Meridiano do Intestino Grosso, Soltar o que Não é Necessário




O intestino grosso é denominado 'Ministro dos Transportes'. De acordo com o texto médico de Huangdi Neijing escrito em 2.700 aC, sua função é  “Transportar  toda  turvação. Todos os resíduos passam por ele ”.  Ele controla a transformação dos resíduos digestivos do estado líquido para o sólido e transporta os sólidos para a frente e para fora para excreção pelo reto. Ele desempenha um papel importante no equilíbrio e na pureza dos fluidos corporais e auxilia os pulmões no controle dos poros da pele e na transpiração.

Acoplado aos pulmões pela energia do metal, o intestino grosso depende dos pulmões para se movimentar por meio da expansão e contração do diafragma, que funciona como uma bomba para impulsionar o peristaltismo, regulando a pressão abdominal. Assim, os intestinos preguiçosos podem ser estimulados e a constipação curada pela respiração diafrágmica profunda e pela tonificação da energia pulmonar. Por outro lado, pulmões congestionados e passagens brônquicas obstruídas podem ser eliminados purgando os intestinos.

Intestino grosso

Órgão EmparelhadoPulmões
Coroff white
Horas de pico5h-7h
Ramos Físicosnariz, pele, pelos do corpo, muco
Funçõesabsorção de fluidos, eliminação de resíduos sólidos


Aspectos Psicoemocionais

A relação do Intestino Grosso com os Pulmões torna-o igualmente afetado pelas emoções de tristeza, pesar e preocupação. Um desequilíbrio energético no Intestino Grosso pode resultar em fraqueza física e provocar introversão emocional, acompanhada por sentimentos de depressão, irritabilidade, desânimo, angústia e apatia. Fortes emoções de medo ou pânico podem produzir uma reação de reflexo energético das fezes no Intestino Grosso, resultando em uma defecação espontânea.

O meridiano do Intestino Grosso é afetado pelas emoções de tristeza, pesar e preocupação. Um desequilíbrio energético no Intestino Grosso pode resultar em fraqueza física e provocar introversão emocional, acompanhada por sentimentos de depressão, irritabilidade, desânimo, angústia e apatia e baixa autoestima. 

A medicina chinesa nunca separa o físico do mental-emocional. Somos um sistema: cada parte de nós afeta todas as outras partes.  A digestão envolve mais do que apenas comida e bebida. A digestão trata da recepção e assimilação da vida. É também sobre a nossa capacidade de deixar as coisas irem - para desintoxicar e defecar.

Elemento Metal, Estação outono

Na medicina chinesa, o outono é a estação do elemento Metal (ou ar). A tristeza é a emoção do elemento Metal. Todos nós experimentamos perda, separação e “desapego” e, apropriadamente, sentimos tristeza nessas ocasiões. A tristeza nos limpa daquilo que não é mais necessário em nossas vidas. Quando a energia do Metal é bloqueada ou desequilibrada dentro de nós, nossa expressão de pesar também se torna desequilibrada e inadequada. Pode ser excessivo e contínuo. Ou, no outro extremo, pode estar ausente, como naqueles que não conseguem expressar sua dor.

O metal está conectado ao ar pelos pulmões. Os pulmões e o intestino grosso, associados ao metal na medicina chinesa, lidam com a purificação e a eliminação. Os pulmões absorvem oxigênio e expelem dióxido de carbono pela respiração. O intestino grosso absorve água e completa a absorção de nutrientes, minerais e vitaminas. Ele também tem a função de eliminar o que é desnecessário ou tóxico de nosso corpo. Mas somos mais do que corpos físicos. Pense no ataque diário de “lixo” dirigido às nossas mentes e ao nosso espírito. Precisamos eliminar o lixo mental e emocional, para que nossas mentes não se tornem tóxicas e constipadas, a função do cólon no nível mental e espiritual nos permite liberar isso.

Quando nossa energia de Metal está desequilibrada, não podemos sentir nosso valor; assim, compensamos buscando o que pensamos que aumentará nosso valor: status, dinheiro, poder, conquista - nenhum deles é ruim ou errado por si mesmo, embora nossa busca por eles possa ser um sintoma. Uma vez que adquirimos essas coisas, no entanto, continuamos estranhamente insatisfeitos. Pessoas com desequilíbrio de Metal buscam respeito, qualidade e reconhecimento de fora porque sentem falta de valor dentro de si.

Sinais de desequilíbrio no meridiano do intestino grosso:
colite, constipação, diarreia, diverticulite, constipação, pele amarelada, manchas senis, metabolismo lento, teimosia, confusão, dor de garganta, pensamento rígido, resistência à mudança, apego ao velho, problemas de controle, tendência comer muitos alimentos frios, tendência a gostar de alimentos gordurosos ou picantes, tendência a consumir carne ou álcool em excesso, pH corporal ácido, gengivas inchadas, fezes com cheiro ou sangue, ânus ardente, muco acumulado ou fezes escorregadias, inchaço, falta de energia , reprimindo ou sufocando emoções, tende a ganhar peso, inflamação, alergias alimentares, edema, mau hálito, cabelo fino, queda de cabelo, câncer de cólon.

Inimigos do intestino grosso:
desidratação, estilo de vida sedentário, engolir refeições, trabalho estagnado, ambiente tóxico, alimentos mal mastigados, padrões alimentares irregulares, alimentos com baixo teor de nutrientes, alimentos ácidos e alimentos que causam congestão, como laticínios (exceto iogurte), açúcar e doces, glúten, trigo, alimentos refinados ou processados, excesso de frutas (açúcar), excesso de vegetais crus e cogumelos (mofo do solo), pimentas, bebidas frias (que imobilizam o trato digestivo), fermento, excesso de vinagre, álcool, alimentos gordurosos e fritos, sorvetes, milkshakes e laticínios frios.

Amigos do Intestino Grosso:
Beber bastante água limpa, Mastigar os alimentos até virar um líquido, Movendo o corpo, Energético, movimentos relaxantes como a respiração de Qigong, Taichi, Nadhi Shoshana. Massagem e movimento linfático para desintoxicar, suar um pouco. Libere o antigo e aceite o novo. Expresse emoções, incluindo choro. Meditação, ioga. Faça uma dieta alcalina de vegetais frescos levemente cozidos no vapor. Vegetais VERDES: Coma muita fibra natural dos vegetais. Evite açúcar.

Os alimentos que aliviam a umidade são: cebola, canela, gengibre, cebolinha, manjericão, alecrim, endro, orégano, sálvia, salsa, cardamomo, noz-moscada, erva-doce, anis, cravo, coentro, alho poró, cebolinha, feijão azuki, aipo, alface, alfafa , nabos, mel cru, algas marinhas, feno-grego e sementes de linho.

Para Equilibrar o Meridiano do Intestino Grosso:

Trace todo o meridiano em uma direção ascendente. Comece em LI-1 , o canto externo da unha do indicador. Trace a borda do dedo, entre os dois tendões do polegar na articulação do punho, ao longo da margem óssea da borda interna do braço (o osso do rádio) até o cotovelo. Continua até LI-15 no músculo do ombro externo. Cruze o ombro até o centro da coluna em GV-14. Siga para frente até a clavícula e suba pela lateral do pescoço, sobre o lábio superior até LI-20, o ponto final pela narina oposta. (Opcionalmente, você pode rastrear o ramo interno que liga para baixo da clavícula ao redor do pulmão e para o intestino grosso. Ele desce internamente para o pulmão e depois para o intestino grosso.) Siga os dois lados ao mesmo tempo ou um após o outro.

Para limpar o meridiano do intestino grosso:
Defina uma intenção clara de aumentar a saúde. Siga para trás a partir do ponto final pela narina oposta. Siga a linha média do rosto, descendo pelo pescoço até a clavícula, de volta ao ombro até C-7 no centro da coluna, depois suba até o braço interno, descendo pelo braço interno até o canto externo da unha do indicador. Em seguida, trace 3 vezes para frente conforme indicado acima, ambos os lados juntos ou um de cada vez.

 Canal do intestino grosso  (Da Chang), pontos de acupuntura e trajetórias internas

O canal do intestino grosso começa no canto externo da unha do indicador. Ele corre ao longo da borda do dedo, entre os dois tendões do polegar na articulação do punho (LI-5) e ao longo da margem óssea da borda externa do braço (o osso do rádio) até o cotovelo. O ponto LI-11 está situado na parte externa da dobra do cotovelo, que é visível quando o braço está dobrado. A partir daqui, o canal continua até o ponto LI-15 na parte externa do músculo do ombro. Em seguida, cruza a escápula e encontra o vaso governador abaixo da 7ª vértebra cervical no ponto GV-14. Ele desce internamente para se conectar primeiro com o pulmão e depois com o intestino grosso. Do ombro, um ramo sobe ao longo do músculo do lado do pescoço (esterno-cleido-mastoide) até a bochecha, passando pela gengiva inferior e, em seguida, pelo lábio superior.



Trajetórias Internas do Meridiano do Intestino Grosso

O Ling Shu descreve as trajetórias internas do meridiano do Intestino Grosso assim: A partir de ST-12, a trajetória passa para os pulmões e envolve os pulmões em espiral; então, seguindo a aorta, desce através do diafragma. Aqui, ele se divide para permear o intestino grosso. Vários comentaristas, incluindo Hua Shuo, acham que essa trajetória envolve o ST-25.



Pontos do Meridiano do Intestino Grosso

  • LI 1 (IG1): shang yang / Metal Yang
    • Ponto Jin pertence ao elemento Metal
    • Função: Limpa o calor, ilumina os olhos, beneficia a garganta, acalma a mente, expulsa o vento e dispersa o frio. Revigora , regula e faz a difusão do Qi do Pulmão; Dispersa Calor e Vento e reduz a febre. Remove obstruções e move o Qi estagnado
    • Indicações: dor de dente, dor de garganta, inchaço da região submandibular, dormência dos dedos, doenças febris com anidrose, xerostomia, perda de consciência.

  • LI 2: er jian / segundo espaço
    • Ponto Ying pertence ao elemento Água
    • Função: limpa o calor, dissipa o calor patogênico, desinibe a garganta.
    • Indicações: visão turva, epistaxe (sangramento nasal), dor de dente, dor de garganta, doenças febris.
  • LI 3: San Jian / Terceiro Espaço
    • Ponto Shu pertence ao elemento Madeira
    • Função: Dissipa o vento exterior, limpa o calor, ilumina os olhos, beneficia a garganta.
    • Indicações: dor de dente, oftalmalgia, dor de garganta, vermelhidão e inchaço dos dedos e do dorso da mão.
  • LI 4: he gu /  Vale Convergente 
    • Ponto Yuan
    • Função: Dissipa o vento exterior, libera o exterior, estimula a função de dispersão dos Pulmões, interrompe a dor, remove obstruções do canal, tonifica o Qi e consolida o exterior, harmoniza as funções ascendente e descendente.  Dispersa excesso de Qi do Coração e acalma a mente.
    • Facilita o trânsito dos alimentos do estômago para os intestinos;  Clareia olhos, abre orifício do nariz; Beneficia o útero e promove o trabalho de parto.
    • Este ponto é bem conhecido para  pratica de acupressão para alivio da dor de cabeça, ele estimula a circulação de energia Qi, por isso diminui a dor de cabeça.
    • Indicações: Dor de cabeça, dor no pescoço em qualquer parte do corpo, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, epistaxe, obstrução nasal, rinorréia, dor de dente, surdez, edema facial, dor de garganta.
  • LI 5: Ravina yang xi / Riacho do Yang
    • Ponto Jing pertence ao elemento Fogo
    • Função: Expele o vento, libera o exterior, beneficia a garganta, estanca a dor.
    • Indicações: dor de cabeça, vermelhidão, dor e inchaço dos olhos, dor de dente, dor de garganta, dor no pulso.
  • LI 6: pian li /  Passagem divergente
    • Ponto Lo
    • Função: abre a passagem de água do pulmão.
    • Indicações: vermelhidão dos olhos, zumbido, surdez, epistaxe, dor nas mãos e no braço, dor de garganta, edema.
  • LI 7: wen liu / fluxo quente
    • Ponto xi
    • Função: limpa o calor, interrompe a dor, expele o vento, beneficia a garganta.
    •  Relaxa tendões e beneficia articulações. Fortalece as regiões lombar e costal lateral.
    • Indicações: dor de cabeça, inchaço da face, dor de garganta, borborigmo, dor abdominal, dor no ombro e no braço, patologia do tecido circundante da articulação do joelho, câimbra, espasmos, ciatalgia, edema facial, pleurite, indecisão, tonturas, vômitos, insônia, sonhos excessivos, boca amarga, garganta seca, beribéri, gonalgia.
  • LI 8: xia lian / cume inferior
    • Função: Dissipa o vento e limpa o calor, liberta os canais e alivia a dor.
    • Indicações: dor abdominal, borborigmo, dor nos cotovelos e braço, deficiência motora dos membros superiores.
  • LI 9: shang lian / cume superior
    • Função: Cursa os canais e acelera o vaso de conexão, libera o Qi do intestino.
    • Indicações: Dor no ombro e braço, deficiência motora dos membros superiores, dormência da mão e do braço, borborigmo, dor abdominal.
  • LI 10: shou san li / Armar três milhas
    • Função: remove obstruções do canal, tonifica o Qi.
    • Indicações: dor abdominal, diarreia, dor de dente, inchaço da bochecha, deficiência motora dos membros superiores, dor nos ombros e nas costas.
  • LI 11: qu chi / Lagoa Tortuosa
    • Função: Expele o vento externo, limpa o calor, resfria o sangue, elimina a umidade, regula o Qi e o sangue nutritivos, beneficia os tendões e as articulações.
    • Indicações: dor de garganta, dor de dente, vermelhidão e dor nos olhos, escrófula, urticária, deficiência motora das extremidades superiores, dor abdominal, vômito, diarreia, doenças febris.
  • LI 12: zhou liao / fenda do cotovelo 
    • Função: Cursa os canais e acelera os vasos de conexão, desinibe as articulações.
    • Indicações: Dor, dormência e contratura do cotovelo e braço.
  • LI 13: shou wu li / Braço cinco milhas
    • Função: Cursa os canais e acelera os vasos de conexão, desinibe as articulações.
    • Indicações: Dor no ombro e braço, rigidez do pescoço, escrófula.
  • LI 14: bi nao / Proeminência muscular do braço
    • Função: remove obstruções do canal, ilumina os olhos, resolve o catarro e dispersa massas.
    • Indicações: Dor no ombro e braço, rigidez do pescoço, escrófula.
  • LI 15: jian yu / Osso do ombro
    • Função: Beneficia os tendões, Regula e promove a circulação de Qi, Sangue e Fleuma, interrompe a dor, expulsa o vento.
    • Desfaz nódulos, fortalece as articulações dos membros superiores.
    • Indicações: Dor no ombro e braço. Comprometimento motor das extremidades superiores, rubéola, escrófula.
  • LI 16: jarro u /  Osso Largo
    • Função: Move o sangue localmente, remove obstruções do canal, abre o tórax, subjuga o Qi rebelde ascendente, estimula a descida do Qi do Pulmão, beneficia as articulações.
    • Indicações: Dor e deficiência motora das extremidades superiores, dores nos ombros e nas costas.
  • LI 17: tian ding / Tripé Celestial
    • Função: Desinibe a garganta e limpa o Qi do Pulmão.
    • Indicações: perda repentina da voz, dor de garganta, escrófula, bócio.
  • LI 18: fu tu / Borda do Hioide
    • Função: Beneficia a garganta, alivia a tosse, resolve o catarro e dispersa massas.
    • Indicações: tosse, asma, dor de garganta, perda súbita da voz, escrófula, bócio.
  • LI 19: he liao / Junção do grão
    • Função: Difunde o Qi do Pulmão e limpa o calor do Pulmão, limpa o nariz e desperta o espírito.
    • Indicações: obstrução nasal, epistaxe, desvio da boca.
  • LI 20: ying xian / fragrância de boas vindas
    • Função: Dissipa o vento exterior. Remove a estagnação do Qi do nariz, abre os orifícios nasais, remove a estase de Sangue e melhora a acuidade visual.
    • Indicações: obstrução nasal, hiposmia, epistaxe, rinorréia, desvio da boca, coceira e inchaço da face.

@interconexão 






Postar um comentário

0 Comentários