Diversas versões da mitologia concordam em uma coisa, a Fênix é um pássaro místico imortal que pega fogo e renasce das próprias cinzas.
Diz a lenda, a Fênix é uma ave única que vive por 500 anos. Quando ela está chegando ao fim de sua vida, faz um ninho para si mesma com plantas aromáticas, como mirra, cássia, sálvia e canela. A fênix então bate o bico contra uma pedra, o que acende chamas. Então, ela bate as asas como um fole, incendiando seu ninho e a si mesma.
A magia da fênix é que, assim que perece nas chamas, ela renasce das cinzas. Ela então recolhe as cinzas, rolando-as em um ovo envolto em mirra. Em seguida, ela voa para Heliópolis, no Egito, e entrega o ovo ao Templo do Sol, que homenageia o deus solar Rá. Segundo a lenda, a fênix possui tanto poder que suas lágrimas curam tudo o que tocam e suas cinzas podem trazer os mortos à vida.
Mantive este texto porque é o mesmo que está no arquétipo da Fênix, mas outras versões dizem que ela demora 3 dias para renascer, outras que foram os raios do sol que incendiaram o ninho.
Mitologia da Fênix ao redor do Mundo
A Fênix, ou Bennu, no Egito Antigo
Fênix Na Mitologia Grega
A Fênix na Roma Antiga
A Fênix Na Mitologia persa
Significados da Fênix no Judaísmo e no Cristianismo
A Fênix não só tem o poder de ressuscitar das chamas, como Cristo foi capaz de ressuscitar depois de ser crucificado, mas também é um símbolo de auto sacrifício.
A Fênix Na Mitologia Hindu
Na mitologia hindu, a fênix é frequentemente comparada à divindade aviária Garuda. Como o monte para o deus Vishnu, como a fênix, Garuda é um pássaro do sol. Ele também é descrito como tendo a coloração ardente de vermelho, laranja e amarelo.
De acordo com a mitologia hindu, Garuda tornou-se imortal através de um ato de altruísmo. Sua mãe foi escravizada por cobras . E para libertá-la, Garuda teve que partir em uma jornada épica para capturar um recipiente cheio de amrit, a poção para a imortalidade. Garuda usaria a poção como resgate com as cobras em troca de libertar sua mãe.
Embora Garuda pudesse ter bebido o amrit, ele não o fez. Vishnu ficou tão impressionado com seu altruísmo que concedeu a imortalidade a Garuda de qualquer maneira.
Simbologia na America
Na América, o símbolo da fênix foi representado no primeiro Grande Selo dos Estados Unidos em 1782. Só mais tarde foi substituído pela águia.
Os nativos americanos chamavam a fênix de pássaro do trovão. Thunderbird foi um poderoso elemento transcultural da mitologia nativa norte-americana. Como em outras representações culturais, o pássaro-trovão dos nativos americanos também era um pássaro grande, vermelho e colorido. Tinha asas muito fortes e quando o pássaro batia e batia nelas, era capaz de fazer chover e trovejar.
Segundo a história, em algum momento de 700 – 1400 dC, a área que hoje é nomeada Phoenix no Arizona -US foi o lar de uma tribo de nativos americanos Pueblo. Os Pueblos construíram um sistema de irrigação para trazer água do Rio Salgado para sua área. O sistema de canais era extenso, abrangendo mais de 130 milhas. No entanto, em algum momento durante o século 15, a população desapareceu. Em meados do século 19, pioneiros brancos começaram a se estabelecer na área expandindo o sistema de canais existente, o que lhes permitiu cultivar. Eventualmente, depois de algumas idas e vindas sobre um novo nome para o assentamento, um pioneiro chamado Darrell Duppa sugeriu Phoenix em homenagem à civilização anterior que estava lá e à nova que surgiu.
Simbologia da Fênix Na China
Fênix na tradição chinesa é Feng Huang e o seu significado na cultura chinesa não é apenas paixão e renascimento, mas também um bom presságio associado à harmonia e boa sorte. Isso está ligado à história de que Phoenix apareceu ao imperador Huang Di em cerca de 2600 aC. Após o aparecimento desta importante criatura, seu governo foi próspero e bem sucedido. Portanto, acredita-se que a Fênix seja um presságio de bênçãos e abundância.
Na China, a arte retrata os pássaros aos pares, representando o yin e o yang do Universo; isso também simboliza o equilíbrio, pois o Yin é intuitivo e lunar e o Yang é o sol e a lógica. Esta imagem aparece frequentemente em casamentos como um presente que garante um casamento auspicioso e feliz.
A arte do Feng Shui, considera a Fênix uma criatura auspiciosa. É um bom símbolo para atrair dinheiro e realizar desejos.
Simbologia da Fênix No Japão
No Japão a fênix é chamado Ho-Oo. Seu nome é uma combinação da energia masculina Ho e da energia feminina Oo, e assim representa uma mistura semelhante de masculino e feminino (também Fogo e Água) como encontrado em outras culturas. Ho-Oo aparece pela primeira vez na arte japonesa por volta do século VII. Assim, a antiga conexão com essa crença no equilíbrio e energia alquímica regenerativa que mistura masculino e feminino, Fogo e Água, está bem estabelecida.
--
Para entender como a energia da Fênix pode ser trabalhada e como esse símbolo atua no inconsciente leia o Arquétipo da fênix, e veja a Fênix como Animal de Poder, Totem e Guia Espiritual Animal
Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
0 Comentários
Deixe seu comentário