Elefantes são os maiores animais terrestres viventes, podendo atingir mais de 7 toneladas, são herbívoros e habitam algumas regiões da África e da Ásia. Vivem em grupos, podendo também ser encontrados machos solitários, que se aproximam das fêmeas apenas em época reprodutiva.
Os machos passam por um fenômeno conhecido como musth, provocado pelo aumento do hormônio da testosterona que excita o animal, tornando-o agressivo por um período de aproximadamente três meses. Nesse período Glândulas situadas na altura das têmporas segregam uma substância odorífera que atrai as fêmeas, eles também emitem sons como forma de avisar as fêmeas sobre o estado sexual e também afastar outros machos.
A fêmea fica no cio por 3 a 7 dias e usam sinais químicos, auditivos e visuais para mostrar aos machos. Elas tem a gestação, a mais longa entre os animais mamíferos, cerca de 22 meses que dá origem a apenas um filhote, que pode pesar cerca de 100 kg, além da mãe, os filhotes contam com os cuidados de outros membros da manada.
A tromba dos elefantes é utilizada para manipular objetos, levar água e comida até a boca, respirar e cheirar, comunicar-se e acariciar outros membros do grupo. As presas também apresentam grande importância, ajudando esses animais a marcarem árvores, se defenderem em lutas e levantarem objetos.
Audição aguçada - A audição do Elefante é tão desenvolvida que podem facilmente detectar os passos de um camundongo.
Proteção
Uma característica interessante dos elefantes é o zelo que têm uns com os outros. O elefante não recua quando eles ou seus entes queridos são ameaçados. unindo-se contra possíveis predadores e auxiliando quando algum indivíduo está ferido ou em perigo, por exemplo.
Lealdade e devoção ao grupo/família
Pelos elefantes serem tão protetores de seus grupos familiares é a razão pela qual eles também são símbolos de lealdade e devoção.
Sociedade matriarcal
Os bandos são geralmente constituídos e liderados por fêmeas acompanhadas de seus filhotes. Um Bando costuma ter entre 10 e 30 indivíduos podendo reunir-se com outros bandos para pastar, sendo observados até 100 indivíduos juntos.
Os filhos machos só permanecem unidos a esses bandos até atingir cerca de 12 anos. Os machos adultos podem ser observados sozinhos ou, ainda, em grupos menores.
- Xamãs e Trabalhadores da Luz nos dizem que o Elefante nos guia para uma compreensão mais profunda da Donzela, Mãe e Anciã e nos ajuda a reconectar com nossos próprios atributos femininos positivos.
Inteligência
Os elefantes se destacam por serem animais muito inteligentes e possuírem grandes cérebros. Décadas de estudos compõem uma literatura com pesquisas e acompanhamentos científicos sobre a inteligência e as habilidades cognitivas desses animais.
Com a região olfativa extremamente desenvolvida elefantes podem distinguir entre os cheiros de urina de até 30 elefantes fêmeas. E podem lembra-los mesmo que estejam separados há anos. Essa característica os ajuda a ficarem juntos quando viajam em grandes manadas reconhecendo o cheiro e voltando a trilha.
O cérebro codifica essa capacidade para o que é necessário a sobrevivência, como lembrar a localização de alimento e identificação da família.
O elefante na foto após ter se molhado, usa a tromba para se jogar terra como uma forma de se proteger do sol.
O animal espiritual elefante representa força e poder. Em algumas culturas, o elefante também pode simbolizar libido e virilidade. Você pode ser levado a prestar atenção à sua força e resistência.
No Xamanismo, o Elefante é considerado como o Animal de Guardião da força, da realeza e da sabedoria.
Simbologia do Elefante pelo mundo
Na Dinamarca, existe um grupo religioso chamado Ordem do Elefante. Neste cenário, o elefante simboliza piedade, gentileza e temperança.
Na Sicília, o Espírito do Elefante tem laços com feitiçaria e magia. Diz a lenda que um poderoso mago chamado Heliodorus poderia se transformar nessa grande criatura.
Na Tailândia, Birmânia e Laos, o elefante branco é sagrado e está associado à boa sorte e à realeza.
O que o elefante simboliza nas culturas africanas?Para o povo Ashanti, os elefantes eram vistos como reencarnações das almas dos ancestrais, especialmente poderosos líderes ancestrais. Assim, o simbolismo da graça, poder e nobreza e elefantes é visto nesta cultura.
O povo Akan de Gana tem uma história de Nyame, o Deus do Céu que criou o mundo do nada. Ele então criou Elefante, Leopardo e Macaco. Nesta tradição, acredita-se que esses três animais fundiram seu poder para criar a vida na Terra.
Simbolismo do elefante na China, Índia e Japão.
De acordo com a lenda, quando a rainha Maya, que era a mãe de Siddhartha, o homem que se tornou o Buda, ficou grávida, ela sonhou com um elefante branco. O elefante é visto pelos budistas como tendo sabedoria e compaixão.
No Japão, consideram uma reencarnação de Buda como um elefante branco com olhos vermelhos. Sua associação com a água transmiti ao elefante uma ligação com as qualidades desse elemento como família, emoção, carinho e compaixão. Estão associados também à proteção contra o fogo por causa da ligação entre o elefante e a água.
Criaturas míticas encontradas na cultura japonesa conhecidas como Baku são descritas como tendo a cabeça de um elefante e o corpo de um leão e conhecidas como “Devoradores de pesadelos”. Portanto, estão associados a protegê-lo enquanto você dorme.
Na China estátuas de elefantes podem ser encontradas marcando o caminho para o palácio dos imperadores Ming. Associadas à fertilidade, mulheres que queriam engravidar colocavam pedras nas costas das estátuas como um ritual para estimular a fertilidade.
Na mitologia hindu, os Achdequedjam são oito elefantes gigantes que sustentam a Terra como pilares.
Para os hindus, os elefantes são considerados animais Sagrados. A divindade Ganesha tem a cabeça de um elefante, e é um deus para abrir caminhos, da boa sorte, de bênçãos, do conhecimento, da beleza, da força, do equilíbrio, da superação, do sucesso duradouro e proteção.
Para recorrer ao poder do Elefante para superar obstáculos e abrir seu caminho, uma prática comum é falar o nome de Ganesha com o um mantra, cento e oito vezes. Ganesha é considerado um protetor e provedor para aqueles que são desprivilegiados ou necessitados.
Na mitologia indiana, uma divindade chamada Airavata é um elefante branco que carrega Indra , o deus da guerra e das monções. Assim, na Índia, um elefante branco está associado à chuva e é frequentemente representado voando no céu como uma nuvem branca.
Praticantes do feng shui acreditam que a estatura de um elefante com a tromba para cima pode melhorar o fluxo de boa sorte em sua vida. Segundo o feng shui, os elefantes também carregam a energia do amor, prosperidade e lealdade especialmente se eles estiverem com as trombas entrelaçadas.
Esperança, abundância e prosperidade estão associadas ao elefante, assim como riqueza e diversão.
O tamanho e a longa vida útil de um elefante dão a essa criatura uma associação simbólica com força e vitalidade. Os elefantes também estão associados à sabedoria, inteligência, triunfo, cooperação e colaboração.
Elefante também aparece como um lembrete de que você pode ser grande, forte e intimidador, mas seu verdadeiro poder pode vir de agir com gentileza e não de usar toda a sua força apenas porque você pode.
Evoque o arquétipo - animal de poder elefante quando você:
- Precisar reunir forças para superar um obstáculo em sua vida.
- Quando se sentir sozinho e precisar do apoio de outras pessoas.
- Quando quiser guiar ou precisar proteger a sua família.
- Quer convocar boa sorte, prosperidade e uma vida longa!
Características Positivas:
- Força;
- Resistência;
- Inteligência;
- Boa memória;
- Prosperidade;
- Boa Sorte;
- Amorosidade;
- Afeto e carinho;
- Compreensão;
- Facilidade para aprendizado;
- Abertura de caminhos;
- Sensibilidade;
- Solidariedade;
- Paciência;
- Sociabilidade feminina;
O Lado Sombra do Elefante:
- Lentidão;
- Gula;
- Excesso de peso.
+Arquétipos:
- Arquétipo do Cisne: Atrair a Alma Gêmea e Fidelidade no Amor
- Arquétipo do Leão; Realeza, Autoconfiança, Liderança e Autoridade
- Arquétipo da Cleópatra: Magnetismo Pessoal, Estratégia e Poder
- Arquétipo da Paixão e Intensidade
- Arquétipo Para abrir os caminhos, Oportunidades e Conquistas
- Arquétipo para Soltar o Passado, Atrair Sabedoria e Oportunidade
0 Comentários
Deixe seu comentário