Panda - Arquétipo do Desapego; Soltar, Independência, impor limites pessoais e desacelerar


O panda é um excelente arquétipo para praticar o desapego, aquele famoso “soltar”. Associado à serenidade, independência, ternura, paciência, força e paz, o  panda não é apenas uma das criaturas mais adoráveis ​​do planeta, mas também um arquétipo animal poderoso.

O simbolismo do panda traz à tona a importância dos limites pessoais, bem como o conforto físico e emocional.  Representa o valor das emoções e a importância da paciência. O Espírito Panda geralmente trabalha no Chakra do Coração para ajudá-lo a demonstrar amor, inclusive para consigo mesmo. 

O panda gigante é um mamífero de  pelagem branca com manchas negras nos olhos e membros, e suas orelhas e ombros negros que normalmente come bambu, apesar de ter o sistema digestivo igual ao de animais carnívoros, pertencendo à família Ursídea endêmico.

Extremamente dócil e tímido, só  ataca se ficar extremamente irritado. Os ursos panda podem ter até 70 cm de altura e  pesam de 75 a 160 kg. Diferentemente de outras espécies de ursos, eles não hibernam, pois seu principal alimento continua disponível mesmo com as mudanças de estações.


DESAPEGO & SOLTAR

Os ursos panda se reproduzem muito pouco. As fêmeas entram no cio apenas uma vez por ano durante um curto período de 24 a 72 horas - na Primavera. Enquanto Pandas machos  tão pouco se interessam por sexo em outra estação. As mães têm geralmente apenas um filhote. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais. Além disso pandas começam a  vida sexual, só por volta dos 5 a 6 anos de idade.

Sendo assim é preciso usar esse arquétipo com  bastante cuidado, pois ele pôde diminuir a libido por isso não é recomendado uma imagem de panda no quarto do casal. 

Esse desapego do desejo combinado com a individualidade do panda que o fazem ser um símbolo do "soltar" - soltar seus desejos pro universo, ou soltar a expectativa de seus desejos.

“O desejo faz o colapso da função de onda. Sem o desejo não haverá imersão na matéria. Em última instância o espírito precisa fazer um esforço para desejar, somente assim poderá encarnar. A dificuldade de fazer os ursos panda procriarem é que já não tem interesse na matéria.” Prof. Hélio Couto 

No entanto essa baixa libido e a sua baixa energia que vem da sua alimentação, fazem dele um animal bem "preguiçoso", ele realmente não dispõem de muito energia e como arquétipo pode transmitir isso.

TRANQUILIDADE E FORÇA INTERIOR

Este animal está profundamente ligado ao plano espiritualEle inspira a sensação de profunda tranquilidade e força interior. É um animal que  incorporou o conceito do desapego e por isso  é um excelente arquétipo para quem está querendo desenvolver a habilidade de soltar, de desapegar-se conscientemente , de deixar as coisas fluírem, de aceitar a finalização de ciclos. Para quem sofre com dependência emocional pelos parceiros.

 INDEPENDÊNCIA E LIMITES PESSOAIS

Pandas são animais solitários que demarcam seus territórios. Encontrando a sua espécie apenas na época reprodutiva esse animal vive solitário durante maior parte de sua existência. 

O espírito animal do Panda nos lembra da importância de estabelecer limites pessoaisSe ultimamente você está se sentindo muito dependente dos outros, os pandas o motivam a se tornar mais independente. Enfatiza a importância de se sentir seguro consigo mesmo sozinho ou acompanhado.

 Pela afinidade com esse guia, você pode sentir necessidade de manter distância em ordem de se sentir confortável em arranjos sociais ou relacionamentos. 

DIVERSÃO; SER SUA MELHOR CIA 

Apesar de viverem mais sozinhos isso não os impede de se divertir. Pandas são observados se divertindo em sua própria companhia. Assim eles nos ensinam a incorporar humor e diversão em nossas vidas. Simbolizam paz e boa sorte, e como ter uma visão positiva da vida pode fazer a diferença.

SIMBOLOGIA DO PANDA NA CHINA 

O único habitat natural do urso panda no planeta são as montanhas da China, essa é a razão pela qual o panda acabou se tornando um símbolo do país.

Na China, o urso panda simboliza a fragilidade, a extinção, a terra frágil, a ruptura com antepassados e com os familiares, o potencial para o autismo, o pensamento lateral e o vegetarianismo inteligente

EQUILÍBRIO, YIN YANG

O Panda também é associado ao Yin Yang, pelas cores preta e branca de sua pelagem. É considerado um animal que possui uma frequência espiritual do equilíbrio perfeito entre feminino e masculino. Todavia o Panda tem natureza energética yin predominante.

SIMBOLOGIA DO PANDA NO OCIDENTE 

Na cultura ocidental, a imagem do urso panda está diretamente ligada à personalidade das pessoas, principalmente no aspecto emocional.  o panda é caracterizado por ser um animal bastante sensível ao ambiente em que vive e se estressa com facilidade e uma certa frequência, principalmente quando há muito barulho ou situações que não está acostumado. 

Logo você pode estar inclinado a ser mais emocional e sentir forte necessidade de conforto físico e material se sentir seguro e provavelmente permanecerá sempre muito atento ao seu ambiente e suas mudanças.

DEVAGAR E SEMPRE; PROGRESSO LENTO MAS COM DETERMINAÇÃO

Apetite Elevado

Pandas comem o tempo todo! Apesar de ingerir  alimentos de origem animal, como insetos, ovos e pequenos roedores, isso corresponde à apenas 1% de sua alimentação que é principalmente de origem vegetal. Como seu sistema digestivo é de um animal carnívoro não permite a digestão eficiente de seu principal alimento, o bambu.  Diante disso, precisam consumir grandes quantidades de bambu, entre 12 kg e 38 kg  por dia.  

Passam o dia todo basicamente comendo e dormindo. Assim é um arquétipo que pode aumentar o apetite. 

Adaptação e vegetarianismo

O Panda nos lembra de nos adaptarmos as circunstâncias como eles se adaptaram ao vegetarianismo mesmo tendo uma biologia totalmente voltada para alimentação carnívora.

Apesar do tamanho e peso pandas são ótimos escaladores e nadadores, nossa lembrando que nossas habilidades nem sempre dependem de nossa forma, mas de nossa persistência.

Por ser um animal mais devagar, esse arquétipo pode causar lentidão e preguiça. Mas é bom para quem é muito ansioso ou precisa diminuir o ritmo. 

Diminuir o passo

Este animal espiritual aparece para  nos lembrar de diminuir a velocidade e nos  concentrarmos em uma tarefa por vez, porque fazer tantas coisas ao mesmo tempo pode estar drenando  nossas energias. 

A sabedoria do Panda nos ensina a nos movermos pela da vida calmamente e com determinação. Fala sobre perseverança para alcançar nossos objetivos e sonhos centrados no coração.


PAZ SEM CONFLITOS

Como não são animais predadores e não arranjam conflitos com outras espécies são tidos como símbolo do sossego e  quietude. Na cultural oriental, esse animal é símbolo de paz e resolução harmoniosa de conflitos. 

Você pode chamar ao espírito para ajudá-lo a manter a paz e achar uma direção. O Panda é de grande ajuda quando o assunto é sair de situações complicadas de forma pacífica.


Características Chave para utilização do arquétipo do Panda 
  • Desapego;
  • Facilidade para Soltar;
  • Despreocupação ;
  • Tranquilidade;
  • Serenidade;
  • Paciência;
  • Espiritualidade;
  • Alegria;
  • Felicidade;
  • Plenitude;
  • Sono profundo e revigorante;
  • Facilidade para dormir;
  • Descanso;
  • Independência afetiva;
  • Calma;
  • Reflexão;
  • Amorosidade;
  • Gentileza;
  • desacelerar;
  • Paz interior;
  • Aumentar apetite;
  • Uma visão otimista de vida;
  • Resolução de conflitos;

O Lado Sombrio do Panda:
  • Reclusão;
  • Timidez;
  • Aumento da fome e da gula;
  • Aumento de peso;
  • Preguiça;
  • Sonolência;
  • Falta vontade para resolver as coisas e sair da "Zona de Conforto";
  • Baixa Libido;
  • Você pode ser muito sensível e propenso a uma montanha-russa de emoções.
  • Muitas emoções conflitantes;
Observações:

 Recomenda-se para quem está enfrentando processos de depressão, ansiedade e separação/término de um relacionamento. A alegria, o desapego e a independência do Panda podem ajudar a encerrar o ciclo sem tanto sofrimento. Veja também o arquétipo do Timão.


Esse arquétipo é conhecido por abaixa a libido, não sendo bom para casais. Se isso acontecer, utilize o Casal Leão e Leoa para subir a libido.  Da mesma forma não é um bom arquétipo para quem precisa sair da Zona de Conforto e realizar muitas coisas, já que a energia sexual também é canalizada para realização/ação na vida cotidiana e não apenas sexo.

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

A linguagem do inconsciente é simbólica por isso os arquétipos  passam reto pelo  crivo da mente racional  e atuam diretamente no campo inconsciente, individual e coletivo, influenciando e regendo comportamentos e instintos sem que percebamos.

Por isso é interessante aprender a usar esses arquétipos  de forma consciente e tirar o máximo de proveito da sua presença. Afinal eles são usados  para nos influenciar o tempo todo faz muito tempo.  

Quer se aprofundar no mundo dos arquétipos? Clique aqui 









Postar um comentário

0 Comentários