Como Einstein e Edison resolviam problemas durante o sono



Existe uma maneira científica de usar seu cérebro meio adormecido para resolver problemas.

As ondas cerebrais são características da atividade elétrica do cérebro, produzida por pulsos elétricos sincronizados de massas de neurônios que se comunicam entre si.

Quando o cérebro é despertado  e engajado em atividades mentais ele gera ondas BetaUma pessoa conversando ativamente ou resolvendo um problema estaria em beta. A próxima  frequência são ondas cerebrais alfa, são mais lentas e de maior amplitude. Quando você para para descansar ou refletir está em alfa. O  estado seguinte são as ondas cerebrais teta, tipicamente de amplitude ainda maior e frequência mais lenta. Uma pessoa que começa a sonhar acordada geralmente está em um estado de ondas cerebrais teta. Uma pessoa dirigindo em uma rodovia e descobre que não consegue se lembrar dos últimos quilômetros, muitas vezes está em um estado teta - induzido pelo processo automático e repetitivo de dirigir.

Você também está em teta quando está adormecendo ou acordando e entre o estado de alerta ativo e o sonho profundo. 

O próximo estado de  onda cerebral é delta, no sono profundo sem sonhos. É um fato bem conhecido que os humanos sonham em ciclos de 90 minutos. Quando as frequências de ondas cerebrais delta aumentam para a frequência de ondas cerebrais teta, o sonho ativo ocorre e muitas vezes se torna mais experiencial para a pessoa. Normalmente, quando isso ocorre, há um movimento rápido dos olhos, chamado de REM que é característico do sonho ativo. 

"Indivíduos que dirigem muito em rodovias geralmente têm boas ideias durante os períodos em que estão em teta...Isso também pode ocorrer no chuveiro ou na banheira ou mesmo ao fazer a barba ou escovar o cabelo. É um estado em que as tarefas se tornam tão automáticas que você pode se desvincular delas. A ideação que pode ocorrer durante o estado teta é frequentemente de fluxo livre e ocorre sem censura ou culpa. É tipicamente um estado mental muito positivo." -Ned Herrmann 

Quando alguém acorda de um sono profundo em preparação para se levantar, suas frequências de ondas cerebrais aumentarão de delta para teta e depois para alfa e, finalmente, quando o alarme disparar, para beta. Se apertar o botão do alarme de soneca cairá em frequência para um estado não despertado, ou mesmo em teta, ou às vezes voltará a dormir em delta. Durante este ciclo de despertar, é possível que as pessoas permaneçam no estado teta por um período prolongado de, digamos, 5 a 15 minutos - o que lhes permitiria ter um fluxo livre de ideias sobre os eventos de ontem ou contemplar as atividades do próximo dia. Este tempo pode ser extremamente produtivo e pode ser um período de atividade mental muito significativa e criativa.


 Albert Einstein  e  Thomas Edison  também contavam com momentos de meio sono para remoer grandes ideias. 

Einstein  tinha uma rotina aperfeiçoada para garantir que ele cochilaria instantaneamente e precisaria de menos tempo para acordar. Ele costumava se sentar em sua poltrona favorita, segurar um lápis ou colher na mão e adormecer. No entanto, Einstein sempre garantiu que ele acordasse antes de atingir o estágio dois do sono. O lápis ou a colher desempenharam um papel crucial para acordá-lo. Einstein colocou um prato logo abaixo do objeto que estava segurando. Quando o objeto caia, criava um tinido que acordaria Einstein instantaneamente.  Ele sabia que os micro cochilos ajudavam a ativar a parte do nosso cérebro que cria imagens e sensações vívidas.

Muito depois de Einstein ter aperfeiçoado a arte de cochilar, os cientistas passaram a chamar o fenômeno de cochilo "hipnogógico". Foi estabelecido que esses cochilos desbloqueiam pensamentos criativos que fluem livremente. 

 "A hipnagogia é aquele estado intermediário liminar em que você está apenas começando a sonhar, mas ainda está consciente". - Anthony Alvarado

Einstein revelou que esse estado meio sonhador e meio acordado ajudou sua mente a ser inundada por imagens relevantes para sua pesquisa.

Thomas Edison era famoso por se opor a dormir. Em um entrevista publicada na Scientific American em 1889 ele afirmou nunca dormir mais do que 4 horas por noite. No entanto ele contava com cochilos ao longo dia, Edison supostamente cochilava enquanto segurava uma bola em cada mão. Assim que ele adormecia, as bolas caíam no chão e o acordavam. Diz-se que ele foi capaz de recordar ideias brilhantes usando esse método. Não só isso como  havia camas de dormir espalhadas por toda a sua propriedade, de laboratórios a bibliotecas, e ele também era frequentemente fotografado fechando os olhos furtivamente em locais incomuns.
Você também pode experimentar. 
Primeiro escolha uma tarefa, assim que você começa a ficar consciente pela manhã, mas enquanto seus olhos estão fechados e seu cérebro ainda está sonhando, pense no problema ou tarefa mais imediata que você escolheu. Escolha apenas uma e deixe fluir, seu subconsciente começará a avançar em uma solução. Também pode ser a noite antes de se aprofundar no sono, ou em cochilos durante o dia.
Segundo: Anote ou grave suas percepções nesses momentos ou você acabará esquecendo. Sabe aquele momento em que você aperta o soneca, pois bem ligue o gravador também e vá falando o que vier a mente sobre o problema em questão. 

Postar um comentário

0 Comentários