Arquétipo Cervo/veado; Majestade, Virilidade, Regeneração e Misticismo


O simbolismo e os significados do veado incluem resistência, virilidade, majestade, graça, instintos, maturidade, regeneração e iluminação espiritual. Também incorpora a rara combinação entre intuição e conhecimento.

O animal espiritual do veado é um símbolo de poder, graça e força semelhante ao simbolismo do alce.

Os chifres se assemelham a galhos de árvores e são ostentados como coroas, ao mesmo tempo em que representam agilidade, poder ou vigor sexual e regeneração. A queda de seus chifres e crescimento de um novo acompanha o ciclo das árvores que perdem suas folhas no outono e as recuperam na primavera

O cervo tem sido um símbolo de conhecimento, poder e proteção por séculos em diferentes culturas. Frequentemente representados nas telas de tv ou cinema com um emblema místico e enigmático.

Alces e veados/cervos são membros da família Cervidae, então eles têm muito em comum. De fato, do ponto de vista científico, o alce é a maior espécie de veado. Ambas as criaturas são ruminantes herbívoros quadrúpedes.

Como arquétipo eles também compartilham muito pois fazem parte da mesma família mas tem diferenças tanto do seu comportamento quanto simbologia cultural.

Qual a diferença entre Alces e veados?

Os cervos são mais rápidos e menores que os alces em altura e peso, e têm uma variedade muito maior de áreas em que vivem. Os alces têm características muito distintas, incluindo seus focinhos, barbelas e chifres e cervos Focinho mais curto e fino sem barbela.

As diferenças nos chifres desses animais são profundas, pois as Galhadas do cervo são espigadas que crescem para cima. Apesar das diferenças ambos representam nobreza e fertilidade por seus chifres entre outras similaridades.

Elemento

Como uma criatura da floresta, o Cervo tem fortes laços com as sagradas energias da Terra. Com seus chifres maciços, todos os Veados também têm uma conexão com o Elemento Ar, intelecto, ideias e a Mente Superior.

Nobreza

Com Galhadas maciças e elaboradas, os chifres dos cervos crescem horizontalmente no início e depois para cima, criando um conjunto amplo e plano de chifres que são usados para derrubar os inimigos.

Os majestosos chifres do cervo são sua coroa. Seu espírito o lembra de ter orgulho de quem você é, de onde você vem e o que você representa.


Força e agilidade

Cervos podem viajar por qualquer terreno porque suas pernas são feitas de músculos e seus chifres os dão segurança para se mover em terrenos perigosos. Eles são corredores rápidos que podem correr com facilidade em qualquer tipo de superfície graças aos fortes músculos nas pernas e cascos que protegem de pedras ou outros detritos sob os pés.

Como arquétipo  isso se refere a ter raciocínio  rápido. A capacidade de explorar os problemas de mais de um ângulo rapidamente se traduz em soluções na vida diária. A força aqui se traduz em  flexibilidade de navegar em diferentes terrenos sociais.


Iluminação Espiritual

Os chifres do cervo podem parecer uma coroa e, em muitas culturas, isso é visto como uma indicação de que o animal tem a capacidade de alcançar o divino.

De uma perspectiva mística, os chifres do Cervo são como antenas que alcançam o mundo invisível. Esse simbolismo do veado/cervo o torna um dos guias de espírito animal mais populares para aqueles que estão em uma jornada espiritual.

Ao incorporar este arquétipo você é encorajado em sua jornada para a iluminação espiritual, para que essas habilidades possam ser aprimoradas ainda mais por meio de treinamento ou estudo.

O veado também é um totem poderoso para sair da sua zona de conforto e se tornar um especialista em tudo o que você busca.

Vigor e Virilidade

O cervo é conhecido por sua força durante o tempo de acasalamento, o que significa que ele será capaz de fornecer muitos descendentes. Assim o cervo é um símbolo de resistência e virilidade.

De fato, o deus celta da fertilidade Cernunnos ostenta um conjunto de galhadas inspiradas nos cervídeos como o cervo e o alce. Cernunnos também era o deus da floresta e do deserto.

O animal de poder do veado é um arquétipo útil quando você deseja trazer mais paixão, força e vitalidade para as áreas de sua vida. Isso pode ser seus relacionamentos pessoais, seu trabalho ou até mesmo seu regime de saúde.

Regeneração e transformação

Como o Alce , o veado cresce e perde seus chifres todos os anos por isso também é um símbolo de regeneração. Isso representa a energia da natureza que é autorregenerativa e cíclica.

Enquanto seus chifres caem para que possam renascer logo depois, o veado representa a vida como um grande ciclo onde todos devem tentar o seu melhor e abandonar o que foi ou não. Assim como acontece todos os anos quando o verão se torna outono e o inverno se torna primavera novamente o cervo nos ensina que precisamos deixar ir para crescermos mais fortes.

Quebrar comportamentos  requer força interior, é uma decisão consciente que exige e nos transforma.

O guia espiritual do veado ensina que a perda pode servir como porta de entrada para ganhos mais gratificantes no futuro. Ele também demonstra que não importa o quão quebrado você se sinta, sempre há o poder de curar, evoluir e transformar sua vida.


Em alguns caminhos pagãos, há uma correlação entre a forma de um par de chifres e a lua crescente. A imagem de um veado com uma lua cheia entre seus chifres representa os aspectos masculino (os chifres) e feminino (a lua) do Divino.

Veados na mitologia cultural e folclore

O veado, ou cervo, aparece nos mitos e lendas de muitas culturas ao redor do mundo. Aqui estão alguns desses símbolos e histórias.

Simbolismo do Veado branco

O místico cervo branco tem sua tonalidade por causa de um padrão genético chamado leucismo. É raro ver um veado branco na natureza, é um animal incomum e indescritível que tem um significado especial nas culturas antigas.

A anomalia genética torna a criatura mais vulnerável, dificultando a sua capacidade se camuflar de predadores. Assim, sua coloração faz laços diretos com o conceito de inocência, pureza e vulnerabilidade.

Os celtas acreditavam que ele trazia mensagens do mundo espiritual.

Algumas histórias antigas sobre o Cervo Branco sugerem que qualquer caçador em busca do cervo milagroso sabe que não deve matar a criatura.

Nas lendas do Rei Arthur, o veado branco representava a busca de uma busca espiritual.

Para os cristãos, o veado branco representava a conversão ao cristianismo. Em uma história, um general romano chamado Placidus estava caçando na floresta. quando se deparou com um veado branco e parou para matá-lo. No entanto, antes disso, ele viu a aparição de uma cruz nos chifres do veado e ouviu uma voz que lhe disse para seguir Jesus Cristo. Plácido imediatamente se converteu ao cristianismo e tomou o nome de Eustáquio, tornando-se Santo Eustáquio.

O veado branco também aparece em histórias e filmes modernos. No popular filme Branca de Neve e Caçador , estrelado por Kristen Stewart e Chris Hemsworth, o cervo branco aparece no Santuário. Ele se curva a Branca de Neve porque sabe que ela é aquela que está destinada a curar a terra e derrotar o mal. Outro exemplo é a série Sombra e Ossos, onde  o cervo era considerado um mito pelos Ravka e seria capaz de amplificar os poderes de um mago.  

Simbolismo do veado negro

No Reino Unido e na Irlanda, o símbolo de um veado preto é um tema especial no folclore celta e anglo-saxão. Tal como acontece com as borboletas pretas e libélulas pretas , um veado preto tem significados especiais que o diferenciam de outros cervos. A cor preta simboliza mistério, formalidade, elegância e rebeldia. Sem o preto, outras cores não teriam variedade em profundidade e matiz.

o veado preto tem poderes sutis. Como ele pode não ser perceptível no início, o cervo preto é um sinal de olhar além do óbvio. Ele nos mostra que as verdadeiras riquezas estão abaixo da superfície. Como diz o ditado - As águas paradas são profundas .

O Keresh, um cervo negro gigante na mitologia e lenda judaica conhecido por seu chifre único. Fontes acadêmicas dizem que ele foi criado por Deus para ser usado apenas pelo povo judeu.

O Cervo na mitologia grega

Os antigos gregos associavam Ártemis, que era a deusa dos animais selvagens e da caça, ao veado. Filha de Zeus e Leto, Ártemis adorava correr livremente na floresta.

Um dia, um jovem caçador de veados chamado Actéon estava caçando na floresta, e ouviu um riso, então ele caminhou em direção ao som e viu Artemis tomando banho com suas ninfas em um lago. Atordoado por sua beleza, Actéon ficou paralisado, boquiaberto. Quando Artemis percebeu que ele a viu nua, ficou furiosa e jogou água em Acteon. Assim que as gotículas atingiram seu rosto, Acteon cresceu chifres e começou a se transformar em um cervo. Não o reconhecendo quando ele se tornou um cervo, os próprios cães de caça de Actéon o atacaram.

Aqui, Acteon representa a natureza intrusiva do ego que polui a sabedoria pura representada pela nudez.

Significado do veado na mitologia celta

O cervo foi uma criatura importante para os antigos celtas. Para eles o veado/cervo estava espiritualmente ligado à floresta pois parece que carrega a floresta com ela coroada na cabeça.

O veado é um símbolo do deus celta Cernunnos. Como um deus dos animais e lugares selvagens, Cernunnos é o “Chifrudo”. Ele é o mediador entre a humanidade e a natureza, capaz de domar tanto o predador quanto a presa.

Os celtas também acreditavam que o veado simbolizava prosperidade. Na verdade, eles às vezes retratavam Cernunnos ao lado de um veado bebendo de uma fonte cheia de moedas.

Na mitologia irlandesa, a deusa Sadhbh, esposa do lendário líder guerreiro, Finn mac Cumhail, foi transformada em cervo por um feiticeiro malvado com quem ela se recusou a   casar.

Enquanto caçavam na floresta, os cães de Finn se recusaram a matar um cervo encurralado. Mais tarde naquela noite, Sadhbh veio a Finn em um sonho e explicou que seu amor quebraria o feitiço.

Cocidius era uma divindade celta-britânica representada na Muralha de Adriano associada ao veado. Ele é um deus da floresta e da caça, conhecido como amieiro.

Simbolismo do veado na mitologia nórdica

De acordo com as lendas nórdicas, um cervo gigante chamado Eikþyrnir estava no topo de Valhalla. O nome de Eikþyrnir é derivado de uma combinação das palavras carvalho e espinho. Como diz a lenda, Eikþyrnir mordiscava as folhas da Árvore da Vida Nórdica – Yggdrasil. Os chifres de Eikþyrnir, por sua vez, serviram a uma função cósmica em que a água fluía de suas pontas, criando os principais rios dos mundos nórdicos.

Em outra lenda nórdica, o deus Freyr está apaixonado pela giganta Gerðr. Então, ele dá sua espada ao seu vassalo Skírnir em troca de ir à terra dos gigantes para contar a Gerðr sobre seu amor. No entanto, Freyr tem problemas com outro gigante – Beli, que o desafia. Agora sem espada, Freyr conta com a ajuda de um chifre de veado para derrotar Beli.

Simbolismo do Cervo no budismo

Na tradição budista, os veados simbolizam felicidade e alegria, pois acredita-se que esses animais nunca param de correr até que seus chifres caiam. Isso os torna um excelente totem/arquétipo se alguém sente que a vida tem sido particularmente difícil ultimamente.

Simbologia do Cervo no Hinduísmo

Na cultura hindu, os veados são um símbolo de riqueza, mas também de fertilidade. Na mitologia hindu, o deus Vayu é frequentemente retratado montando um cervo. Em sânscrito, Vayu significa literalmente “soprador” ou “sopro de vida” que faz referencia a fertilidade.

O  Brihadaranyaka Upanishad diz que se a visão deixa o corpo de um homem, ele continuará a viver, mas a menos que seja guiado por Vayu, o homem ficará cego.


Simbolismo do Cervo na cultura nativa americana

O simbolismo do veado na cultura nativa americana está associado ao mistério e à magia. A maioria das tribos via esses animais como curandeiros ou portadores de magia porque eles são conhecidos por trocarem seus chifres periodicamente. Também acreditavam que ele podia desaparecer para fugir dos caçadores como um truque de mágica!

Uma lenda Cherokee que conta a história de “ Como o Cervo conseguiu seus chifres. ” O mito diz que o cervo e o coelho se enfrentaram em uma corrida para ver qual animal era o mais rápido. O coelho (arquétipo malandro) foi pego criando um atalho e o prêmio - um par de chifres - foi dado ao cervo.

Simbolismo do Cervo cultura chinesa

Nesta cultura, os veados são frequentemente vistos como símbolos de masculinidade e energia masculina, já que são bons pais para suas famílias - bebês veados crescem fortes e orgulhosos, assim como os homens que os ajudaram a fazer isso também!

Animal de Poder do Cervo

  • Invoque o animal de poder veado em situações em que você:
  • Precisa infundir mais resistência e vitalidade em sua vida, quer seja seu trabalho, sua vida amorosa, saúde, ou outra área.
  • Sinta que você perdeu ou foi derrotado e quer se tornar mais forte do que era antes.
  • Precisar assumir um papel de liderança. Precisa se impor.
  • Busca desenvolver sua espiritualidade
  • Precisa soltar algum aspecto de si mesmo para renascer em um novo ciclo tal qual o cervo com seus chifres.
  • Mudar hábitos

+Arquétipos:

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres. Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.

Postar um comentário

0 Comentários