O Tubarão é um peixe de esqueleto cartilaginoso que possui um corpo hidrodinâmico. É um excelente caçador, intitulado por muitos como o ‘’Rei dos Mares’’. Por causa da conexão do tubarão com a água, há um lado emocional neste espirito animal principalmente quando se trata de mudança.
Essas criaturas têm um olfato apurado e, portanto, ensinam a farejar as coisas que você deseja em sua vida. Esta energia é também sobre o movimento, associada ao fato de que o tubarão não pode parar de nadar devido à falta de bexiga natatória.
O tubarão simboliza autoridade, curiosidade, eficiência, conexão, tutela, inovação, conhecimento, mistério, observação, poder, percepção, proteção, superioridade, movimento e autodefesa.
Como predadores de ponta, os tubarões se movem pelas profundezas do oceano com ferocidade e autoridade. Assim, o animal de poder ou arquétipo do tubarão lembra que uma vez que você se comprometeu com algo, a providência irá agir para que isso aconteça. Você só precisa focar no que deseja alcançar.
Quando o tubarão é seu animal espiritual, você tem a capacidade de ir rapidamente atrás do que deseja na vida.
Proteção
Para os habitantes das ilhas do Pacífico Sul, o tubarão era visto como guardião e protetor. Quando o tubarão é seu animal espiritual, você tem um protetor feroz ao seu lado. Se você se sentir vulnerável ou inseguro sobre uma situação em que está se metendo, chame o tubarão.
Na cultura Maori, o Tubarão é chamado de ‘’Rei das Águas’’, e é um símbolo nobre e sagrado de vitória, proteção e poder. No Neoxamanismo, tornou-se o Animal Totem da Sobrevivência, sendo invocado para trazer coragem para enfrentar situações que exigem equilíbrio emocional e para afastar pessoas e situações desagradáveis.
Orientação
Várias culturas antigas acreditavam que os tubarões serviam como guias para os pescadores. Os tubarões não apenas mostravam os melhores lugares para pescar, mas também guiavam navios fora do curso e mostravam o caminho de casa.
Convoque o arquétipo do tubarão quando precisar de ajuda para tomar uma decisão ou se sentir fora do caminho.
Foco
O tubarão também simboliza o foco necessário para alcançar um objetivo e não desviar a rota. Eles o lembram de ser claro sobre seus objetivos e manter-se no curso desse destino. Ao se concentrar em seus objetivos, você não desvia.
Seguir em frente, movimento
Como dito antes tubarões não param de nadar, estão sempre em movimento. O tubarão sabe que precisa continuar nadando e te lembra de continuar dando os passos independente da situação. Você pode não ter todas as respostas gora, mas o espírito do tubarão lhe diz para continuar seguindo em frente.
Intuição, objetivo e implacabilidade
A intuição do tubarão é fantástica. Tem que ser porque a visão deles não é tão boa. Os tubarões passam o tempo circulando suas presas para poder compreender completamente o que estão vendo. No entanto, uma vez que eles determinam que o que estão circulando é o que eles querem, nada, mas nada pode ficar em seu caminho. Tubarão não hesita, nem pede desculpas.
Aqui nos aprendemos que devemos confiar na nossa intuição, e aguardar para checar, isso é coletar mais informações quando não estamos vendo tudo. Uma vez que decidimos o que queremos ou temos certeza do que está diante de nós devemos agir sem hesitação.
Autoridade
Os tubarões à medida que navegam pelos mares, estejam ou não com fome, colocam outras criaturas marinhas em alerta porque têm uma certa reputação. Existem duas maneiras de desenvolver uma reputação e ganhar autoridade. Uma maneira é buscando conhecimento, adquirindo habilidades, outra é através do medo.
Liderança
A liderança também é uma das principais qualidades que costumamos atribuir aos tubarões. Os tubarões machos, especialmente, tendem a cuidar de suas famílias, pois os protegem contra possíveis predadores. Apesar disso eles ficarão longe de seu grupo por vários dias quando desejarem, mostrando um equilíbrio entre sociabilidade e independência.
Tubarão Mitologia e Folclore
O simbolismo do dente de tubarão na mitologia fala de proteção força e potência. É um símbolo masculino muito usado por guerreiros. Na cultura havaiana o dente de tubarão é um amuleto usado para proteção, para homenagear seus ancestrais, deuses e criaturas que vivem no mar ou para atrair as mulheres.
Na Idade Média, as pessoas usavam um dente de tubarão para protegê-las do veneno em alimentos e bebidas, o que poderia facilmente se traduzir em nos proteger de situações tóxicas.
Na mitologia Hindu, Vishnu, o deus da Sustentação Universal, em algumas imagens está representado meditando na boca de um tubarão, o que significa que seu poder é superior à morte.
Na África e em algumas ilhas do Pacífico, o Tubarão é um Animal Sagrado, que representa a Força Criadora, utilizado como símbolo de virilidade nos rituais de iniciação masculina. Para os marinheiros e piratas, o tubarão é símbolo de poder, de proteção e destemor.
Para os Romanos, o Tubarão estava associado ao deus Netuno, simbolizando transformação, audácia, coragem, velocidade, astúcia e agressividade.
Na Escócia, o tubarão-frade está envolto em mistério e mito. Os pescadores acreditam que este animal arrasta seus barcos debaixo d'água para afogá-los e matá-los. Há histórias sobre o tubarão que o ilustram como um enorme monstro cercado por enormes cobras.
Tubarões na mitologia grega
Na mitologia grega, há a história de Lamia, que era filha de Poseidon. Zeus se apaixona por Lamia, mas, infelizmente, a esposa de Zeus, Hera, descobre o caso e rouba os dois filhos de Lamia. Essa perda de seus filhos leva Lamia à loucura. Então, e por pena, Zeus a transforma em um monstro marinho parecido com um tubarão que pode devorar os filhos de outras pessoas.
Simbolismo do tubarão nativo americano
A palavra tubarão nasceu nesta região da palavra maia xooc; é o sobrenome de “cão do mar”. O tubarão nativo americano não está muito presente em seu folclore porque é visto como um peixe.
Como um presságio, os símbolos de tubarão são de uma tempestade, furacão ou outro evento climático catastrófico, quando vistos perto da costa.
Na mitologia havaiana há uma crença de que após a morte, o corpo se transformaria em um tubarão e protegeria e direcionaria os peixes para sua família.
Os animais espirituais havaianos são sete deuses tubarões que protegem o oceano. Kamohoali'i é o principal deus tubarão. Ele podia se transformar em outros tipos de peixes e era um navegador muito bom. Ele também era um amigo marinheiro, ajudando-os a encontrar o caminho de casa em troca de uma bebida. Por isso, os tubarões eram admirados, respeitados e jamais representariam uma fonte de alimento.
De acordo com um antigo mito havaiano, um guerreiro usava um dente de tubarão durante uma batalha contra um . O dente de tubarão deu ao guerreiro coragem e proteção para vencer o deus do mar e sair vitorioso, contra todas as probabilidades.
Desde então
Lendas de Fiji
O povo de Fiji também tem um importante deus tubarão. Dakuwaqa era uma divindade metade tubarão e metade homem que ajudava os pescadores a encontrar a melhor captura. Além disso, Dakuwaqa protegeria o pescador de monstros marinhos e outros perigos no mar.
Lendas do Tubarão da Nova Zelândia
Como outros habitantes das ilhas do Pacífico Sul, o povo maori da Nova Zelândia via o tubarão como um guardião e guia confiável.Uma lenda conta a história de uma viagem marítima onde a canoa dos viajantes é quase engolida por um monstro marinho gigante chamado Te Parata. No entanto, um enorme tubarão branco vem em seu socorro. Até hoje, a confederação Te Arawa dos maoris vê o tubarão como seu guardião
Tubarão; simbologia no Japão
Nas lendas japonesas, há um goblin chamado Tengu que tem um focinho comprido. Tengu também é um metamorfo que pode se mover instantaneamente para lugares diferentes. Acima de tudo, Tengu odeia ostentação e arrogância, especialmente quando se trata de monges budistas ou xintoístas. Então, Tengu é uma espécie de algoz, e ele está associado ao tubarão goblin ( Mitsukurina owstoni ), que é chamado de tengu-zame em japonês.
Tubarões na cultura chinesa
Os mitos chineses relacionados aos tubarões os colocaram tragicamente em risco de extinção. A sopa de barbatana de tubarão originou-se na dinastia Ming do século XIV, quando o peixe difícil de pescar era servido em ocasiões especiais para a realeza. No século 18, ganhou a mesa dos plebeus que consumiam sopa de barbatana de tubarão como uma iguaria especial. Alega-se que comer barbatana de tubarão aumentaria a potência sexual e preveniria doenças, entre outras coisas.
Histórias de tubarões das Bahamas
Nas Bahamas, há uma lenda sobre uma criatura mítica chamada Lusca, que é meio tubarão e meio polvo. Lusca é uma criatura medrosa que se esconde em cavernas, especialmente no famoso Bluehole nas Bahamas. Lusca é tão poderoso que sua respiração cria correntes e redemoinhos. No entanto, Lusca não é de todo mau porque também é responsável por proteger os peixes e garantir que eles sejam bem alimentados.
O simbolismo do tubarão na América do Sul
A lenda de to Nohi-Abassi
Na América do Sul, os povos indígenas Warao contam a história da constelação que chamamos de Cinturão de Órion. No entanto, de acordo com os Warao, a espada pendurada no cinto de Orion não é uma espada, mas a perna humana decepada de um homem chamado Nohi-Abassi.
Nohi-Abassi, decidiu matar sua sogra atraindo-a para o oceano, onde pediu a um tubarão que a esperasse e a comesse. No entanto, o tubarão era na verdade sua cunhada disfarçada, ela mordeu a perna de Nohi-Abassi, e agora ela reside no céu.
Animal Totem Tubarão
Aqueles governados pelo totem animal tubarão sentem a vida em um nível muito íntimo, habitando profundamente suas emoções e emanando grande energia ao redor. Os tubarões podem não parecer emocionais, mas como seu elemento primordial é a água, eles estão altamente conectados ao seu eu interior. As pessoas do totem de tubarão são mestres das emoções e, embora não deixem ninguém ver o que estão sentindo, as pessoas de tubarão vivem e sentem a vida ao máximo.
O espírito animal do tubarão aparece quando você precisa enfrentar seus próprios medos e as pessoas que costumam te derrubar ou te impedir. Com demasiada frequência permitimos que opiniões e julgamentos externos suprimam nosso instinto natural de viver a vida ao máximo. O espírito animal tubarão é aquele que não deixa você se prejudicar e não deixa críticas e julgamentos baixarem sua autoestima. Esse espírito lhe dá a força necessária para superar qualquer mal e uma pessoa prejudicial que não permite que você expanda todo o seu potencial. O espírito do tubarão é um ser independente que não aceita ordens de ninguém. Ele age quando quer e como quer. Este guia espiritual vem para ensiná-lo a manifestar aquilo que está dentro de todos nós, a energia divina de Deus.
Características Positivas:
- Coragem para ir atrás dos objetivos;
- Imponência;
- Sensibilidade olfativa;
- Domínio sobre o medo;
- Autoconfiança;
- Virilidade;
- Vigor;
- desapego;
- Intuição e sensibilidade aflorada;
- Libido;
- Eleva produção de dopamina;
- Movimento e Ação
- Poder Pessoal
- Liderança
- Ética de trabalho
- Avanço
- Consciência de Vidas Passadas
- Transformação
- Mudança de forma
- Produtividade
- Independência
O Lado Sombrio do Tubarão:
- Solidão;
- Irritabilidade;
- Desapego completo das relações;
- Inconsequente;
- workaholic
- Saída da Zona de Conforto constante o que é sentido como instabilidade;
Quando chamar o arquétipo e Animal de Poder Tubarão
- Invoque o Tubarão como seu Animal de Poder quando não tiver certeza do que deseja e/ou não conseguir ver um caminho pacífico para o que deseja.
- Quando estiver com medo.
- Quando não consegue focar no seu objetivo e manter-se no curso.
- Quando estiver muito parado e precisar de produtividade e avanço.
+Arquétipos:
- Arquétipo do Cisne: Atrair a Alma Gêmea e Fidelidade no Amor
- Arquétipo do Leão; Realeza, Autoconfiança, Liderança e Autoridade
- Animal de Poder, Arquétipo, Totem e Animal Espiritual; Diferenças
- Arquétipo da Cleópatra: Magnetismo Pessoal, Estratégia e Poder
- Pimenta Malagueta: Arquétipo da Paixão e Intensidade
- Lista -Pomar Místico - Arquétipo, Simbologia e Significado das frutas
- Lista - Simbologia das Flores e Plantas: Jardim de Conhecimento Místico
- Arquétipos Animais - Sabedoria da Natureza (Animal de poder)
Indo além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
0 Comentários
Deixe seu comentário