Tapping: Procedimento 9 Gamut Para Liberar Estresse e Traumas



O procedimento de ponto de gama

O procedimento de gama contém essencialmente dois componentes diferentes. O primeiro é o Tapping continuo do ponto de gama; enquanto se executa o segundo que inclui os movimentos oculares, cantarolando e contando o que pode ser definido comoestimulação bilateral do cérebro”.

O ponto de gama está localizado na parte de trás de cada mão entre as articulações na base do dedo anelar e do dedo mindinho. É o terceiro ponto do meridiano Triplo aquecedor, em ligação com o meridiano ponto de baço (a sob o braço ).

O que faz



O Meridiano Triplo Aquecedor que percorre este caminho, é responsável por ligar / desligar a resposta de luta ou fuga quando nos sentimos estressados ou ameaçados. Quando isso acontece, a energia é primeiro puxada e drenada do meridiano do baço e depois de outros meridianos.

Alguns pensam que um desequilíbrio de energia do baço é o que causa a maioria dos problemas físicos que variam de dor a alergias. Você pode tocar no ponto inferior do braço para balancear o baço ao usar o formato EFT básico, mas alguns acham que adicionar o procedimento 9 Gamut e tocar diretamente no ponto de gama é mais eficaz para o balanceamento.

Alguns encontram alívio quando simplesmente pressionam ou esfregam o ponto de equilíbrio quando sentem o corpo entrar em uma reação de estresse.

Os 9 movimentos que estão incluídos no Procedimento de Gamut, ensinado originalmente por Dr. Roger Callahan :

Olhando para frente e mantendo a sua cabeça estática, toque no ponto Gamut continuamente durante a execução das nove ações seguintes:

1 Olhos fechados.

2 Olhos abertos.

3 Olhos para baixo à direita, mantendo a cabeça firme.

4 Olhos para baixo à esquerda, mantendo a cabeça firme.

5 Gire seus olhos em um círculo, para a direita .

6 Gire seus olhos em um círculo, para a esquerda .

7 Cantarole por 2 segundos de uma música (qualquer música , mas muitas vezes eu uso feliz aniversario).

8 Conte rapidamente de 1 a 5.

9 Cantarole dois segundo de uma música novamente.

O que está realmente acontecendo no cérebro durante esses movimentos é chamado de “estimulação bilateral do cérebro”.

Quando seus olhos estão virados para direita, você está disparando o hemisfério esquerdo do cérebro e quando seus olhos olham para a esquerda, está disparando o hemisfério direito. Quando você cantarola , dispara o hemisfério direito do cérebro e a contagem dispara o hemisfério esquerdo. Esta estimulação repetida de ambos os lados do cérebro cria uma experiência de "cérebro inteiro" ou uma mistura de ambos os hemisférios. Esta mistura de ambos os hemisférios do cérebro também tem sido usada em outras formas bem conhecidas de técnicas de terapia de trauma, incluindo Desinsetização e Reprocessamento do Movimento dos Olhos (EMDR).

Os paralelos entre o EMDR e o procedimento 9 Gamut recebem uma análise mais aprofundada aqui.

Quando recebemos informações sensoriais ou experimentamos um evento durante o dia, ele passa por um filtro emocional (amígdala) na metade direita do cérebro. Se não houver nada emocionalmente carregado, a informação passa por outra estrutura (hipocampo) que processa a informação e permite que ela passe para o hemisfério esquerdo. Essa experiência é então armazenada normalmente na memória.

No entanto, quando a informação sensorial recebida é excessivamente carregada emocionalmente (traumática), ela fica presa no sistema nervoso central (SNC) no hemisfério direito do cérebro. Não processada corretamente ocorrem lembretes, e a memória presa é acionada e nos obriga a lembrar de nossos traumas infantis e tudo aquilo que nos fez sofrer em algum momento.Isso explica flashbacks, pensamentos intrusivos e pesadelos algo familiar para aqueles que têm Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Não são apenas os principais eventos traumáticos que podem causar distúrbios psicológicos, pois, às vezes, um evento relativamente pequeno da infância, como ser provocado pelos colegas ou menosprezado pelos pais, esquecido na saída da escola ou ser repreendido em algo intimamente importante para você como criança pode não ser adequadamente processado.

Nestes casos a pessoa pode nem lembrar a circunstância, mas a memória emocional está presa trazendo à tona apenas a sensação durante situações que remetam a mesma experiência oculta, gerando por exemplo um medo de ser desprezado ao falar em público, ou ao se envolver em um relacionamento amoroso, surgindo o medo do abandono, baixa autoestima e assim por diante.

---
@interconexão

O Kali Maluhia no me oe.



Postar um comentário

0 Comentários