O fígado é considerado O General Responsável pela Estratégia, pois é responsável pelo planejamento e criatividade, bem como soluções instantâneas ou insights repentinos e supervisiona nosso caminho na vida. O fígado está fortemente relacionado às emoções. É facilmente influenciado pela raiva, frustração e ressentimento. Quando fixamos ou criamos o hábito de qualquer emoção, isso cria desarmonia e doença. Quando a raiva se dissolve, essa energia se transforma em fé, otimismo e sabedoria.
"O fígado é como o general, corajoso e inteligente." Clássico da Medicina do Imperador Amarelo
O fígado armazena grandes quantidades de açúcar na forma de glicogênio, que libera na corrente sanguínea como glicose sempre que o corpo exige infusões extras de energia metabólica. É responsável por filtrar, desintoxicar, nutrir , reabastecer e armazenar sangue. Ele regula a quantidade de sangue circulando, retirando e armazenando-o ao descansar ou dormir, e liberando-o durante o exercício.
O fígado recebe todos os aminoácidos extraídos dos alimentos pelo intestino delgado e os recombina para sintetizar as várias formas de proteínas necessárias para o crescimento e reparo dos tecidos corporais.
O fígado controla o sistema nervoso periférico, que regula a atividade e a tensão muscular. A incapacidade de relaxar é freqüentemente causada por disfunção hepática ou desequilíbrio na energia da madeira. A energia do fígado também controla ligamentos e tendões, que juntos com os músculos regulam a atividade motora e determinam a coordenação física. A função hepática é refletida externamente na condição das unhas dos pés e das mãos e pelos olhos e visão. A visão embaçada geralmente é resultado de mau funcionamento do fígado e não de um problema ocular, e até a medicina ocidental reconhece os olhos amarelos sintomáticos da icterícia do fígado.
O sistema hepático é bastante vasto, incluindo fígado, vesícula biliar, tendões do tecido conjuntivo, tendões dos ligamentos, unhas, olhos, visão e mãos. O fígado também tem um relacionamento íntimo com o coração.
Meridiano do Fígado (Gan)
O meridiano do fígado é um meridiano yin pertencente ao Elemento Madeira emparelhado à Vesícula Biliar e associado à estação da primavera. O fígado é responsável por espalhar o Qi no sangue, corpo, órgãos e psique. Através de sua associação com a energia da madeira, o fígado rege o crescimento e o desenvolvimento, a motivação e os desejos, as ambições e a criatividade.
A estagnação ou hiperatividade do fígado pode levar a estados emocionais extremos. A obstrução da energia hepática pode causar sentimentos intensos de frustração e raiva, e essas emoções, por sua vez, interrompem ainda mais a energia hepática e suprimem a função hepática, em um ciclo vicioso e autodestrutivo. Um fígado saudável transforma emoções potencialmente reprimidas em emoções verdadeiras e confiáveis.
Fígado | ||
Órgão emparelhado | Vesícula biliar | |
Cor | verde profundo | |
Emoção | Raiva | desejo, ambição | |
Mental | Estratégia, planejamento | |
Horário de pico | 1h às 3h | |
Ramos físicos | olhos, tendões, lágrimas, unhas | |
Funções | armazena o sangue, governa o fluxo livre de qi |
Se o fígado estiver desequilibrado, podemos ser incapazes de fazer planos, nos sentimos incertos e sem rumo, ou planejar demais com excesso de perfeccionismo, quando nunca fazemos nada porque nunca está perfeito. Podemos ficar tão apegados a um ponto de vista (sem flexibilidade e adaptabilidade) e, incapazes de "enxergar" outra ideia, nos tornamos rígidos, mandões ou no outro extremo renunciamos completamente aos nossos próprios planos, ideias e visões, para seguir cegamente o outro.
Antes feito do que perfeito.
Funções do Fígado
- Regido pelo vento, controla os movimentos, como o fluxo de Qi e de Xue pelo corpo
- Armazena o Xue, principalmente durante o sono
- Controla os tendões e o movimento muscular
- Manifesta-se nas unhas e abre-se nos olhos
- Abriga a alma etérea, cujas entradas, são os olhos
O Fígado controla os Movimentos.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atribui ao Fígado a função de promover os Movimentos Internos do Corpo. Ou seja, é o Gan que faz o Sangue e a Energia se moverem pelo Corpo Humano. Assim, sob o olhar da Medicina Ocidental, o Fígado é a maior fábrica de enzimas do Corpo, as quais estimulam o movimentar do nosso metabolismo.
Armazena o Xue
Armazena o Xue, principalmente durante o sono. Xue é o Sangue que caminha pelo nosso corpo levando nutrientes. E quando dormimos, segundo a MTC, o Xue descansa no Fígado. Por isso que alguns casos de insônia pode ser fome fisiológica segundo a MTC, ou seja falta de nutrição. Fome Fisiológica é o comer em abundância, mas sem variedade que forneça todos os nutrientes que o corpo precisa.
Tendões e Músculos
Alma Etérea
O Fígado abriga a Alma Etérea (Hun), cujas entradas, são os olhos. O Hun está relacionado às doenças mentais. Por exemplo, uma pessoa com muita raiva, pode perder o controle e agredir o que está a sua volta, cujo olhar brilha como se estivesse em outro universo. O Fígado, regido pelo vento, faz o corpo tremer com estes sentimentos, que então afetam outros órgãos e a saúde do paciente. Também, quando uma pessoa usa diversos medicamentos, sejam das medicinas oriental e/ou ocidental, então devemos regularmente sedar o Fígado.
Rota do Meridiano do Fígado (Gan)
Gan é bilateral, com 14 pontos em cada lado, também é nominado como Jueyin do Pé, pois inicia no pé.
O meridiano do fígado começa no ponto F1 do lado de dentro da unha do dedão do pé, atravessa a parte superior do pé, passa na frente do tornozelo interno e sobe o aspecto interno da perna. Continua para cima, passa o joelho, continua ao longo da coxa até a virilha e a região pubiana, onde circula os órgãos genitais externos.
Ele se conecta ao vaso de concepção no abdome inferior e entra mais acima no fígado e na vesícula biliar. Seu caminho externo termina no último ponto localizado no tórax, ponto F14, no sexto espaço intercostal e na linha vertical traçada do mamilo. A partir desse ponto o meridiano se move para o interior do corpo, mergulha na caixa torácica, atravessa a garganta, abrindo para o olho e termina no topo da cabeça, onde se conecta ao vaso governador. O caminho interno do meridiano do fígado se conecta ao fígado, vesícula biliar, estômago e pulmões.
Devido a essas conexões internas, o meridiano do fígado e os pontos do fígado costumam ser usados para aliviar o cansaço visual, dores de cabeça e queixas digestivas.
Um de seus ramos internos se origina internamente do olho e se move para baixo até a bochecha, onde se curva em torno da superfície interna dos lábios. Outro ramo começa no fígado e passa pelo diafragma para alcançar o pulmão, onde se conecta ao meridiano pulmonar e completa o ciclo dos doze meridianos.
Resumo dos pontos e suas funcionalidades
F1 Dadun- Grande Espessura; Este ponto harmoniza o Qi do Fígado e o Sangue. Utilizado para dor de cabeça, coma, hérnia, epilepsia, contração da genitália, micção não suave, menstruação irregular, sangramento uterino e usado juntamente com outros pontos para depressão.
- Esse ponto estimula a confiança e melhor se for estimulado no horário de pico do meridiano.
F2 - Xing Jian- Passar Entre; É um ponto importante no canal de acupuntura do fígado . Este ponto, de acordo com a medicina chinesa , é capaz de drenar ou eliminar o fogo do corpo. Faz parte do grupo de pontos Bafeng – Oito Ventos – frequentemente usados em sedação.
Indicado para dor de cabeça, vertigem, enjoo, inchaço e dor nos olhos, glaucoma, insônia, micção dolorosa, paralisia facial, dor hipocondríaca, gosto amargo na boca, icterícia, inchaço e dor no dorso do pé e dormência dos dedos dos pés, nódulos doloridos na garganta e sangramentos nasais. Pode ser usado para acalmar as cólicas menstruais.
- Esse ponto estimula a adaptabilidade e a visão no sentindo de não ficar apegado aos próprios planos e pontos de vista mas aberto a olhar de uma forma diferente e se adaptar ou readaptar os planos ao lidar com obstáculos.
F3 - Tai Chong - Terra Suprema; Localizado na superfície do dorso do pé, no ângulo entre o primeiro e o segundo osso metatarso. Pacifica e reajusta a estagnação do Qi do fígado. Acalma o fogo do fígado, limpa e acalma o vento.
- Acalma o Shen - a Mente
- Esse ponto fornece uma sensação de segurança
- Abre os canais
- Sedativo - pode ajudar a reduzir ou parar a dor
- Alivia espasmos
- Limpa a umidade, especialmente associada à estagnação do Qi do fígado
- Problemas menstruais de sangue deficiente, Yin, Qi a / ou estagnação do Qi do VE - dismenorréia, amenorreia, TPM, sensibilidade mamária.
Útil também para dor de cabeça, vertigem, vermelhidão e inchaço nos olhos, glaucoma, miopia, paralisia facial, epilepsia, vômito, soluço, dor de estômago. Problemas genitais - dor / inchaço, hérnia, impotência.
F4 - Zhong Feng - Selo Médio; Espalha Qi do fígado e pacifica o fígado. É um ótimo ponto para dor no abdome inferior.
- Hérnia, disúria, dor abdominal, icterícia
F5 - Li Gou - Ponto de conexão ou junção Luo.
- coceira, inflamação, corrimento e inchaço na área genital.
- Menstruação dolorosa e/ou irregular, prolapso do útero, hérnia, dor abdominal inferior
- tensões emocionais que produzem a sensação de uma pedra de ameixa na garganta- Isso é globus hystericus
F6 - Zhong du; Harmoniza o sangue e o Qi em condições agudas, incluindo estagnação do Qi. Limpa a umidade
- Dor hipocondríaca, dor e distensão abdominal, diarreia, hérnia, cistite;
- Sangramento uterino, hepatite aguda, dor hipogástrica e constipação;
- usado para fortalecer e até rejuvenescer o Qi do fígado;
- Ajuda o Qi do fígado a fluir sem problemas e revigorando o sangue, este ponto é usado para emagrecimento, flacidez, dormência e fraqueza das pernas;
- Para cólicas agudas, espasmo e retenção urinária.
F7 - Xi Guan - Articulação do joelho; Resolve o vento e a umidade , principalmente do joelho
- Útil para muitos problemas no joelho , incluindo inflamação e fraqueza.
- Síndromes de obstrução dos membros inferiores
- Dor na garganta
F8 - Qu Quan - Primavera na curva ; ponto He-Sea do fígado, seu ponto de água e seu ponto de tonificação de acordo com o sistema 5 Elementos. Nutre a energia do fígado, o sangue do fígado e o Yin .
- revigora o útero e seu sangue.
- fortalece as ações dos órgãos genitais.
- Usado para dores no joelho, como dificuldade em dobrá-lo ou alongá-lo, ou cãibras lá ou na parte interna da coxa.
- pode neutralizar a visão cansada ou deficiente, apoiar a capacidade de ver a "imagem completa".
Com o F5 , o F8 é um ponto principal para fortalecer a energia do abdome inferior, muito útil para ajudar as mulheres pós-gravidez a recuperar o tônus do abdome e para o prolapso do útero.
F9 - Yin Bao - Envoltura Yin; Atua para limpar a estagnação do Qi e a estagnação do sangue no jiao inferior.
- Útil para períodos menstruais dolorosos, irregularidade menstrual
- Incontinência de deficiência de Qi e estagnação
- Retenção de urina de, por exemplo, resfriado ou estresse
- Dor na região lombar, principalmente se devido a síndromes do fígado ou da vesícula biliar.
O nome do ponto, Yinbao, Yin Wrapping, sugere que onde o ponto está - entre dois músculos importantes, cada um dos quais se origina na pelve - pode torná-lo importante no ajuste da fáscia ou membranas no abdômen.
F10 - Zu Wu Li - Cinco distâncias da perna;
- Alguma semelhança com o fígado 9 em sua ação
- Regula o Jiao inferior (a área abdominal inferior ao umbigo)
- Retenção de urina, micção dolorosa
- Eczema ou prurido dos órgãos genitais
- testículos inchados
- Distensão no abdômen
- sonolência
- Sinusite (na face / cabeça) dor e inflamação
- Alivia a dor local na coxa, como nos canais do fígado ou da vesícula biliar
F11 - Yin Lian - Borda do Yin
- esterilidade/ infertilidade
- menstruação irregular
- calor úmido, frio úmido e estagnação de Qi na área local, virilha e genitais
- outras dores locais até o ponto na virilha, quadril, coxa ou joelho
F12- Ji Mai - Pulso rápido; é um ponto poderoso no canal de acupuntura hepática, usado principalmente para dores e problemas nos órgãos genitais.
F13- Zhang Men - Porta resplandecente - Ponto Mu - do baço. Ponto de encontro dos 5 órgãos zang e ponto de montagem dos canais do fígado e da vesícula biliar
- Distensão abdominal
- Costelas doloridas, macias até deitar
- Dor na área cardíaca
- indigestão
- Vômito
- Ampliação do baço e fígado
- Nódulos e distensão no peito de qi estagnado
- Raiva reprimida ou tendência a ficar com raiva com muita facilidade
- Dor no abdômen por qi estagnado
- Fortalece o baço
F14- Qi Men - Porta Cíclica; ponto de encontro dos canais do fígado e do baço; Harmoniza o fígado e o estômago. Move o sangue. Espalha o qi do fígado. Regula a circulação de Qi e Sangue
Fácil de encontrar - Entre a sexta e a sétima costela, na linha médio-clavicular. Na borda inferior da caixa torácica torácica verticalmente abaixo do mamilo.
- Acalma uma digestão raivosa ou perturbada pelas emoções, levando a arrotos, regurgitações, acidez, soluços, vômitos ou inabilidade de engolir
- Tonifica o fígado Yin
- Alivia a retenção de alimentos
- Neuralgia intercostal ou seja, dor entre as costelas
- Hepatite
- Colecistite - inflamação da vesícula biliar
- Inchaço intenso ou distensão no abdômen
- Irregularidades pré-menstruais e dor
- Asma com incapacidade de sentar ou dormir
- Distensão do tórax e abdômen com gás abdominal
- Distensão sobre as costelas
- Suspiros, irritabilidade, agitação no peito
- Respiração difícil e tosse devido à raiva reprimida ou à raiva a longo prazo
Os inimigos do fígado podem ser descritos simplesmente como o estresse da vida moderna e seus excessos. Isso inclui toxinas no ambiente, nos alimentos, água, ar e cosméticos, excesso de trabalho no computador, excesso de óleos, excesso de sal, açúcares, alimentos refinados e de cafeína, comer quando você está com raiva, comer com pessoas você não gosta.
Os amigos do fígado podem ser descritos como um estilo de vida moderado e equilibrado. Isso inclui uma hora de dormir regular se possível por volta das 22h, comer verduras, desintoxicar-se periodicamente, tomar sucos naturais, enfim uma alimentação realmente nutritiva e uma vida sem excessos, praticar qigong, usar ervas do fígado, o yoga Badakonasana também são ótimas maneiras de ajudar esse meridiano e claro expressar emoções conscientemente, em vez de mantê-las presas no interior.
♾interconexão
Livros relacionados:
Se você gostou deste artigo também pode se interessar por:
OS 12 Meridianos - Coração - Triplo Aquecedor - Pulmão - Fígado - Baço/Pâncreas - Bexiga - Estômago - Rim - Intestino Delgado - Intestino Grosso - Pericárdio - Vesícula Biliar
0 Comentários
Deixe seu comentário