O CÉREBRO É PREGUIÇOSO E NÓS SOMOS CONDICIONADOS




 O CÉREBRO É "PREGUIÇOSO" E CONECTA TUDO O QUE PODE

O cérebro cria circuitos neurais, que são esquemas para comportamentos, pensamentos e atividades repetidas que servem como guia para a nossa vida diária, e para nosso futuro, ele então  tenta encaixar todas as informações que recebe dentro desses esquemas pré-estabelecidos de modo a economizar energia. Funciona como uma biblioteca que organiza experiências de vida e informações que são compreensíveis para nós. É por conta dessa característica que o cérebro  cria hábitos instintivos e nos coloca em “piloto automático” em grande parte dos nossos momentos do dia. e isso está ok, sem essa capacidade  não daríamos conta de processar tudo conscientemente, nem agiríamos rápido o suficiente em situações de perigo.  

Mas é dessa característica que obtemos nossos preconceitos implícitos, insidiosos e inconscientes, os hábitos e crenças que não conseguimos mudar ou precisamos nos esforçar muito para tal. Essas vias neurais atrapalham a reformulação de nossos esquemas, uma vez que são desafiados, e nos dissuadirão de aprender novas informações e crenças. È mais econômico pro cérebro manter uma forma de pensar antiga ainda que ela não te beneficie do que processar tudo como novo. 

Nossos hardwiring impulsionam as vias de percepção automática no cérebro que disparam juntas e  criam distâncias curtas entre si  e assim permanecem. Essa conectividade incorpora crenças, valores e comportamentos profundamente arraigados que reforçam a maneira como vemos o mundo automaticamente.

Se sua cultura, família, história pessoal, política e religião lhe ensinam algo como correto, bom e seguro e você concordou com esse "pacote de ideias", ( porque se sentiu seguro, sentiu que era bom, e que tinha ganhos) você reagirá negativamente instintivamente quando exposto ao que contraria essa "verdade".  Porque se um é seguro, bom e tem ganhos/prazer tudo que é oposto dessa verdade representa também o oposto, é mau, perigoso, tem perdas e dor.

Se na sua interpretação você rejeitou essas ideias ou comportamentos, principalmente se houve associação de uma DOR, do mesmo modo construiu um esquema bio-mental-emocional para tal, de modo a naturalmente evitar e rejeitar tudo que se assemelhe ou represente isso. 

 O cérebro quer evitar a dor, e vai criar um esquema pra isso conforme as informações que recebe primariamente e vai segui-lo automaticamente sugerindo-o como ação, pensamento, decisão. Isso é um condicionamento, ele predetermina os pensamentos que emergem na sua mente quando você é exposto a uma pessoa, um comportamento, uma situação, crença ou ideia. Predetermina suas reações imediatas, e suas escolhas.

Percepção automática

Os circuitos neurais criados dentro da nossa cabeça nos levam à uma percepção automática do mundo, as nossas percepções são guiadas por circuitos rígidos gravados dentro do nosso cérebro que disparam pensamentos e secreções.  Quanto mais "usamos" um circuito mais o reforçamos e mais forte a crença, comportamento ou sentimento se torna, e por consequência mais rapidamente essa "sugestão" será oferecida diante de uma situação a fim de economizar  a energia que seria gasta para disponibilizar opções ou  analisar a situação como nova.  

Muitas vezes você se sente incomodado com uma pessoa sem saber ao certo o porquê, popularmente fala-se que "o santo não bateu", mas o que te incomoda não é a pessoa em si, e sim o que ela representa para o seu cérebro. Algo tão  inconsciente que ele nem se dá ao trabalho de justificar pra você.

interconexão

--

Para saber mais:

Postar um comentário

0 Comentários