Arquétipo da Formiga: Paciência, Estratégia, Cooperação e Persistência - Animal de poder

Paciência, estratégia e cooperação

Formiga é sinônimo de trabalho bem feito, do sucesso através da cooperação organizada, de resistência e força. As principais características associadas à formiga incluem unidade, resistência, tolerância, dever, honra, preparação, organização, diligência, foco e trabalho duro.

As formigas vivem em todos os lugares da Terra e prosperam na maioria dos ecossistemas. As formigas na natureza têm uma força incrível, considerando seu tamanho muito pequeno, podem carregar 20 vezes seu próprio peso. O significado espiritual da formiga é trabalho duro, perseverança, disciplina, resistência.

As colônias de formigas, conhecidas como formigueiros, são algumas das estruturas mais impressionantes encontradas na natureza e são bons exemplos de organizações estruturadas. A formiga é um símbolo de criatividade e dinamismo industrial.

As formigas são uma sociedade organizada, elas respeitam uma hierarquia, por isso são muito eficientes no cumprimento de suas funções. São altruístas e voltadas para o coletivo, formigas são capazes de muitas ações corajosas se servirem ao propósito da comunidade.

As formigas tendem a ser agressivas quando perturbadas. O significado espiritual de sua agressividade é que nada deve ficar no caminho ao perseguir seus objetivos.

Na visão Xamânica ela reúne o poder de cinco animais: a agressividade do texugo, a organização da abelha, a resistência do alce, a força do leão e o poder de construção do castor.

Os xamãs nos dizem que a formiga ensina que todas as coisas boas vêm para aqueles com paciência e confiança em seus corações. Formiga nos chama à unidade e ao esforço incansável.


Simbologia da Formiga no Budismo

Para o Budismo tibetano a Formiga é símbolo do apego materialista da nossa sociedade, que é prisioneira de tudo que produz. O formigueiro, por exemplo, é tão protegido que as formigas dariam a sua própria a vida para defender toda comida armazenada, sem pensar na sua vida ou liberdade fora do grupo.


Simbologia da Formiga Na Bíblia

A Bíblia descreve a formiga como uma criatura harmoniosa que trabalha coletivamente com os outros. As tradições islâmicas dizem que a formiga ensinou a Salomão os caminhos da sabedoria e, na Índia, tratar uma formiga com bondade garante prosperidade. Deixar um pouco de açúcar perto de um formigueiro é um ato de caridade que atrai sorte.


Simbologia da Formiga para os Nativos Americanos

As histórias dos nativos americanos contam que a formiga espalhou o solo pela Terra para os humanos. Os mitos Hopi falam do Povo das Formigas.

O povo Hopi acredita que o primeiro mundo acabou em fogo. Durante esta calamidade, o Povo Formiga salvou os Hopi levando-os para cavernas subterrâneas. Alguns acreditam que isso levou à criação dos espaços de oração da comunidade Kiva. A palavra em si se divide em duas palavras – Ki significa formiga e Va significa habitação .

As pessoas do norte da Califórnia acreditavam que as formigas podiam prever terremotos e era proibido perturbar seus formigueiros. O simbolismo das formigas na América do Sul está associado à força e bravura.


Simbologia da Formiga na China

Os chineses veem a formiga como uma criatura virtuosa que serve o país com obediência. Esse simbolismo pode ser causado pelo fato de que a palavra chinesa para formiga se assemelha à palavra para virtude.


Simbologia da Formiga Nas Filipinas

Nas Filipinas, os habitantes locais ainda acreditam em um mito que afirma que os formigueiros representam as entradas para os reinos místicos onde habitam os antigos deuses pagãos. Os filipinos não tocam nestes montes de terra, nem sequer os olham. No entanto, ter formigas em casa é considerado um sinal de boa sorte.


Simbologia da Formiga para os Celtas

A formiga não é uma figura familiar na mitologia celta. No entanto, suas características únicas o tornaram essencial para a tradição dos druidas. Criatura diligente e perseverante, a formiga era um símbolo forte para as antigas populações celtas. Ainda existe uma forte crença entre o pessoal da Cornualha de que as formigas são fadas desfrutando de sua última encarnação.

Os antigos ingleses associavam as formigas ao submundo e à morte. Como as formigas constroem estruturas complicadas sob a superfície da Terra, espera-se que seu significado espiritual esteja ligado à morte.


Simbologia da Formiga Na África

No Mali, na África Ocidental, as formigas simbolizam fertilidade e proliferação. O povo Kuba da África Central tem uma bela lenda: Acredita-se que Nyonye Ngana, filho do deus criador Mbombo, criou as formigas brancas, mas morreu pouco depois. As formigas cavaram o solo preto para enterrá-lo e assim transformaram a superfície da Terra. As tribos cabilas e berberes do norte da África contam uma história sobre a formiga que ensinou os primeiros humanos a usar grãos e plantas.


Formiga na Mitologia Grega

A palavra grega para formiga é myrmekes, e acreditava-se que as pessoas da Tessália eram descendentes de formigas. A lenda diz que um filho de Zeus, Aecus, era o rei desta ilha. Depois de uma grande fome, Aecus viu-se na impossibilidade de proteger sua terra devido à escassez de homens. Ele então pediu ajuda ao seu pai divino, e Zeus transformou todas as formigas da ilha em homens. Esses homens eram guerreiros ferozes e eram conhecidos como Myrmidons. Aquiles, o herói forte da Ilíada de Homero, foi quem liderou os Myrmidons em batalha.


Folclore popular

Os contos populares são as histórias de pessoas comuns. Cada um reflete algo sobre o personagem chave da história, muitas vezes ilustrando uma lição. Vemos isso na Fábula da Formiga e do Gafanhoto de Esopo. Onde aprendemos a importância de estarmos preparados, de planejarmos o amanhã.

A Formiga é considerada como o Totem da Cooperação e Paciência. Este Totem sabe se preparar para o futuro passo a passo.


Para que usar o Arquétipo da Formiga?

Aqui estão as palavras-chave das qualidades e simbologia do Arquétipo e Espirito Animal da Formiga:

Cooperação - Altruísmo - Paciência - Persistência - Organização - Resistência - Planejamento - Força - Exigência pessoal - Esforço - Determinação - Sociabilidade - Senso de Comunidade - Lidar com trabalhos pesados - Facilidade de trabalhar em equipe - Força - Estratégia - Perseverança - Respeito

O simbolismo da formiga está nos ensinando que todas as coisas boas exigem paciência e esforço. Que com planejamento adequado e autocontrole atingimos nossos objetivos. O arquétipo da formiga ensina você a superar os obstáculos com paciência.

Convoque o animal de poder da formiga sempre que sentir que está seguindo o caminho errado em sua carreira, precisar de motivação no trabalho ou atingir um obstáculo. As formigas sabem como superar obstáculos e também entendem a “ordem” das coisas. Às vezes você está falando com a pessoa errada ou tomando o caminho errado. Também quando precisar, mas sentir dificuldade em colaborar com seus colegas de trabalho ou família.

Você trabalha com a formiga para começar a construir seus sonhos e vê-los se manifestarem...

O Lado Sombra da Formiga:

Agressividade; Irritabilidade; Excesso de peso - emocional ou trabalho; Apego ao trabalho e a casa; Ansiedade e vício em trabalho (workaholic); Sacrifício; Necessidade ser comandado para trabalhar; Servidão, submissão;

Observações:

Não é um bom arquétipo para chefes, lideres, posições de comando.


Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

A linguagem do inconsciente é simbólica por isso os arquétipos  passam reto pelo  crivo da mente racional  e atuam diretamente no campo inconsciente, individual e coletivo, influenciando e regendo comportamentos e instintos sem que percebamos.

Por isso é interessante aprender a usar esses arquétipos  de forma consciente e tirar o máximo de proveito da sua presença. Afinal eles são usados  para nos influenciar o tempo todo faz muito tempo.  

Quer se aprofundar no mundo dos arquétipos? Clique aqui 

Postar um comentário

0 Comentários