qi", que flui através deles. 

Ao observar a natureza, podemos ver essas cinco energias no mundo ao nosso redor e também ver como essas mesmas energias se refletem em nossos próprios corpos e personalidades.  

Existem 12 meridianos principais em nosso corpo - dois para cada elemento, exceto o Elemento Fogo, que tem quatro.

Cada elemento promove e controla outro:

  • Madeira promove fogo
  • O fogo promove a terra
  • Terra promove metal
  • Metal promove água
  • Água promove madeira
  • Madeira controla a terra
  • Terra controla água
  • Água controla fogo
  • O fogo controla o metal
  • Metal controla madeira


Primavera e Madeira

A primavera é o início do ciclo da estação, uma época de nascimento e novos começos. É também a energia do elemento Madeira. 

Esta é a energia que traz o novo crescimento, que empurra a nova grama pela neve, os novos galhos da madeira velha, produz novas folhas. Ele faz isso para que a natureza possa obter os nutrientes de que precisa para florescer

Como na natureza, a energia da Madeira faz parte da energia do nosso corpo - os meridianos de acupuntura do Fígado e da Vesícula Biliar.


Dado que cada meridiano tem uma função no reino do corpo, o meridiano da vesícula biliar é "O oficial ereto que se destaca no julgamento" e o fígado é "o oficial encarregado do planejamento".

A primavera também é uma época de esperança; esta temporada explode com otimismo, oferecendo mudanças após o período calmo e tranquilo do inverno.

Cada semente e muda está seguindo sua própria parte do plano da natureza. Pense na madeira de uma árvore, ela dá estrutura e forma à natureza, mas não permite que nada a detenha enquanto ela avança. 

Sem esse tipo de mudança, todas as coisas murchariam e morreriam

Corpo: Fígado, vesícula biliar, tendões, olhos
Cor: Verde
Emoção: Raiva
Sabor: Azedo
Tempo: Vento

Verão e Fogo

Após a primavera, passamos para a época ativa do verão. Esta é a energia do Fogo, o tempo de atividade, calor, movimento, crescimento e relacionamento. A própria natureza está se movendo, as plantas estão crescendo, os animais estão se preparando para produzir jovens e as coisas estão agitadas,

O fogo é a nossa capacidade de nos relacionarmos, de nos sentirmos seguros, de nos sentirmos no controle, de ser íntimos, de nos divertir, de rir e de ficar entusiasmados.

O fogo é a energia do Meridiano do Coração - o Rei ou Rainha do Reino do corpo. Se o Coração estiver instável, haverá um sentimento de ansiedade e pânico - o reino está fora de controle.

Na sociedade, é quando estamos do lado de fora, nos reunindo em grupos, curtindo a companhia uns dos outros nas festas. Humanos e plantas florescem com o calor do sol. Há um sentimento elevado e alegre e uma sensação de segurança.

Quando não há calor - nenhuma energia de Fogo - o mundo é um lugar sombrio e frio.

O fogo também é a energia do Protetor do Coração ou Meridiano do PericárdioEssa é a nossa capacidade de nos conectarmos com as pessoas, a energia que está diante de nosso coração e nos protege da dor, como um guerreiro protegeria um monarca.

O Meridiano do Intestino Delgado é conhecido como o "Classificador de Puro de Impuro". É a energia que nos ajuda a discernir o que é necessário e o que é lixo em um sentido mental, emocional e físico 

O Meridiano de Triplo Aquecedor cuida dos três espaços de queima - o topo, o meio e o fundo da área do tronco de nossos corpos. 

É nosso termostato interno que cuida de nossa temperatura emocional e física

Corpo: Coração, língua, pulso
Cor: Vermelho
Emoção: Alegria
Sabor: Amargo
Tempo: Calor


Fim do verão e terra

A próxima é a quinta temporada, Fim do verão. É a mais curta das estações, durando talvez quatro a seis semanas. 

É aquela pausa entre os Elementos ascendentes de Madeira e Fogo e os Elementos descendentes, Metal e Água. É a energia da Terra - Mãe Terra. 

O final do verão é a época da colheita, uma época de fartura, de colher aquilo por que trabalhamos ao longo do ano. As plantas e animais cresceram e produziram o fruto de seu trabalho. 

Se nossa Terra for de boa qualidade, como um solo de qualidade, teremos a capacidade de produzir bons alimentos para nos alimentarmos.

A Terra é sobre nossos sentimentos de estabilidade. Pense no arquétipo de uma Mãe Terra - dando leite nutritivo, tendo abundância de compaixão e cuidado com seus filhos, ajudando-os a se sentirem seguros e protegidos e dando-lhes espaço para crescer.

Você sempre pode notar quando chega o fim do verão porque as pessoas costumam dizer com tristeza que o verão acabou, mas é exatamente a mesma temperatura!  A alta do verão deu lugar à pausa do fim do verão.

O Estômago é o "Oficial de Apodrecimento e Amadurecimento".

Trata-se de nossa capacidade de absorver as coisas, de nos alimentarmos, de nos sentirmos cheios e satisfeitos com os frutos de nossa colheita.

Aqui residem os sentimentos de carência, solidão e vazio.

O Baço - "O Oficial de Distribuição" nos permite mover o Qi para cada célula conforme necessário, para saber que o sustento estará onde precisamos. Desequilibrado, pode exibir preocupação e excesso de preocupação.

Corpo: Baço, estômago, boca, músculos
Cor: Amarelo
Emoção: Pensativo
Sabor: Doce
Tempo: Úmido

Outono e metal

O outono é a energia do Metal, a época em que a natureza se livra do que não é necessário, quando a natureza perde suas folhas e se livra do lixo de que não precisa mais. Com essas folhas ela produz seu próprio composto, enriquecendo o solo, garantindo que o próximo ciclo tenha os nutrientes de que precisa para crescer. 

Metal é sobre nossa própria pureza, nossa essência espiritual, nossa habilidade de ter conexão com um 'pai celestial'

Ao nos dar conexão com os reinos celestiais, o Metal nos ajuda a entender que somos mais do que o 'dia a dia' da vida, que estamos conectados a 'tudo o que existe' e nisso
é a fonte de nossa verdadeira autoestima.

O meridiano do pulmão é o "receptor do Qi celestial", dando-nos a capacidade de receber qi puro, conexão com o espírito e conexão real com os outros.

O Meridiano do Intestino Grosso é conhecido como
"Drenador de Drenos". 

É sobre a nossa capacidade de liberar o que não é necessário do nosso corpo, mente, espírito e emoções.

Ajudando-nos assim a ficarmos limpos e não entupidos com o que já não nos serve.

O metal é a fonte de emoções como boa autoestima, lealdade, vaidade e desejo pelo que já foi.

Corpo: Pulmões, nariz, pele
Cor: Branco
Emoção: Tristeza
Sabor: Pungente
Tempo: Seco


Inverno e Água

O inverno é a energia do elemento Água, o tempo de descanso e hibernação, quando a natureza se retira para formar suas reservas para o próximo ciclo de estações. Esta é uma época do ano mais silenciosa e reflexiva, uma época em que é fácil dormir até tarde, ficar em casa e descansar.

Água tem a ver com nossa capacidade de fluir e superar obstáculos. Para compreender os atributos da água em nós mesmos, podemos pensar nas muitas maneiras como a água se apresenta na natureza. 

Pense em como nossa energia pode se assemelhar a um poderoso rio ou um riacho, as ondas do oceano, um lago congelado, uma chuva suave

Quanto mais descansamos no inverno, mais colheita podemos esperar no final do verão.

A água é o reino do medo, impulso, ambição, flexibilidade e força de vontade.

Água é a energia do Meridiano da Bexiga, o "Responsável pelas Reservas de Energia". É a nossa capacidade de continuar ou a sensação de que estamos muito cansados.

O Meridiano do Rim é chamado de “O Controlador da Água” e, como somos 83% água, é uma função importante. Também é responsável pelo Qi essencial que herdamos de nossos pais, que controla os ciclos maiores em nossa vida, como puberdade, menopausa, etc.

Corpo:  Rins, orelhas, ossos
Cor : Preto
Emoção:  Medo
Sabor:  Salgado
Tempo:  Frio

Postar um comentário

0 Comentários