dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.
O alecrim é considerado uma erva valiosa, segundo as tradições e crenças religiosas.
Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e faziam coroas de Alecrim e usando-as como símbolo da imortalidade.
O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfectar e afastar maus espíritos. Na Itália era considerada proteção contra as bruxas. Os romanos, acreditavam que esta planta estava associada com o amor e juntamente com o cipreste associada a morte.
Esta erva é muito usada em rituais tanto para homenagens, limpeza, purificação quanto para invocar proteção. Na Idade Média eram colocados raminhos de Alecrim nas almofadas para afastar os maus espíritos.
O alecrim é também conhecido como “a erva da alegria”, pois suas propriedades proporcionam bem-estar, odor agradável aos ambientes.
As folhas secas e frescas são utilizadas no preparo de chás e tinturas enquanto que as flores, no preparo de óleos essenciais.
O óleo essencial de alecrim é utilizado para: dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.
Ela purifica e consagra nosso organismo por meio de banhos, incensos e chás. É uma das ervas mais usadas na Umbanda ligada ao planeta Sol e aos Orixá Oxalá , Oxóssi e Xangô.
O Alecrim é um "costurador do Plexo solar" (região ao redor do umbigo).
Rudolf Steiner, criador da antroposofia, afirmava que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. Agindo em conjunto com arruda, “segura” as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.
Alecrim é purificação e assim tudo que vem dela...
Auxilia a elevar autoestima e autoconfiança.
Purifica o inconsciente, trazendo expansão da mente.
Ativa nosso processo de foco e concentração.
Aumenta a capacidade de aprendizado.
Que tal um chá de alecrim antes da aula? Antes da prova? Antes daquela apresentação?
Erva da Amizade e da Juventude, se colocada embaixo do travesseiro proporciona bons sonhos.
Age na limpeza de nosso espírito. Por ser relacionado ao inconsciente era usada pelos antigos curandeiros e xamãs em encantamentos de adivinhação.
O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.
Combate a tristeza, o medo, a depressão. Revitaliza o ânimo!
No uso ritualístico, o Alecrim atenua a característica agressiva de outras ervas como o Guiné e o Pinhão-Roxo, entre outras usadas em banhos e defumações. Mas pode ser usada sozinha.Banho de Alecrim
Prepare o chá, desligando a água antes da fervura e colocando o alecrim, abafe e deixe descansar por cerca de dez minutos. ( de 1 a 2 litros de água )
Tanto antes do banho, escalda pés ou beber o chá você pode magnetizar e ativar mais ainda os poderes das ervas com as suas mãos e palavras. Coloque as duas mãos sob o chá e peça que os poderes energéticos sejam ativados e potencializados, agradeça ao serviço da planta e elementais.
Tome o seu banho de higiene normal, ao acabar, vire a água do banho de alecrim do pescoço para baixo, visualizando a libertação da energia negativa e a atração dos benefícios do banho, faça seus pedidos que estejam relacionados a energia dessa erva. E novamente agradeça.
Ele purifica as suas energias ao remover impurezas emocionais e energéticas da sua aura ou campo magnético. Assim é que um banho, uma essência no ar, ou um chá desta "erva-mágica” Revigora o Corpo e Alegra a Alma.
---
@Interconexão
0 Comentários
Deixe seu comentário