A ideia é trazer informações inconscientes (raiz emocional de um problema, comportamento ou sintoma físico) à consciência promovendo uma mudança na percepção.
“A bioneuroemoção estuda o significado biológico dos sintomas que se manifestam em nosso corpo e entende que na natureza tudo é informação e que de certa forma essa informação se estabelece no nosso inconsciente através da aprendizagem ".-Enric Corbera
O principal objetivo é compreender e influenciar o bem-estar emocional, trabalhando na mudança de percepção e compreensão da informação inconsciente com o objetivo de conseguir uma mudança nessa informação e, assim, criar uma nova realidade e uma nova atitude mais positiva diante da vida.
Por trás de toda emoção, geralmente, está a crença em algo, o que nos leva a agir de determinada maneira. Para curar, é necessário transcender essa crença.
Uma vez que tenhamos conseguido desaprender a crença e também a emoção que surge, o sintoma terá perdido sua causa. Bioneuroemoção é estudar a maneira ideal de entrar no inconsciente para modificar esse aprendizado administrando nossas emoções. Isso é o que Enric Corbera chama de "Arte de Desaprender".
BNE utiliza diferentes técnicas para encontrar a origem da emoção oculta e para mudar qualquer percepção negativa dos eventos que deram origem a tais emoções.
É também uma filosofia, uma forma de perceber a vida. Busca fomentar a vida adulta emocional, ensinando as pessoas a assumir total responsabilidade por suas ações, capacitando-as a sair da condição de vítimas fazendo escolhas coerentes.
O BNE busca ver as coisas sob uma nova luz, permitindo que você perceba uma determinada situação sem julgar, rotulando-a como boa ou má.
Uma das bases da bioneuroemoção, é a busca de pensamentos irracionais que visam curar as emoções que esses mesmos pensamentos produzem em nós. É nisso que consiste a “Terapia Racional Emocional” trazida à luz por Albert Ellis.
Ellis assume que é nosso estado emocional que está na origem de nossa interpretação dos eventos , e não os próprios eventos. Portanto, se formos capazes de mudar nossas crenças e pensamentos irracionais, seremos capazes de alcançar um estado emocional menos doloroso e mais racional.
O BNE utiliza três abordagens básicas para localizar as informações aprendidas e, se possível, alterá-las.
- Idade cronológica Analisando os conflitos que uma pessoa vivenciou ao longo da vida, até chegar ao gatilho. Aqui, a ênfase está no momento em que o sintoma apareceu pela primeira vez e na situação desencadeadora.
- O projeto / significado É o período que abrange a vida de uma pessoa de nove meses antes da concepção até três anos. Aqui, a importância está em encontrar os conflitos emocionais vividos por ambos os pais em torno da concepção da pessoa
- Árvore genealógica Estudando as datas de nascimento e morte, doenças, as profissões de entes queridos, para determinar semelhanças e entender de onde e de quem vem o gatilho. O objetivo da análise transgeracional é que o paciente tenha conhecimento da história de sua família, que a compreenda e possa compreender o papel que está (inconscientemente) exercendo ao longo de sua vida.
Por meio da regressão, o que se busca é que, se você experimentou um incidente desse tipo no passado, possa revivê-lo de uma zona de segurança e possa entender quais mecanismos seu corpo desenvolveu para se defender.
Essas experiências podem ser ativadas devido ao sofrimento emocional e causar doenças físicas. De acordo com esta terapia, as doenças são formadas devido a mudanças nas células do corpo.
O inconsciente biológico armazena informações que foram transmitidas por várias gerações de famílias. A descoberta dessa informação permitirá ao paciente resolver os conflitos do presente. O conceito foi criado pela psicanalista francesa Anne Schutzenberger.
Além e em conjunto dos acima mencionados, a BNE utiliza várias técnicas nessa busca:
PNL (Programação Neuro Linguística): Através da PNL a percepção de memórias dolorosas são modificadas e, desta forma, a pessoa é aliviada da dor e do sofrimento relacionados a tais memórias.
Hipnose Ericksoniana: Esta é uma ferramenta terapêutica para ajudar as pessoas a acessar memórias, curar e crescer. Ao contrário da hipnose tradicional, que usa uma linguagem de comando, a hipnose Ericksoniana usa sugestões indiretas, como histórias ou metáforas.
A BNE aspira ajudar a abrir a porta para a mente inconsciente, encontrando assim a raiz do sintoma que estamos experimentando. Uma vez que a emoção oculta é detectada, tem-se oportunidade de expressá-la, talvez pela primeira vez e a cura começa a ocorrer.
__
Livros relacionados:
0 Comentários
Deixe seu comentário