“O coração é o soberano de todos os órgãos e representa a consciência do próprio ser. É responsável pela inteligência, sabedoria e transformação espiritual. ” –texto em chinês antigo, o Huang Di Nei Jing escrito há 4.700 anos
Falamos de sentimentos com o coração, “pensa com o coração” nós dizemos quando queremos que alguém envolva o afeto no pensamento, conversamos “de coração para coração” como sendo algo de valor único e sincero ou dizemos que alguém tem um “coração de ouro”. Também conhecemos sentimentos de “coração partido”. Todos esses coloquialismos se referem a aspecto emocional do coração, um conhecimento inato de que ele rege nossos sentimentos.
O coração é o imperador de todos os órgãos, governando todo o ser, físico, emocional, mental e sutil. Seus ministros são os 12 funcionários (órgãos / funções). Rege o sangue e seus vasos sendo responsável pela circulação para nutrir as células. Mais do que apenas uma bomba física, sentimos nosso mais profundo amor e paixões no coração. O Coração abriga o Shen , ou Espírito do Coração, que irradia e se revela através do brilho nos olhos e no rosto de uma pessoa. Sua capacidade mental e consciência são encontradas no coração. Como a forma e a essência não são separadas, a medicina chinesa vê que a Mente e a Percepção residem no Coração, não no cérebro, como ocorre na medicina ocidental.
O meridiano do coração é um meridiano yin e emparelhado com o meridiano do intestino delgado. Pertencente ao elemento Fogo , o Meridiano do Coração está associado ao calor, risos e entusiasmo.
Governante de todas as emoções, sinais de desequilíbrio incluem tristeza, ausência de riso, depressão, medo, ansiedade, histeria, comportamento errático, alegria e melancolia alternadas, anseio por amor, ciúme e tristeza.
O coração domina o sono. Se o coração é forte, a pessoa adormece facilmente e profundamente. Se estiver fraco, a mente flutua dificultando o processo de adormecer, gerando insônia ou sono perturbado, como sonhar excessivamente e/ou acordar várias vezes. Ele também governa a função de transpiração do corpo e afeta fortemente o desempenho da língua devido aos canais secundários de energia do coração, que conectam o meridiano do coração à base da língua.
A língua é conhecida na MTC como a “raiz do coração”, o que significa que o coração se abre na língua como se fosse uma ramificação. Qualquer tipo de problema de fala é uma boa indicação de que há um desequilíbrio no coração. A verdade do coração se manifesta na verdade do discurso de alguém.
Um coração equilibrado (Qi, sangue, yin e yang) mostra uma língua vermelho-rosado, flexível e sensível ao paladar. O sangue deficiente no coração se manifesta como uma língua branca e pálida e papilas gustativas maçantes. Uma ponta vermelha indica excesso de calor no coração. Isso pode se manifestar como problemas de sono, palpitações, rosto vermelho ou gosto amargo na boca.
A rota do meridiano cardíaco
Ele se origina do coração, emerge e se espalha pelo sistema cardíaco, passa pelo diafragma para se conectar ao intestino delgado. A parte de corrida externa (superfície) corre para o pulmão e depois vira para baixo ao longo do braço. Termina na ponta interna do dedo mindinho.
Canal de conexão luo do coração
Este é um canal de energia separado que se separa do meridiano do coração no ponto C5 na área do punho / antebraço. Esse canal de energia viaja pelo braço e entra na área física do coração, vai direto para dentro do corpo até atingir o pescoço, onde continua ao longo do interior da face até atingir a raiz da língua e depois para a face até atingir a olho.
Canal divergente do coração
O canal divergente é outra via de energia que começa na área das axilas em torno do ponto C1. A partir daí, ele entra no tórax até atingir a localização física do coração e depois sobe ao longo da garganta, semelhante ao vaso de conexão luo. Da garganta, continua até a frente do rosto, até atingir a parte inferior interna do olho, próximo ao ponto entre o olho e o nariz. Aqui, ele se conecta com o meridiano do intestino delgado.
Canal do tendão do coração
O canal do tendão do coração não é uma linha perfeita de energia, mas, na verdade, uma área espalhada de músculos e tecidos dentro do corpo. Esse canal começa no dedo mínimo da mão, próximo ao ponto C 9 do meridiano do coração. O canal do tendão segue o Meridiano do Coração até o braço até atingir a área do peito que cobre o próprio coração. A partir daí, o canal do tendão do coração desce ao longo do diafragma em uma pequena seção no centro do corpo, até terminar no umbigo.
Horário Pico: 07:00h ~ 09:00h.
Fluxo: Tronco -> Mãos
Meridiano do Coração – Xin
O meridiano do Coração é bilateral e tem 9 pontos em seu trajeto.
C1 – HT1 – Kyoku Sen – Ji Quan, Chi Chuan – Mais alta primavera
Nutre o coração yin, limpa o calor vazio. Indicação: Congestão no peito, falta de ar, problemas emocionais, boca seca, sede terrível, olhos amarelados, caos interno, incerteza, pânico, isolamento, abandono, depressão, incapacidade de amar a si próprio ou aos outros e está lutando para sobreviver.
C2 – HT2 – Sei Lei – Qing Ling, Ching Ling – Espírito Ciano Libera os canais e acelera o vaso de conexão, regula o Qi e o sangue. Indicação: Dor cardíaca, ombro e braço, perda súbita de voz.
C3 – HT3 – Shô Kai – Shao Hai – Mar Menor Remove obstruções do canal, acalma a mente, limpa o calor. Indicação: Angina de peito, amnésia, tontura, dor espasmódica e dormência da mão e do braço, tremor da mão, dor na região axilar e hipocondríaca.
C4 – HT4 – Lei Dô – Ling Dao, Ling Tao – Caminho Espiritual Remove obstruções do canal. Esse ponto ilumina o caminho de volta ao único caminho que satisfaz nossas reais necessidades e nos guia para o próximo passo. Indicação: Angina de peito, palpitações, susceptibilidade para rir, tristeza e susto, rigidez da língua
C5 – HT5 – Tsû Li – Tong Li, Tung Li – penetrando por dentro Acalma a mente, tonifica o Qi do coração, beneficia a língua, beneficia a bexiga. Indicação: Palpitações, perda súbita de voz, rigidez da língua.
C6 – HT6 – Yin Geki – Yin Xi, Yin Hsi – Fenda de yin Nutre o yin do coração, limpa o calor, para de suar, acalma a mente. Indicação: Dor cardíaca, palpitações por medo, perda súbita de voz, febre e suor noturno.
C7 – HT7 – Shin Mon – Shen Men – Portal dos Espíritos Acalma a mente, nutre o sangue do coração, abre orifícios. Como o nome indica, esse ponto é usado para acalmar, nutrir e inspirar o Espírito. Em termos práticos, o C 7 é usado para acalmar as emoções, aliviar a ansiedade e acalmar as preocupações de uma mente perturbada, para que se possa dormir um pouco. + Indicações: Amnésia, dor cardíaca, palpitações, irritabilidade, dor no peito, insônia, mania, dormência nos dedos
C8 – HT8 -Shô Fu – Shao Fu – Palácio Menor Apaga o fogo do coração, o calor vazio do coração, o fogo da fleuma do coração, acalma a mente. indicação: Palpitação, dor no peito, dor espasmódica do dedo mindinho.
C9 – HT9 – Shô Shô – Shao Chong – Surto Menor Limpa o calor, subjuga o vento, abre os orifícios do coração, alivia a plenitude, restaura a consciência. Indicação: Palpitações, dor no peito, mania, coma.
“Tudo o que aparece no reino físico está sempre conectado ao fluxo de energia no nível invisível” – Nan Lu
+ Dicas para nutrir seu coração:
- Ao praticar Qigong no verão, fique de frente para o sul e, antes de começar, fique por alguns minutos e honre o “sul” do verão com gratidão
- Praticar Qigong Exercício arco e flecha
- vestir vermelho
- rir
Você pode se beneficiar dos pontos através de uma sessão de acupuntura com um profissional, mas também pode experimentar fazer acupressão nos pontos, ou utilizar uma caneta de acupuntura sem agulhas, meios seguros e não invasivos de autoaplicar essa ferramenta( pontos do meridiano).
@interconexão
Livros Relacionados:
0 Comentários
Deixe seu comentário