O simbolismo da águia incluem independência, lealdade, devoção, liberdade, honra, foco, o divino, esperança, previsão, pioneirismo, soberania e consciência psíquica.
Essas aves magníficas vivem na Europa, Ásia, África, Américas e Austrália - e onde quer que estejam, deixam uma forte impressão. Muitas culturas veem a águia como Soberana, rainha de todos os pássaros, e algumas acreditam no poder do espírito animal da águia. Nesta postagem, você aprenderá sobre a mitologia, o espírito animal e os significados e símbolos arquetípicos da águia.
Na cultura asteca e mexicana; Guia
Huitzilopochtli é o deus asteca do sol e da guerra e é representado por uma águia. Os astecas acreditavam que as águias desempenhavam um papel importante ao guiar o sol no céu. Os astecas eram um tanto nômades até o século XIV. De acordo com as lendas astecas, seu deus patrono, Huitzilpochtli, disse a um sacerdote que sua peregrinação terminaria e que eles encontrariam uma cidade magnífica em um lugar onde uma águia repousava sobre um cacto. Essa visão se materializou no meio do Lago Texcoco, e a área se tornou o centro da civilização asteca. A vila de Tenochtitlan acabou se tornando o centro histórico da Cidade do México.
Hoje, a águia é um símbolo do México e está representada na bandeira mexicana.
Na cultura zulu; Criação
Para o povo zulu da África do Sul, a águia Bateleur, a quem os zulus chamam de “Ingonghulu”, é sagrada. Eles acreditam que quando a Árvore da Vida deu à luz a todos os seres vivos, o Ingonghulu foi o primeiro pássaro a emergir da Árvore. Quando o pássaro bateu suas asas, ele anunciou seu nascimento. Assim, a águia na cultura Zulu é um símbolo da criação.
Na mitologia grega e romana; Força, poder, comunicação divina, guerra
Na mitologia grega, a águia está associada ao poderoso deus Zeus, que controla todas as forças da natureza, incluindo trovões e relâmpagos. Os gregos viam as águias como mensageiros dos deuses, como eram retratadas na Ilíada e na Odisséia .
Semelhante a Zeus na Grécia, a águia era especial para o deus romano Júpiter. Os romanos viam a águia como um pássaro de tempestade que podia criar ventos violentos batendo as asas. Além disso, os romanos associavam a águia à guerra. As águias eram frequentemente retratadas carregando raios como armas em suas garras. Eventualmente, a águia se tornou um símbolo do Império Romano .
- A águia era o símbolo utilizado pelo General Julio Cesar.
Na Bíblia; iluminação
Em Apocalipse 4: 7, João, o apóstolo, descreve quatro criaturas que cercam o trono de Deus. O primeiro é um leão , o segundo um boi, o terceiro é um humano e o quarto uma águia. Como a águia é capaz de voar acima das outras criaturas, os estudiosos da Bíblia teorizam que a águia é uma metáfora para o nível de iluminação de Jesus além de outros humanos. E da mesma forma, sua habilidade de vir à Terra para ajudar seus companheiros humanos a se iluminarem e então ascender ao céu .
Para os egípcios, a águia era um símbolo de proteção. A deusa Nekhbet foi retratada como uma águia com asas estendidas. Ela era a protetora do Faraó e frequentemente é mostrada atrás da coroa do Faraó. Na verdade, a águia núbia aparece na arte das paredes de muitos dos templos de Luxor , ressaltando a importância desse pássaro especial na sociedade egípcia.
Na Rússia Imperial, águia bícefala representava o poder absoluto dos czares.
Na Alemanha monárquica, a águia foi utilizada como símbolos de muitos príncipes e o principal símbolo da reunificação alemã do século XIX.
Símbolo da águia nos Estados Unidos
A águia careca é o símbolo nacional dos Estados Unidos da América, sendo o pássaro nacional. Foi escolhida como emblema da nação por conta da sua longevidade, força, coragem, aspecto majestoso/ soberano e como símbolo da liberdade.
No Xamanismo, ela é um Animal de Poder que permite que o Espírito do Xamã se desloque entre esferas espirituais, que conecta velozmente a graus superiores de consciência. É considerada parte integrante do céu, sendo associada ao Pai Céu e ao Sagrado Poder Solar (habilidade de transcendência espiritual), e é por isso que os xamãs benzem as pessoas com penas de Águia: para elevar a consciência da pessoa.
Lealdade e Devoção
As águias são animais monogâmicos que se acasalam para o resto da vida. Os machos ficam com suas parceiras para ajudar a criar os filhotes. E muitos pares de águias voltam ao mesmo ninho ano após ano. Consequentemente, as águias mais velhas que estão juntas há muito tempo tendem a ter ninhos grandes.
Esta dedicação aos seus companheiros, mantendo seus ninhos e criando seus filhotes juntos é o motivo pelo qual as águias são símbolos de lealdade e devoção.
Quando a águia é o seu espírito animal, você sente que falta uma parte de você quando sua alma gêmea não está em sua vida. Você pode ser uma pessoa que os outros chamam de solitário ou que tem medo de se comprometer. Mas você sabe, no fundo, que ainda está tentando encontrar um parceiro pra vida. Se você é solteiro, o espírito de águia o lembra de se concentrar em seu próprio autodesenvolvimento, porque quando sua alma gêmea chegar, você estará pronto como a melhor versão de si mesmo. Se você já está em um relacionamento, o espírito animal da águia é um lembrete para reforçar seu compromisso um com o outro. Muitas vezes projetamos nossa própria insatisfação em nossos parceiros, pensando que eles são os culpados por nossa infelicidade. Isso é tratar seu relacionamento como uma lixeira em vez de algo sagrado . O ninho da águia é um símbolo de tudo que você e seu parceiro criam juntos, desde experiências até interações. Cabe a você ser responsável por tudo o que você traz para o ninho.
Proteção, Liberdade e independência
Essas aves também são grandes protetoras, e exatamente por isso que não dividem seu território de caça com nenhuma outra, além do seu cônjuge. Desse modo as águias vivem afastadas umas das outras, pois necessitam de muito terreno para caçar.
Outro ponto também interessante na vida da águia, se refere à maternidade. Sendo ela protetora não se afasta nem quando tem que caçar, conseguindo da conta de avistar a caça, buscá-la e ainda proteger seus filhotes dos perigos da floresta que possam vir a ameaçá-la.
DIVINO
"Olho de Águia" - Visão, percepção, alvo, precisão, previsão
Com isso, podemos dizer que uma das qualidades desse arquétipo é nos fazer ter uma visão mais ampla e transparente de todas as áreas de nossas vidas ao mesmo tempo que nos ajuda a focar no alvo. uma qualidade excelente no âmbito dos negócios.
Autoestima
Superação, Transformação, Renovação, Coragem e Autossuficiência
Saindo da Zona de Conforto
- Poder pessoal;
- Coragem;
- Determinação;
- Liderança; como um guia
- Liberdade;
- Independência;
- Desapego;
- Proatividade;
- Crescimento;
- Sabedoria;
- Elevadíssima auto-estima;
- Sucesso profissional;
- Prosperidade;
- Automotivação;
- Autopercepção;
- Alta performance;
- Desempenho e foco;
- Solitude.
- Intensifica a Energia Masculina.
“Tenha sempre visão de águia, pois, quanto mais longe você enxergar, mais chance terá de conquistar algo importante.” Humberto Queiroz
- Conflitos por ideais;
- Solidão;
- Orgulho aflorado;
- Vaidade excessiva;
- Foco excessivo em objetivos e metas.
- individualidade excessiva; não pensar no grupo
- Não é recomendável deixar estátuas/figuras/imagens de águia em locais abertos, pode gerar conflitos entre os indivíduos que absorverem a informação e energia do arquétipo: águias não caçam no mesmo território.
- Alguns estudiosos falam sobre afetar o relacionamento: Isso não é uma regra absoluta, como bem foi visto a águia tem um bom relacionamento, o ponto é águia só voa com águia.
+Arquétipos:
- Arquétipo da Cleópatra: Magnetismo Pessoal, Estratégia e Poder
- Arquétipo abrir os caminhos, Oportunidades e Conquistas
- Arquétipo para Soltar o Passado, Atrair Sabedoria e Oportunidade
- Arquétipo Removedor de Obstáculos
- Pomar Místico - Arquétipo, Simbologia e Significado das frutas
- Simbologia das Flores e Plantas: Jardim de Conhecimento Místico
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
0 Comentários
Deixe seu comentário