Alecrim também é conhecido por suas propriedades medicinais desde a antiguidade. Hipócrates ( pai da medicina) já recomendava assim como os médicos árabes. Sua fama foi extraordinária na Idade Média e Renascença. O alcoolato de alecrim tornou-se famoso com o nome de “Água da rainha da Hungria” e fez furor na corte de Luís XIV. Era o medicamento preferido de Madame de Sevigné.
Antienvelhecimento. O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol. Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele (principalmente quando usado em óleo) e o crescimento de células cancerígenas. ( Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports defende que o alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. )
As propriedades anti-inflamatórias também atuam nos músculos, vasos sanguíneos e juntas. Auxiliando quem sofre com artrite, gota e pressão alta.
Usa-se a infusão de alecrim nos casos de erupção cutânea persistente, inflamada e de difícil cura.
Equilibra a pressão arterial.
Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem na higiene oral. Reduz o mau hálito, estomatites, gengivites e aftas.Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.
O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser excelente no tratamento para queda de cabelos é cicatrizante e auxilia no combate à caspa dá brilho de novo aos cabelos.
Auxilia o sistema circulatório. Estudos apontam que alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo de sangue no corpo, ajudando a oxigenar todos os órgãos vitais e todas as áreas do corpo fortalecendo a circulação, o que pode ajudar na diminuição da celulite ou gordura localizada; e ainda atuar nas anemias. Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
Ele atua no sistema respiratório .É ótimo estimulante no combate à tosse, gripe e asma.
Auxilia na digestão, reduz gases intestinais,dor de estômago e azias pois atua limpeza do fígado e vesícula por ser rico em minerais tais como cálcio, potássio, sódio, magnésio, fósforo, substâncias as quais também auxiliam na perda de peso, além de ser diurético natural.
Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.
Auxilia no Alívio da dor. Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para tal desde a antiguidade. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá, e tratamento de dores reumáticas e contusões, simplesmente, fazendo compressas de chá de alecrim ou aplicando o óleo essencial.
É ótimo tomar chá no período menstrual, pois alivia os sintomas de cólicas desagradáveis e limpa o útero.
Estimula o cérebro e melhora memória
Já diziam os antigos " Alecrim é para memória ". Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro. Vem sendo estudado para combater e tratar a Doença de Alzheimer.
Combate o cansaço físico, o stress do dia a dia, pois relaxa o sistema nervoso.
Contra Câncer
Uma pesquisa publicada na Oncology Reports descobriu que "o extrato bruto de alecrim etanólico (RO)" retardou a disseminação de leucemia humana e células de carcinoma de mama ".
Outro estudo, publicado na Bioscience, Biotechnology and Biochemistry , concluiu que o alecrim pode ser útil como agente anti-inflamatório e anti-tumoral.
Além disso, um relatório publicado no Journal of Food Science revelou que adicionar extrato de alecrim à carne moída reduz a formação de agentes causadores de câncer que podem se desenvolver durante o cozimento.
Proteção contra a degeneração macular
Um estudo publicado na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science , liderado pelo Dr. Stuart A. Lipton, Ph.D. e colegas do Sanford-Burnham Medical Research Institute, revelaram que um ácido carnosico, que é um componente importante do alecrim, pode promover significativamente a saúde dos olhos.
Efeitos colaterais
O alecrim é geralmente seguro quando tomado em doses baixas. No entanto, doses extremamente grandes podem desencadear sérios efeitos colaterais, embora isso seja raro.
Os efeitos colaterais incluem:
• vômito
• espasmos
• coma
• edema pulmonar (líquido nos pulmões)
Altas doses de alecrim podem causar aborto espontâneo; Portanto, não é aconselhável que as mulheres grávidas tomem qualquer alecrim suplementar.
0 Comentários
Deixe seu comentário