Arquétipo do Coelho: Abundância, Fertilidade, Agilidade e Astúcia












Em muitas culturas, o símbolo do coelho representa o medo, mas também está associado à longevidade, fertilidade, boa sorte, criatividade e agilidade. 
Coelhos são criaturas da Terra, vivendo perto do solo onde podem se esconder facilmente. Embora seja um animal indefeso e inofensivo, com muitos predadores em sua cauda, ​​consegue evitar o perigo com sucesso graças à sua velocidade e natureza inteligente. Coelhos nos lembram de nossa vulnerabilidade e nos empurram para encontrar a força dentro de nós mesmos.
Coelhos são Malandros porque permanecem atentos aos movimentos de seu adversário para enganá-los. Quando perseguidos, os Coelhos não são previsíveis em seus movimentos eles zig zagueiam, o que ajuda na fuga, quando isso não funciona ele se mistura ao ambiente por meio de camuflagem ou entra em um pequeno esconderijo. Assim, a criatura astuta tem o simbolismo adicional de consciência direcional, inteligência, planejamento e sentidos aguçados.
Coelho reage rápido, confiando no instinto para escolher em que direção ir, e a criatura não perde tempo ao aproveitar uma oportunidade. A assinatura energética do Animal irá ajudá-lo a confiar em sua voz interior, com oportunidades de olho e saber quando ficar parado ou fazer um movimento.
Fertilidade e Prosperidade
O coelho é um animal fértil durante todo o ano, porém a época em que mais nascem ocorre durante o primeiro semestre. O período de gestação dura 32 dias e normalmente nascem de 4 a 12 filhotes,a fêmea entra no cio logo após o parto, o que favorece as várias gestações anuais. 
Essa Fertilidade não deve ser vista apenas como gravidez, mas expansão de modo geral, abundância e facilidade de criar. A Capacidade de reproduzir ou conceber uma nova ideia ou projeto.
No Tarô Rider-Waite-Smith, a Rainha dos Pentáculos é retratada com um Coelho a seus pés. A Rainha dos Ouros simboliza o elemento Terra, assim como o Coelho. Esta também é uma carta de riqueza  e praticidade.
Sensibilidade
Coelhos são animais incrivelmente sensíveis. À medida que seus pequenos narizes se contraem, eles  processam 20 vezes mais cheiros que nós. Além disso, suas orelhas grandes são projetadas para captar uma variedade de sons em seu ambiente, principalmente de predadores. Podemos ouvir entre 64 hertz e 23.000 hertz, os coelhos podem ouvir em uma faixa de 360 ​​hertz a 42.000 hertz. Além disso, os grandes olhos redondos dos coelhos podem ver em praticamente todas as direções ao mesmo tempo.
"Guardião da Lua" e conexão com o submundo
Por causa de seu estilo de vida noturno, o coelho é associado à Lua e à ideia de renascimento, além de ser uma criatura mítica com poderes mágicos.
Porque eles vivem na Terra e se enterram no solo, acredita-se nas culturas celtas que o Coelho ou a Lebre está conectado ao Outro Mundo.
 Em muitos mitos e lendas, os Coelhos atuam como guias entre o Céu, a Terra e o SubmundoPor causa disso, Coelho representa Sensitivos e Videntes e seus poderes psíquicos. 
Tem muitas conexões através de várias culturas com várias divindades. Um exemplo é o coelho sagrado de Hermes como seu mensageiro veloz.
Coelho - simbolismo celta
Na cultura celta é considerado terrível prejudicar um coelho, pois eles são considerados sagrados e sortudos. 
Isso tem relação com um mito de Oisin que pretendia caçar uma lebre. Oisin atirou no animal na perna, ferindo-o e ele então disparou para uma entrada no chão. Oisin o seguiu  para encontrar uma Donzela em seu lugar, com a perna ferida no mesmo local. A ligação entre Coelho e metamorfose está bem estabelecida na tradição celta.
Nas tradições celtas, as pessoas confiavam no Coelho para fins divinatórios. Druidas pegavam Coelhos e depois os soltavam, estudando a maneira como eles fugiam  como uma forma de adivinhação. Assim, como Coelho é um símbolo de profecia e adivinhação, trabalhar com  o arquétipo do Coelho pode servir como um chamado para seguir sua intuição.  


O Coelho na Páscoa 
Na cultura alemã, este animal está relacionado com Ostara. Os mitos celtas incluem contos sobre a Deusa Ostara, de onde a palavra “Páscoa” se origina. Ostara ou Eostre é uma Deusa da Lua com laços simbólicos com a primavera, fertilidade e o despertar da Terra na primavera. Cada Lua Cheia Eostre se transforma em uma Lebre.  
Cristianismo
No sistema de crença cristão o Coelho é um símbolo que passou a ser associado à Páscoa sem uma relação direta a  Jesus Cristo, mas da transmogrificação posterior entre culturas pagãs e cristãs. Conforme o Cristianismo migrou para as regiões de culturas pagãs uma foi absorvida a outra  e misturada pelas comemorações. 
A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII
A mitologia asteca revela que o Centzon Totochtin, também conhecido como os 400 coelhos, era um grupo de divindades de coelhos que se dedicavam a beber e festejar. Para os astecas, o coelho era considerado um símbolo de hedonismo e libertinagem e associado à bebida alcoólica chamada pulque.


Simbologia do coelho na China
Os coelhos são um dos doze animais do zodíaco chinês. As pessoas nascidas no Ano do Coelho são um dos signos mais sortudos do Zodíaco Chinês. De acordo com a Astrologia Chinesa, o Povo Coelho viverá uma vida longa e pacífica cheia de beleza, amor e muita prosperidade.
Para os chineses, o Espírito Animal do Coelho está associado à sorte e é conhecido como Coelho de Jade. 
Uma história budista fala sobre um  imperador disfarçado de mendigo. Neste mito, o Mendigo pede comida ao Coelho, Macaco e Raposa.  A raposa pega um peixe e o traz como oferenda ao mendigo, enquanto o macaco lhe dá frutas. Mas o coelho só é capaz de coletar grama. Sabendo que isso é insuficiente, ele queima a grama  e se joga  nela, oferece-se como sacrifício. 
Este simbolismo de auto sacrifício mostra o Coelho como um arquétipo Divino da vontade de dar de si mesmoNeste mito, Coelho é recompensado por seu sacrifício ao receber um lugar especial como Guardião na Lua.
Simbologia do coelho  na cultura nativa americana
O folclore nativo americano retrata Coelho como um Malandro engenhoso e muitas vezes bem-humorado. Conhecido como Manabozho, ou Grande Lebre, esse personagem aparece em muitas lendas. Algumas histórias relatam que a Grande Lebre criou o mundo, trouxe o fogo aos humanos e até ensinou os xamãs a realizar ritos sagrados. O Espírito Lebre é um bom Aliado Animal ao aprender formas rituais.
Outra associação é que o coelho é tido como um “chamador de medo” sugerindo que quando teme algo, ele chama essa coisa até ser notado. Na natureza, o Coelho vive com medo. Aqui, a lição dos nativos americanos é que ligar para o que quer que o amedronte ou focar nele pode promover a manifestação dessa mesma coisa em sua vida. 
Mas eles também são rápidos, criativos e engenhosos e se adaptarão para evitar o perigo, nos lembrando que com astúcia podemos enfrentar e sair das situações por mais assustadoras que sejam.
O pé de coelho 

Esse amuleto da sorte faz parte da cultura africana cultura; suas origens vêm do Hoodoo, uma religião combinada com feitiçaria. Este amuleto da sorte deve ser feito com o pé esquerdo do coelho, capturado durante a lua cheia ou nova em um cemitério.
Coelho como símbolo da viagem interior
O Coelho Branco da famosa obra de Lewis Carroll, Alice no País das MaravilhasO termo “Down the Rabbit hole” tornou-se sinônimo de uma jornada interior que pode explodir sua mente. Alice a fez quando tropeçou na Toca do Coelho. Embora o País das Maravilhas não seja o Submundo, existem paralelos entre Alice e Perséfone e suas jornadas.
Malandro, Prega Peças 
O coelho também é incorporado como um trapaceiro malandro na cultura popular. No desenho animado  Looney Tunes, Pernalonga,  perpetuamente prega peças em Wile E. Coyote. É um personagem  Confiante, descolado, hábil, ágil, rápido e extremamente experto e sempre sai por cima nos confrontos com os adversários.
Qualidades Chave do Arquétipo do Coelho:
  • Fertilidade
  • Prosperidade
  • Agilidade
  • Astúcia 
  • Abundância
  • Sagacidade
  • Silêncio
  • Sensibilidade
  • Atenção
  • Adivinhação
  • Sorte
  • Metamorfose, transformação
  • Introspecção
  • Imaginação
  • Inteligência
  • Espontaneidade
Quando chamar o poder espiritual animal do Coelho ou Arquétipo do Coelho
Invoque o Coelho como um Animal de Poder quando quiser mais abundância em sua vida; isso pode se traduzir em vários tipos de fertilidade, desde o crescimento  de um jardim  até a abundância financeira ou o início de uma família.
Trabalhar com a energia do arquétipo do coelho pode torná-lo mais ágil física e mentalmente, tornando-o propenso a atrair oportunidades e encontrar soluções. Quando precisar ter uma mente mais  flexível e aumentar sua velocidade na resolução de problemas.
Lado Sombra

  • Medo
  • Timidez 
  • Ansiedade
  • Ser a presa
  • Ciúme
  • Pressa
  • Precipitação
  • Presa

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Se você quer  saber como aplicar o conhecimento arquetípico na prática com técnicas que acionam a Lei da Atração e, concomitantemente, reprogramando sua mente subconsciente, alterando seu padrão comportamental e estado vibracional, através da influência da interação com as Energias presentes no Inconsciente. Clique abaixo:




Postar um comentário

0 Comentários