E as mulheres que se apaixonam por homens casados? Na visão sistêmica #ConstelaçãoFamiliar




Se uma mulher sempre se apaixona por homens casados, ela obviamente está escolhendo alguém que não está realmente disponível para ela. Isso pode significar que ela também não quer muita intimidade; ela mesma não quer chegar muito perto. Mas muitas vezes as mulheres não entendem dessa maneira. Eles começam a pensar que querem estar perto, mas o outro não está disponível para eles.

Mas por que uma mulher deveria escolher um homem casado em primeiro lugar? A razão psicológica muitas vezes é complicada: Inconscientemente, a mulher pode realmente querer estar perto de seu pai, mas ao mesmo tempo se sente inadequada para estar perto demais dele, porque ela é filha dele. Então é uma situação de empurrar e puxar, ela quer e ao mesmo tempo não quer.

O outro lado é este: o homem, assim como o pai dela, não está disponível para ela, porque ele já é casado com outra pessoa. Então sua esposa representa a mãe, com quem ela está em competição profunda. Então, assim como ela quer que a mulher 'rival' saia do caminho, ela realmente quer que sua mãe saia do caminho. Mas a alma não tolera tal desrespeito em relação à mãe, que é a razão mais profunda pela qual tais relacionamentos falham em sua maioria. A mulher que se apaixona por um homem casado geralmente não consegue o homem ou perde-o rapidamente. No nível da alma, a deslealdade em relação à mãe ou a violação da irmandade entre as mulheres não é tolerada. E isso tem consequências; um pode acabar ficando sozinho.

Quando digo aos meus amigos o que você diz, eles me dizem que conhecem mulheres que se apaixonaram por homens casados e são felizes. Isso é possível?

É, claro, a ilusão da felicidade. Você está feliz com uma distância em seu relacionamento. Você não quer realmente deixar um homem chegar perto demais, então você escolhe uma situação onde isso não pode acontecer. Então você diz que está satisfeito. Você nem está ciente do que está perdendo e talvez nem queira saber disso, porque será muito doloroso. Perceber a distância entre onde você está e onde você poderia estar é doloroso. Crescer não é fácil e, muitas vezes, significa estar pronto para se tornar consciente de alguma realidade dolorosa e, então, iniciar um processo de aprendizado, em vez de ficar satisfeito muito rapidamente.

Deve-se sempre manter um equilíbrio entre o conteúdo e o descontentamento. Demasiado contentamento e um permanece infantil, você não cresce; muito descontentamento e um colapsa.

Você pode ser feliz se você se separar de um parceiro? Isso nem sempre é doloroso?

Claro, haverá dor se algo belo chegar ao fim. Isso é natural e faz parte da vida. Quanto mais você ama alguém, mais momentos de dor você pode experimentar. Não devemos tentar evitar isso, mas estar preparado para isso. Todos os nossos relacionamentos terminam, alguns mais cedo, alguns mais tarde. Mas todo relacionamento termina. Pode acabar quando um de vocês tem que morrer; pode terminar quando um de vocês se apaixona por outra pessoa. Nunca se sabe. A vida é sempre incerta. E relacionamento e amor são fenômenos muito delicados, e é por isso que eles são tão bonitos e emocionantes.

No relacionamento, aprendemos algo sobre o amor. Relacionamento é uma escola de aprendizagem; não é o significado final da vida. É temporário. Através do outro, aprendemos sobre o amor e sobre nós mesmos; o outro se torna um espelho. Pode chegar a um ponto em que não há mais nada a aprender com uma determinada pessoa e, então, deve-se deixar o relacionamento terminar. Ou os caminhos da vida de duas pessoas podem simplesmente continuar em direções diferentes.

Mas pode-se terminar um relacionamento de maneira amorosa. O relacionamento pode terminar, mas o sentimento de amor pode permanecer. E é assim que deve ser. Devemos ser capazes de sentir amor por todos com quem estivemos juntos. Quando fluímos com a vida sem nos demorar muito ou tentando sair de um relacionamento muito cedo, haverá alguma dor, mas muito menos. Seremos capazes de manter um sentimento de gratidão e amor para com a pessoa com quem estivemos e pudemos aprender. Desta forma, a nossa vida cresce em riqueza e podemos avançar sem acumular ressacas do passado.

Portanto, deve-se sentir uma certa conclusão com cada pessoa, caso contrário, a experiência incompleta continua puxando você e não permite que você avance ou aproxime-se de outra pessoa.
O que você quer dizer com 'sentir uma conclusão'?

É um reconhecimento do outro e o que o outro contribuiu para a sua vida e experiência de vida. Isso inclui um reconhecimento do que deu errado ou causou dor e uma prontidão para assumir a responsabilidade por isso. Em um relacionamento, ambas as pessoas são sempre responsáveis; nunca é apenas uma pessoa que assume toda a responsabilidade. Não se deve ter muita ou pouca responsabilidade. Pode levar algum olhar e consciência para descobrir o que isso significa em cada situação. No entanto, uma vez que isso seja alcançado, geralmente os dois ex parceiros ficam com um sentimento de gratidão e eles são mais capazes de partir ou deixar o outro sair em paz. Se um dos dois ex-parceiros tem ressentimento, então algo ainda está faltando e isso reduzirá a possibilidade de um futuro relacionamento ser bem-sucedido.

Svagito Liebermeister - Osho News

Entrevista completa aqui


Olhe e veja além: A força da Justa Razão no pensamento sistêmico e nas constelações familiares



    

Postar um comentário

0 Comentários