Acupressão é freqüentemente chamada de acupuntura sem as agulhas. Ativar o fluxo de Qi com pressão em pontos específicos equilibra todo o sistema energético. A acupressão trabalha com o sistema energético da medicina chinesa. Tradicionalmente existem 12 vias principais pelas quais a energia (chamada Qi “ chi”) flui através do corpo inteiro. Esses caminhos são chamados de “meridianos” ou “canais”.
De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa , existem caminhos invisíveis de fluxo de energia dentro do corpo chamados meridianos. O Qi (energia) flui ao longo dos meridianos da mesma maneira que a água em um córrego flui ao longo do leito do rio. Se o fluxo de energia estiver bloqueado em qualquer ponto do meridiano, acredita-se que ele cause vários sintomas e condições de saúde em qualquer lugar do meridiano.
Existem 12 canais de meridianos principais bilaterais que se distribuem em pares, um para cada lado direito/esquerdo do corpo, sendo seis meridianos Ying e seis meridianos yang. Em seguida importância temos 2 canais extraordinários que passam verticalmente pelo centro do corpo, as vezes somados aos principais em algumas literaturas, sendo estes vazo governador e vaso da concepção, e mais 6 canais extraordinários. Esses oito meridianos extras diferem dos meridianos padrão de doze órgãos, por serem considerados vasos de armazenamento ou reservatórios de energia.
Pontos de acupressão são locais ao longo do meridiano onde o Qi pode ser influenciado. Os pontos de acupressão são os mesmos pontos de acupuntura, mas ao invés de usar a agulha para ativar e liberar esses pontos é usado pressão manual (geralmente com as pontas dos dedos) em pontos específicos do corpo. Atualmente também são usadas as canetas de acupuntura que permitem a autoaplicação facilmente na maior parte das regiões.
A acupressão é a aplicação de pressão prática em pontos de acupuntura específicos e faz o Qi se mover, a fim de aliviar sintomas. Isso deve restaurar o fluxo e o equilíbrio da energia da vida que flui através de você.
Em um estudo de 2017 publicado no Clinical Journal of Sports Medicine, os pesquisadores examinaram os efeitos de três minutos de acupressão, três minutos de acupressão simulada ou nenhuma acupressão em atletas que sofreram uma lesão esportiva no mesmo dia. O estudo concluiu que a acupressão foi considerada eficaz na redução da intensidade da dor em comparação com a acupuntura simulada ou sem acupressão.
A acupressão auto-administrada, geralmente é feita usando o polegar, o dedo ou a junta para aplicar pressão suave, mas firme, a um ponto. Você também pode usar a ponta de uma caneta comum para pressionar suavemente dentro da sua zona de conforto. A pressão é frequentemente aumentada por cerca de 30 segundos, mantida constantemente por 30 segundos a dois minutos e depois diminuída gradualmente por 30 segundos. Geralmente é repetido três a cinco vezes. Enquanto as canetas de acupuntura funcionam através da eletroestimulação, usando minúsculos pulsos eletrônicos de curta duração ao invés de usar agulhas ou pressão nos pontos. Outra forma de se beneficiar com a autoaplicação é com tapping, ao invés de pressionar dar pequenas batidinhas em pontos como os da face usados na técnica de EFT promovem a ativação do fluxo.
Existem literalmente centenas de pontos de acupuntura no corpo que podem ser estimulados de diferentes maneiras para equilibrar o fluxo energético.
0 Comentários
Deixe seu comentário